Entenda a importância da capacitação adequada e os diferenciais para se comunicar em inglês no mundo corporativo
De acordo com uma pesquisa realizada pela Page Personnel, 60% das vagas solicitadas atualmente pedem fluência no inglês. Além disso, o estudo revelou que a tendência é que o inglês deixe de ser um diferencial e se torne um requisito daqui a 10 anos. Enquanto isso, um levantamento da Education First Corporate Language Learning Solutions, mostrou que 75% das empresas consideram o uso diário do inglês muito importante.
Segundo Júnior Pires, fundador e diretor da HC School, a língua inglesa é o idioma oficial do mundo dos negócios, ou seja, obter esta habilidade facilita a comunicação com empresas do mundo inteiro. “Muitas companhias buscam profissionais capacitados para realizarem negócios no exterior, não apenas empresas multinacionais, mas também as empresas nacionais de diferentes portes que precisam realizar cotações, compras, vendas, eventos, parcerias e networking. Um profissional que consiga se comunicar em inglês tem muito mais oportunidades no mercado de trabalho, além de garantir um salário mais rentável”, comenta.
Júnior acrescenta ainda que esse tipo
de habilidade pode gerar reflexos para toda a equipe, aumentando resultados e
oportunidades para toda a empresa. “Existe uma geração de fluxo de negócios que
ocorre de forma natural quando se tem toda equipe de colaboradores fluentes na
língua inglesa, independentemente do ramo que se atua, uma vez que se abre um
leque de novas possibilidades e oportunidades que não são exploradas e, muitas
vezes, desconhecida por aqueles que não têm toda a equipe preparada”, destaca.
Inglês diário x Inglês corporativo
Apesar das regras gerais do idioma
serem necessárias para qualquer situação, vale salientar que o inglês
corporativo pode exigir um conhecimento específico, como expressões utilizadas
no mundo dos negócios ou a forma de se comunicar diante de diferentes
situações, como em uma entrevista de emprego, por exemplo. Por esse motivo,
Júnior compartilha que aprender a conviver com esses diferenciais também pode
fazer a diferença. “As empresas buscam cursos mais práticos por conta da
necessidade de uma comunicação mais assertiva. É de extrema importância que o profissional
consiga ser claro ao se comunicar. Uma falha de comunicação pode gerar
prejuízos e para conseguir se expressar bem é preciso prática e experiência
real com o idioma”, diz.
O papel do líder no aprendizado da equipe
Júnior destaca que incentivar os colaboradores na prática do inglês também pode gerar excelentes resultados para toda a empresa. Portanto, essa rotina pode começar através das lideranças. “Líderes podem incentivar a prática através de campanhas internas, como ‘a hora do inglês’, em que todos da empresa (em departamentos específicos ou não), só podem se comunicar em inglês. Isso pode ocorrer 1 vez por semana durante uma hora, por exemplo. Desta forma, os colaboradores vão sentir a real falta do inglês no dia a dia e procurar se qualificarem. Uma outra forma interessante é através de incentivos financeiros para custear o investimento no curso ou com investimentos que ofereçam o curso para toda a equipe, se for possível”, indica.
Fonte: Júnior Pires - fundador e diretor da HC School, escola de
inglês com ensino à distância disponível globalmente.
www.hcschool.online ou www.hcschoolweb.com
Instagram:
@redehcschool
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