Orientações
são essenciais para se antecipar à criatividade dos fraudadores; dicas são do
especialista em segurança da Estrela10, um dos maiores sites de vendas do país
A Black Friday se aproxima e, com ela, muitos
aproveitadores virtuais usam toda sua criatividade para levarem vantagem sobre
os consumidores desavisados. Com o crescimento do comércio eletrônico ocorrido
em decorrência da pandemia, a tendência é que, em 2020, os golpes pela internet
sejam ainda mais frequentes.
Segundo a Sociedade Brasileira de Varejo e
Consumo (SBVC), 14% das pessoas compraram online pela primeira vez na
quarentena e 35% mudaram a forma de pagamento nas compras do dia a dia,
deixando o dinheiro de lado. "São mudanças culturais intensas, repletas de
novidades e que trazem consigo a necessidade de informar o consumidor sobre as
vulnerabilidades deste novo sistema", afirma Marcelo Dantas, CEO da
Estrela10, um dos maiores sites de vendas do país.
Dantas preparou uma lista com oito instruções
para orientar as pessoas sobre as melhores práticas na hora de comprar online.
A primeira delas é sempre desconfiar. "Pessoas que não costumam interagir
na Internet tendem a acreditar em mensagens falsas ou ignorar a navegação
segura. Infelizmente, falta educação neste sentido", afirma ele.
1 - Desconfie sempre de promoções
mirabolantes
Sabe aquela história sobre a esmola ser demais e
o santo ficar com a pulga atrás da orelha? Na Internet, é assim mesmo que
acontece. Quando um determinado produto está com o preço tão baixo que é quase
impossível não parar de pensar em comprá-lo, as chances de ser golpe são muito
grandes. Portanto, não compre.
2 - Só compre a partir de dispositivos seguros
Nunca faça compras virtuais por meio de
computadores de outras pessoas ou usando redes públicas de wifi, pois isso
facilita a ação de pessoas mal-intencionadas. O ideal é comprar a partir do seu
computador ou smartphone e também utilizar sua própria rede de Internet.
Caso esteja no computador, confira se o site é
verdadeiro, verificando se o endereço mostrado na barra do navegador é
realmente o site oficial da loja. "Há muitos casos de ofertas falsas,
inclusive entre as publicações patrocinadas de redes sociais", alerta o
executivo.
3 - Nunca baixe aplicativos não oficiais
Jamais use um iPhone com jailbreak - processo que
permite a execução de aplicativos não-autorizados pela fabricante Apple -, nem
baixe aplicativos fora da Play Store em celulares com Android. Isso pode ser um
prato cheio para os fraudadores. "As compras pelo celular costumam ser
mais seguras justamente porque podem ser realizadas dentro dos aplicativos
oficiais das lojas", ensina ele.
4 - Observe a certificação digital do site
As lojas virtuais que se preocupam com a
segurança de seus clientes buscam obter selos de segurança e certificações
digitais que protegem os dados fornecidos pelos clientes. Por isso, antes de
efetuar uma compra, confira se a página inicial apresenta essa informação. Além
disso, os endereços de sites de comércio eletrônico devem começar com
"https" e não "http". Fique atento!
5 - Dê preferência ao cartão de crédito
Ele possui recursos de segurança para que você
tenha alguma chance de reaver o dinheiro no caso de problemas de fraudes ou
quando o produto não é entregue, é diferente do combinado, veio com defeito e a
loja se recusa a trocar.
Além disso, você pode utilizar um cartão virtual.
"Muitos bancos e emissoras de cartões de crédito oferecem este recurso, no
qual você recebe um número de cartão específico para compras on-line", diz
Dantas. O recurso normalmente é habilitado por meio de um aplicativo oferecido
pela instituição e pode ser facilmente cancelado e reemitido sem comprometer o
cartão físico - em alguns casos, ele funciona apenas para uma única compra.
Seja como for, ele protege de sites falsos, cobranças abusivas e vazamentos de
dados.
6 - Cuidado com boletos
Definitivamente, eles não são a melhor opção de
pagamento. É extremamente difícil de reaver o dinheiro de pagamentos realizados
por boleto, logo sites falsos se aproveitam disso para oferecer descontos
imensos para pagamentos por boleto - mas nunca entregam o produto. Caso decida
comprar por boleto, pague o documento com o aplicativo do seu banco no celular,
onde você poderá consultar o beneficiário ou fazer o pagamento pela opção de
boletos registrados, que é mais segura. "De maneira geral, você só deve
pagar por boleto em lojas confiáveis, com as quais você já tem
experiência", avisa o especialista.
7 - Antes de comprar, veja se a loja
oferece formas de contato
Quanto mais fácil você localizar telefones,
endereços e e-mail para entrar em contato com o comércio eletrônico, tirar
dúvidas ou encaminhar problemas, mais confiável o site é. Portanto, prefira
sempre sites que, inclusive, ofereçam chat online pelo qual seja possível
conversar com um atendente em tempo real.
8 - Guarde os comprovantes
Imprima ou salve no computador as telas que indicam que a
compra foi realizada, anote códigos de confirmação e guarde e-mails que chegam
à sua caixa com dados da transação. Eles podem ser úteis no futuro e evitar
ainda mais dificuldades em reaver seu dinheiro em caso de fraudes.
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