Ofertas e
descontos podem ser atrativos para mobilizar consumidores
Conhecida tradicionalmente por seus descontos
atrativos, a Black Friday acontece na última sexta-feira do mês de novembro
(27). Neste ano, de acordo com pesquisa realizada pela FCDLESP (Federação das
Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de São Paulo), a data pode gerar um
aumento de 2% a 4% nas vendas do comércio.
Buscando novas estratégias para o atual cenário do
comércio impactado pela pandemia de Covid-19, cerca 61,5% dos lojistas
acreditam que os descontos oferecidos em produtos, serão os motivadores para os
consumidores irem às compras. Já para 30,8%, os clientes irão aproveitar para
comprar produtos que ainda não conseguiram, por questões financeiras. E outros
7,7% apostam que promoções de novos produtos irão aquecer o volume de vendas.
“O ano de 2020 trouxe uma nova realidade para o
varejo e foi preciso encarar os desafios. A pandemia acelerou o processo de
digitalização e a Black Friday é uma data marcada pelo volume de vendas no
digital, que terá mais reflexos desse cenário”, explica o presidente da
FCDLESP, Maurício Stainoff
Mesmo com a necessária adaptação do modelo de
negócio físico para o online, 63% dos comerciantes supõem que as vendas deste
ano ficarão divididas entre lojas físicas e virtuais. Segundo a pesquisa, o
setor que mais poderá se beneficiar será o de eletrônicos, seguido de
eletrodomésticos, vestuário e calçados, cosméticos e perfumes, além de móveis,
respectivamente.
Os lojistas acreditam que o consumidor irá
aproveitar a Black Friday para antecipar as compras de Natal e garantir bons
preços. Para 69,2% deles, a prorrogação do auxílio emergencial no valor de
R$300 reais será fundamental para movimentar o setor.
A pesquisa foi realizada com a participação das
principais CDLs do Estado de São Paulo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário