Pesquisar no Blog

domingo, 12 de junho de 2022

Cuidados especiais são necessários para a pele nos secos dias de outono e inverno

Professor de Estética e Cosmética da Universidade Veiga de Almeida dá dicas simples para evitar danos ao maior órgão do corpo humano nesta época do ano
 



A baixa umidade do ar, que causa a sensação de secura dos dias do outono, continuará no inverno que se aproxima. Estas alterações do clima impactam não apenas a parte respiratória, mas o organismo como um todo, especialmente a pele. Para passar por estas secas estações do ano sem tantos danos, há algumas alternativas bem simples que podem ser postas em prática a qualquer momento.

“A pele é a nossa principal barreira de proteção e a que melhor demonstra o processo de envelhecimento, em qualquer idade e gênero. Todos nós deveríamos ter a rotina de skincare diariamente”, aconselha Vicente Alberto Lima Bessa, professor do curso da graduação em Estética e Cosmética da Universidade Veiga de Almeida (UVA).

O especialista sugere duas grandes frentes de ações diferentes: o que pode ser realizado internamente para impactar a parte exterior e o inverso, de fora para dentro. “Primeiramente, começamos com a hidratação oral. Para uma pele estar hidratada, precisamos tomar água, sucos naturais e chás. Também devemos fazer uma alimentação rica em nutrientes e antioxidantes, com muitas frutas, legumes, verduras e alimentos com ômega 3, como peixes. Além disso, é preciso evitar os alimentos industrializados”, ressalta o professor.

A baixa temperatura e umidade do ar são péssimos para a pele, mas Bessa alerta que o banho morno ou quente também não é nada adequado, porque, segundo ele, dilui o manto hidrolipídico que protege o órgão e acaba desidratando a barreira natural.

“A temperatura da água deve ser de morna para fria. Além disso, também é necessário evitar deixar o shampoo escorregar pela face”, explica. Outra dica valiosa para o dia a dia é continuar usando protetor solar para rosto e lábios mesmo em dias frios e menos ensolarados.

Para completar as recomendações, o professor de Estética e Cosmética da UVA alerta sobre não exagerar na quantidade de vezes que se faz a higienização da pele e os tipos de produto ideais para cada pessoa.

“O sabonete para o rosto deve ser neutro, líquido e menos alcalino. Para a pele oleosa, é necessário conter o ácido salicílico e, para os outros tipos, o ácido glicólico pode auxiliar a renovar as células e reter a umidade. Também é importante conter algum hidratante (ácido hialurônico, ureia), para proteger ainda mais a pele. Por fim, é sempre recomendado que se procure um especialista, que saberá indicar os produtos e compostos mais adequados para cada tipo de pele”, finaliza.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados