A
crise mundial causada pela Covid-19 acelerou tendências que devem influenciar
os lançamentos da indústria em 2021
A crise causada pela Covid-19 transformou o padrão
de consumo global. A mudança não afetou o interesse do consumidor nas novidades
da indústria de cosméticos, mas acelerou novas demandas que já estavam no
horizonte das equipes de P&D e Marketing. Mesmo antes da pandemia, o mundo
passava por uma redefinição de um conceito de beleza global que privilegia a
aceitação e o bem-estar. Assim, o autocuidado deverá consolidar o protagonismo
nos lançamentos da indústria para 2021. Saiba o que será destaque nos eventos
mundiais da beleza no pós-pandemia.
Compra Engajada – O
isolamento social engajou o consumidor com os pontos de venda online. As marcas
devem priorizar os canais digitais – websites, vendas por mídias sociais e
plataformas de compra para atender aos clientes – e isso muda tudo. O processo
de compra online permite com que o consumidor pesquise sobre a empresa, sobre
os princípios ativos, sobre as iniciativas sociais que a marca desenvolve e que
serão decisivas para fechar negócio. Em outras palavras, o processo de compra
se torna muito mais engajado e, para além dos benefícios do produto, o
novo-consumidor evita a superficialidade e que o seu investimento não seja em
vão.
Faça Você Mesmo – A pandemia
diminuiu o poder de compra de muitas famílias e, com isso, muitos consumidores
passaram realizar alguns procedimentos em casa. A tendência do Faça Você Mesmo
não vai tomar o serviço de profissionais da beleza, ao invés disso deverá guiar
lançamentos em 2021 que apostem na customização de produtos. Por exemplo,
ampolas com princípios ativos que podem ser misturados com o creme-base de
acordo com a necessidade de cada um, ou fórmulas compatíveis que possam ser
misturadas para criar produtos exclusivos – seja pela cor, benefícios ou
texturas. O fato é que a jornada de autodescobrimento das pessoas durante a
pandemia se reflete no desejo de decidir sobre aquilo que é melhor para
evidenciar a própria beleza – seja na vida pessoal ou nos produtos que aplica
na pele e nos cabelos.
Pesquisa e Laboratório – O trabalho
da ciência nunca foi acompanhado tão de perto pelo grande público. A pandemia
evidenciou o valor do trabalho da ciência – inclusive, dos químicos que
desenvolvem um trabalho nos laboratórios da indústria de cosméticos. Com isso,
junto a utilização de princípios ativos naturais e orgânicos, há o crescente
interesse em integrar tais ingredientes com matérias-primas desenvolvidas em
laboratório – ácidos, moléculas, nanopartículas e vitaminas estabilizadas
graças à inovação tecnológica de ponta.
Com os principais eventos da indústria da beleza
adiados para 2021, o próximo ano deverá ser um marco de inovação tecnológica
para o segmento e decisivo para a recuperação financeira das empresas do
segmento. Contudo, é certo que os cuidados com o bem-estar e aparência não
perderam espaço com o trabalho remoto ou no novo normal– as pessoas querem se
sentir bem consigo mesmas mesmo que seja para uma reunião online ou uma ida ao
supermercado. Cabe a indústria, ouvir os consumidores e se preparar para um
novo posicionamento de marca.
Fábio Yamamora - CEO da Yamá Cosméticos
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