Velocidade, proximidade e comodidade. Esses são alguns dos maiores desejos do consumidor moderno em sua jornada de compra, diante de um mercado intensamente digital. Em busca de atender estes requisitos, atraindo e retendo cada vez mais consumidores, o uso dos chatbots nas redes sociais vem se destacando como uma valiosa estratégia para alavancar as vendas.
Disponíveis 24 horas por dia e, sete dias por
semana, estes famosos robôs de atendimento vieram para suprir uma carência
comum dentre muitos usuários: a insatisfação no atendimento. Demoras para
responder uma mensagem e um tratamento indiferente eram situações corriqueiras
vividas por muitos consumidores – tratativas que, felizmente, já apresentaram
importantes mudanças impulsionadas pelo atendimento online automatizado.
Com a ampla concorrência e a maior dificuldade em
atrair a atenção dos clientes, os chatbots nas redes sociais vieram para
entregar uma percepção de mais atenção e imediatismo ao consumidor.
Em uma primeira abordagem de interação, eles são
capazes de solucionar inúmeras dúvidas e procedimentos básicos e rotineiros do
público-alvo, permitindo que consigam sanar suas necessidades de forma mais
rápida e em uma comunicação mais próxima.
Benefícios dos chatbots nas redes sociais
Segundo um levantamento feito pela Allin, em
parceria com a Etus e a Opinion Box, cerca de 76% dos clientes recorrem às
redes sociais para realizar uma compra – junto com 56% que as usam para avaliar
recomendações de outros usuários. Frente à uma demanda claramente perceptiva, é
papel dos chatbots agilizar o atendimento para solicitações costumeiras, fornecendo
uma comunicação mais assertiva e abrindo portas para um relacionamento muito
mais próximo entre as partes.
O ganho de empatia é certeiro, atingido diretamente
por um enorme impacto positivo que elevará as chances de buscar novamente a
marca para uma futura compra. Ou, até mesmo, para o tão famoso marketing boca a
boca. Qualquer companhia, independente de seu porte ou segmento, certamente se
beneficiará com os chatbots nas redes sociais. Mas, para isso, precisam se
atentar a determinados pontos cruciais para seu uso.
Como utilizar chatbots nas redes sociais
A padronização na comunicação é um dos pontos mais
importantes destas ferramentas. Seja qual for a plataforma escolhida, a
linguagem utilizada deve ser a mesma, de forma que o usuário consiga interagir com
a marca sem empecilhos e, caso prefira, migrar seu contato para outro canal de
sua preferência. A comunicação omnichannel é indispensável no comércio
online.
Mesmo se tratando de um robô otimizado, o
aprendizado constante deve, indispensavelmente, fazer parte do uso dos
chatbots. Não se trata apenas de implantá-lo em suas redes sociais, mas sim de
cultivá-lo constantemente, a fim de que consiga tratar as necessidades de seus
consumidores da melhor forma possível – mesmo se precisar redirecioná-lo a um atendente
humano.
Em um exemplo prático, no WhatsApp – utilizado por
78% dos consumidores para interagirem com as marcas, segundo um estudo
divulgado pela Opinion Box – a inteligência artificial aplicada no chatbots
garante um atendimento veloz e de qualidade. As companhias podem programá-lo
para responder perguntas costumeiras de seus clientes, combinando inputs
e direcionando para a melhor resolução de suas necessidades. Ao elaborar as
dúvidas mais frequentes, basta configurá-lo com uso constante das APIs.
A mesma estratégia pode ser usada no Instagram,
outra popular rede social utilizada pelas empresas. Conhecendo as perguntas
mais frequentes dos usuários, o chatbot pode ser configurado para fornecer
respostas automáticas e em tempo real. Eles permitem conduzir um fluxo de
conversação completo, com a possibilidade de criar botões de resposta para
otimizar ainda mais a resolução.
O timing na comunicação precisa ser
perfeito, evitando que o cliente quebre as expectativas em sua experiência.
Para trazer o maior êxito possível nessa missão, o apoio de uma curadoria pode
ser completamente estratégico, auxiliando no entendimento das necessidades do
usuário e antecipando necessidades que ajudem no aprendizado deste robô.
Use a jornada de seu cliente como base de desenvolvimento
dos chatbots em suas redes sociais. Entenda o perfil de seu consumidor, a forma
como prefere ser abordado, e sempre o responda em tempo hábil, de forma clara e
assertiva. Com esta adaptação, as empresas terão ferramentas poderosas para
satisfazer seus clientes e potencializar suas vendas no mercado.
Pontaltech
https://www.pontaltech.com.br/
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