Divulgação
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O atendimento digital já é uma realidade em
clínicas brasileiras
Os
grandes saltos tecnológicos em diversas áreas da saúde vêm provocando
verdadeiras revoluções nas vidas de pacientes e dentistas. Alguns
processos tiveram que se reinventar e se adequar a pandemia, e uma das áreas
que mais tem se beneficiado com os recursos tecnológicos foi a odontologia.
Algumas inovações vieram para fazer da ida ao dentista um processo menos
doloroso e traumático. O atendimento odontológico à distância está se mostrando
uma boa solução para manter as contas das clínicas e a saúde bucal dos
pacientes em dia.
Para o
cirurgião dentista, Guilad Weil, da GW Odontologia Moderna, a teleodontologia
ainda precisa ser mais desmistificada no mercado e aceita pelos profissionais
“Há muita rejeição por parte dos próprios dentistas contra a teleodontologia,
pois a maioria dos dentistas tem uma visão e não veem a
odontologia nas suas inúmeras especialidades e nem conseguem imaginar as
indicações práticas e úteis deste procedimento”, ressalta.
Para o
cirurgião algumas ações preventivas poderiam ser facilmente resolvidas com o
teleatendimento “Podemos utilizar na odontologia preventiva, em situações
de urgência em várias especialidades, fazer uma receita de
antibiótico remotamente sem obrigar o paciente a se deslocar ao consultório,
ajudar em situações de dores orofaciais e orientar os pais ou cuidadores em
odontopediatria, são alguns dos exemplos que o atendimento remoto seria de
grande ganho aos envolvidos”, reforça.
A
teleodontologia é algo muito novo na área, recentemente o Conselho Federal de
Odontologia, por meio da resolução CFO-226/2020, regulamentou essa modalidade
de atendimento.
Os
principais benefícios de atender os pacientes de forma remota é a possibilidade
de realizar o mesmo em qualquer lugar do país ou do mundo, sem que ninguém
precise se deslocar ao consultório em caso de urgência, ou durante uma
pandemia como vivemos hoje. Além disso, a redução de custos ao dentista e
paciente, também podem ser destacados como um grande ganho.
Outra
possibilidade da ferramenta é dar acesso a mais de um profissional para a
indicação de um tratamento ou ajuda em um diagnóstico. “Como
malefício vejo apenas a impossibilidade de atuação quando o tratamento exigir a
presença física do paciente para um procedimento específico. A teleodontologia
não irá substituir o atendimento presencial, mas sim, complementar. Acredito
que uma consulta inicial por tele e uma presencial quando possível é o que o
futuro reserva para as clínicas odontontológicas”, explica Guilad.
Para o
Superintendente da Easy Software, Alexandre Petersen, que já trabalha com
avanços tecnológicos em clínicas há mais de 25 anos, a odontologia à distância
é uma questão de tempo para todas as clínicas brasileiras “Tenho
diversos clientes que já trabalham com teleodontologia e obtém um resultado
extremamente positivo neste recurso. Estamos passando por um momento em que
devemos investir em tecnologia e na otimização de serviços, este é um caminho
sem volta e os profissionais devem estar preparados”, reforçou.
Sobre a
aceitação do tratamento à distância, o cirurgião é categórico “Sim, sem
exceção. Todos os meus pacientes aprovaram e aprovam a técnica. Todos ficaram
satisfeitos”, finalizou.
Easy Software
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