NICE aponta 7 tendências para os contact centers em 2021
A
pandemia exigiu a adaptação ao trabalho remoto e acelerou – em várias
indústrias e organizações - a utilização de novas tecnologias que permitissem
manter a segurança dos colaboradores e a produtividade. Embora 2020 tenha
trazido grandes alterações na dinâmica da sociedade, também forneceu
aprendizados que os contact centers podem usar para planejar um futuro incerto.
Em todos os setores, vimos uma mudança significativa na forma como os contact
centers são gerenciados e como os agentes estão respondendo às mudanças no comportamento
e necessidades dos clientes.
No mundo inteiro, as empresas passaram a adotar o modelo Work from
Anywhere (trabalhe de qualquer lugar) para manter o isolamento
social e controlar o crescimento da pandemia. Esse ajuste proporcionou modelos
mais flexíveis, mas manteve o foco na experiência do
cliente (CX), que passou a demandar uma interação
mais humanizada em um período tão desafiador.
Mesmo com a chegada da vacina e a esperança de retomada gradual das atividades,
várias corporações devem adotar o modelo híbrido de trabalho. Nesse
sentido, listamos 7 tendências para a “nova
realidade” dos contact centers:
- A transição para novos ambientes de trabalho
virá acompanhada da necessidade de gerenciamento de força de trabalho e de
engajamento dos funcionários.
Com mais flexibilidade, começaremos a ver mais colaboradores querendo
atuar de qualquer lugar, a qualquer hora. Com isso, a tecnologia poderá
ajudá-los a gerenciar suas próprias agendas e cargas de trabalho com mais
facilidade.
- Modelos flexíveis geram mais oportunidades
de trabalho,
pois atendem aos profissionais que desejam atuar em meio período ou
somente em home office. Essas mudanças podem ser um estímulo para que
pessoas mais experientes voltem ao mercado, uma vez que poderão administrar
outras prioridades nos horários em que estiverem livres.
- A COVID-19 destacou a importância da continuidade
dos negócios, da real capacidade de manter acessos a
aplicações corporativas, independentemente do local, e com garantias de
integridade, segurança e flexibilidade – tendência que deve se estender
após a pandemia.
- As empresas investirão mais em automação
para tornar os processos mais fluidos e ágeis. A perspectiva é priorizar soluções
digitais e em nuvem, incluindo a
combinação de Robotic Process Automation (RPA)
com Inteligência Artificial (IA).
- As plataformas em nuvem, como a CXone, devem se consolidar como melhor alternativa para companhias que buscam elasticidade e escalabilidade para atender suas demandas. Ao utilizar soluções em cloud, as organizações pagam pelo que usam e podem ampliar o pacote de serviços quando necessário.
- Para os agentes que irão trabalhar de qualquer lugar, as tecnologias
baseadas em IA poderão auxiliar na realização de
atividades manuais repetitivas e baseadas em regras. Assim, os
colaboradores ficam mais livres para focar em resolver problemas com
empatia e criatividade.
- A forma como a tecnologia e as pessoas
interagem e funcionam juntas farão parte da transformação rumo a um futuro
mais digital e flexível.
Consequentemente, os contact centers necessitarão de maior velocidade e
amplitude de suas análises e maior grau de automação
para trabalhar de forma simbiótica, apoiar e aprimorar a
força de trabalho do modelo Work from Anywhere.
Por fim, todas as tendências convergem para o papel
fundamental dos dados, sejam eles estruturados ou não. A
capacidade de reunir as informações e gerar novos insights permitirá
que os agentes do contact center tenham acesso à sinalização
de comportamentos preditivos - em tempo real – e façam
correções imediatas no próprio comportamento, tornando as interações mais produtivas
e eficientes.
Apesar das incertezas impostas pela pandemia, prever o futuro de seu contact center
ou o desejo do seu cliente ficou mais fácil com a utilização de várias
tecnologias:
cloud, analytics, machine learning e automação e
assistência virtual. Ao combinar o melhor de cada uma delas, as
centrais de atendimento se transformam para oferecer um atendimento ágil e uma
melhor experiência aos seus clientes internos e externos. É hora de se
reinventar para lidar com o imprevisível e garantir o sucesso do seu negócio já
no presente e a caminho do futuro.
Ingrid Imanishi - diretora de soluções avançadas
da NICE.
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