Especialista comenta sobre o assunto e dá dicas para vendedores, empreendedores e gestores de centrais de negócios
Você, gestor de central de negócios, vendedor, fornecedor, tem sucesso durante as negociações? Saber negociar é uma habilidade muito importante para que o processo de vendas seja bem-sucedido, caso contrário, pode frear o desempenho da empresa. Lidar com parceiros, clientes e fornecedores faz parte da rotina de qualquer gestor, as estratégias de negociação podem ser aprimoradas e são o diferencial para alcançar bons resultados para a rede ou loja.
Nas centrais de negócios — grupos de empresários que se unem para ganhar escala nas compras obtendo melhores preços e vantagens competitivas — as negociações fazem parte do cotidiano dos gestores. Esse modelo associativo pode proporcionar melhor negociação entre fornecedores com melhoria no preço de compra de mercadorias, construção de uma marca própria, acesso a novos mercados, treinamento de colaboradores, concentração de informações, troca de experiências, entre outras vantagens.
Jonatan da Costa, CEO da
Área Central — empresa especialista em tecnologia para gestão de centrais de
negócios — compartilha dicas para ter negociações mais assertivas,
confira:
1. Tenha um histórico
das negociações: para realizar bons
acordos é importante ter um registro de tudo que já foi negociado. Assim o
gestor poderá analisar o fornecedor, quais preços já foram oferecidos e quais
os resultados obtidos.
2. Entenda o
momento certo para fazer concessões: na hora de negociar é
comum fazer concessões. Elas servem como poder de troca para a central. Para
realizar concessões é preciso estar muito seguro sobre seus limites e
possibilidades, para não prejudicar a organização. Avalie as condições da
negociação e aplique suas estratégias no momento certo.
3. Pesquise antes de
negociar com um novo fornecedor: é comum realizar
negociações ruins por não estar bem informado sobre um novo fornecedor. Sempre
busque informações relevantes sobre quem irá negociar com você. Procure
conhecer a empresa e pesquise referências.
4. Trace uma estratégia: antes de ir para a reunião, defina as estratégias do acordo, com base
nos objetivos da organização. Se preparar com antecedência diminui a
insegurança e o nervosismo, além de gerar uma visão mais clara do que você pode
ceder e o que propor em troca.
Como saber se a
negociação foi boa?
Jonatan comenta que, para
saber se uma negociação foi boa, pode-se comparar a atual com as anteriores que
foram bem-sucedidas. Além disso, também é possível avaliar se os interesses de
ambas as partes foram satisfeitos, analisar se o acordo firmado trará
oportunidades de crescimento para a central de negócios e verificar se as
condições do acordo estão claras.
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