A pandemia mudou a forma como nos relacionamos. Familiares aprenderam a expressar suas emoções à distância, empresas estabeleceram um novo diálogo com os trabalhadores por meio de reuniões virtuais e até mesmo happy hours online surgiram para trazer descontração a tempos tão tensos. Os sindicatos já vinham buscando meios de se aproximar do trabalhador, de suas dores e alegrias do dia a dia, mas ainda prevalecia uma certa sensação de distância – ou, melhor, de que ainda era possível melhorar essa relação.
Não há dúvidas do quanto este ano está sendo um
divisor de águas para a transformação digital de muitos setores. Com os
sindicatos, não seria diferente. Especialmente nos primeiros meses de pandemia,
em que a paralisação de bares e restaurantes foi quase completa e a orientação
era para que todos saíssem de casa o mínimo possível, como manter o diálogo
vivo entre a categoria, observar o cumprimento de direitos e solucionar
possíveis impasses? O sindicato precisou se reinventar, do analógico para o
digital.
Em plena pandemia, o Sinthoresp (Sindicato dos
Trabalhadores de Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares de São Paulo e região)
estava a todo vapor com uma de suas campanhas de maior êxito. A Trabalhou
Tem Direito, resultado de um acordo judicial com a Arcos Dourados,
operadora do McDonald's, ainda precisava localizar metade dos 7 mil
ex-funcionários da rede de fast-food que tem direito ao pagamento do PPR
(Programa de Participação nos Resultados) proporcional ao período trabalhado.
Sem as estratégias virtuais, isso seria quase impossível.
Sabendo do desafio que tínhamos pela frente,
lançamos mão de diversas frentes para chegar até esses trabalhadores:
publicações em redes sociais, assessoria de imprensa para divulgar a pauta
junto aos jornalistas, a exemplar atuação do Jânio pelo WhatsApp, na linha de
frente de diálogo com os trabalhadores. Além disso, criamos um site oficial
para a campanha, com um formulário que permitiu facilitar a análise dos dados
dos beneficiários. Todo esse trabalho de marketing digital tem levado a
campanha a outro patamar – em média, 30 novos trabalhadores são localizados por
mês!
Outra novidade importantíssima no meio sindical são
as assembleias virtuais. A pandemia impossibilitou que elas fossem realizadas
presencialmente nas empresas ou na sede do sindicato. Sabemos o quanto as
demandas trabalhistas aumentaram nesse período, então não podemos paralisar as
atividades. Para isso, o Sinthoresp reorganizou seu setor de atendimentos em home office,
criou uma plataforma única para a realização de assembleias virtuais – uma
delas chegou a reunir mais de 4 mil trabalhadores – e estamos cada vez mais
empenhados nas lives, trazendo assuntos de interesse para o trabalhador,
inclusive com orientações sobre saúde e segurança diante da volta às
atividades.
A transformação digital é um caminho sem volta e os
sindicatos devem estar atentos às novas tendências. A necessidade de amparar o
trabalhador nunca irá mudar, mas, para que esse trabalho seja realmente
efetivo, é preciso encontrá-lo onde ele estiver – e a internet ajuda nessa
busca. Acredito que caminhamos para um modelo de atuação híbrido, com
atendimentos presenciais, sempre de portas abertas para receber o trabalhador,
e com a possibilidade de resolver demandas de forma online, sem precisar sair
de casa. Afinal, é assim em diversas outras áreas da nossa vida moderna. O mais
importante é nunca perder de vista o papel do sindicato, nosso propósito. Com
isso alinhado, a forma de se comunicar pode continuar em constante evolução.
Marcelo
Machado - advogado responsável pelo departamento de
TI do Sinthoresp (Sindicato dos Trabalhadores de Hotéis, Bares, Restaurantes e
Similares de São Paulo e região).
Trabalhou
Tem Direito
www.trabalhoutemdireito.com.br
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