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quarta-feira, 13 de janeiro de 2021

4 dicas para evitar negociações ruins

Especialista comenta sobre o assunto e dá dicas para vendedores, empreendedores e gestores de centrais de negócios

 

Você, gestor de central de negócios, vendedor, fornecedor, tem sucesso durante as negociações? Saber negociar é uma habilidade muito importante para que o processo de vendas seja bem-sucedido, caso contrário, pode frear o desempenho da empresa. Lidar com parceiros, clientes e fornecedores faz parte da rotina de qualquer gestor, as estratégias de negociação podem ser aprimoradas e são o diferencial para alcançar bons resultados para a rede ou loja.

 

Nas centrais de negócios —  grupos de empresários que se unem para ganhar escala nas compras obtendo melhores preços e vantagens competitivas — as negociações fazem parte do cotidiano dos gestores. Esse modelo associativo pode proporcionar melhor negociação entre fornecedores com melhoria no preço de compra de mercadorias, construção de uma marca própria, acesso a novos mercados, treinamento de colaboradores, concentração de informações, troca de experiências, entre outras vantagens.

 

Jonatan da Costa, CEO da Área Central — empresa especialista em tecnologia para gestão de centrais de negócios — compartilha dicas para ter negociações mais assertivas, confira: 

 

1. Tenha um histórico das negociações: para realizar bons acordos é importante ter um registro de tudo que já foi negociado. Assim o gestor poderá analisar o fornecedor, quais preços já foram oferecidos e quais os resultados obtidos. 

 

2.  Entenda o momento certo para fazer concessões: na hora de negociar é comum fazer concessões. Elas servem como poder de troca para a central. Para realizar concessões é preciso estar muito seguro sobre seus limites e possibilidades, para não prejudicar a organização. Avalie as condições da negociação e aplique suas estratégias no momento certo.

 

3. Pesquise antes de negociar com um novo fornecedor: é comum realizar negociações ruins por não estar bem informado sobre um novo fornecedor. Sempre busque informações relevantes sobre quem irá negociar com você. Procure conhecer a empresa e pesquise referências.

 

4. Trace uma estratégia: antes de ir para a reunião, defina as estratégias do acordo, com base nos objetivos da organização. Se preparar com antecedência diminui a insegurança e o nervosismo, além de gerar uma visão mais clara do que você pode ceder e o que propor em troca.

 

Como saber se a negociação foi boa?

 

Jonatan comenta que, para saber se uma negociação foi boa, pode-se comparar a atual com as anteriores que foram bem-sucedidas. Além disso, também é possível avaliar se os interesses de ambas as partes foram satisfeitos, analisar se o acordo firmado trará oportunidades de crescimento para a central de negócios e verificar se as condições do acordo estão claras. 


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