A próxima edição da Black Friday está chegando. A data é uma das principais do varejo e de acordo com Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) e pela consultoria Ebit/Nielsen, o evento deve movimentar este R$ 6,9 bilhões, atingindo um crescimento de 77% nas vendas em relação a 2019. Esse crescimento se dá, principalmente devido as mudanças no comportamento do consumidor causadas pela crise da COVID-19, que levaram a um aumento significativo das compras por meio de plataformas digitais.
Segundo
Lucas Vieira, gerente de produto da Soluti, a Black Friday traz muitas
expectativas, mas também muitos desafios e riscos. Afinal, com o aumento no
fluxo de informações on-line, crescem também as ameaças de ataques de
criminosos, fraudes e golpes cujos objetivos incluem o roubo de informações
pessoais e dados de pagamento. Confira abaixo algumas dicas que o
especialista separou para que consumidores possam aproveitar a Black Friday de
maneira segura:
1 – Lei Geral de proteção de dados
Este ano, uma das principais mudanças é a Lei Geral de Proteção de Dados
– LGPD, que
prevê proteção integral
aos dados pessoais de todo cidadão que esteja no Brasil. Por isso, é importante
verificar se a loja em que
se está realizando a compra atende aos critérios exigidos na lei para garantir
a confiabilidade e integridade de suas informações pessoais e bancárias. O site
precisa possuir um termo de consentimento visível e deixar bem descrito nas
promoções e contratos quem e como esses dados são armazenados e utilizados.
2- Saiba se o site é real e seguro
Com o aumento da migração de serviços para o ambiente digital, há também
um crescimento em golpes que envolvem sites e e-commerces falsos. O primeiro
passo é saber se o site possui um Certificado Digital SSL, que identifica e
protege as informações, criptografando-as no tráfego entre o computador do
visitante e o servidor onde o website está hospedado. Além disso, é
importante verificar a reputação do site no Procon e sites confiáveis, como
Buscapé e Reclame Aqui ou através da pesquisa de histórico de preços sobre
aquele produto.
Para garantir o recebibemto de
seu produto é preciso comprar em um estabelecimento de confiança. Novamente, a
pesquisa de reputação e histórico de preços são as principais ferramentas para
evitar cair em um golpe. Outras fontes de informação como sites de
reclamação e até mesmo fóruns de usuários com opiniões positivas e negativas,
auxiliam o consumidor no momento de realizar a compra.
Além disso, é importante que o usuário observe se o portal disponibiliza
canais de relacionamento com o cliente e uma política de troca. Caso se
sinta lesado, todas as compras, sejam em loja física ou virtual são regidas
pelo código de defesa do consumidor.
4- Tenha um antivírus instalado e
ativo nos dispositivos
Ter um bom antivírus instalado em seu computador ou dispositivo móvel
por onde você fará as compras online, ajuda a detectar sites que contenham
arquivos maliciosos, vírus, malwares ou indicação de riscos de
ataques de hackers. Por isso, é importante sempre mantê-lo
atualizado. Hoje há no mercado diversos programas com versões de testes
gratuitas e de assinatura. Podemos sugerir o antivírus Kaspersky, por exemplo.
5.
Cuidado com os e-mails promocionais
Especialmente
em períodos de datas comemorativas, é comum a tentativa de ataques de
cibercriminosos por meio de e-mails spam com a promoções e descontos. Por isso,
é sempre indicado que o consumidor veja diretamente no site da loja e evite
clicar nos links dessas mensagens, que em muitos casos são falsos e parte de
golpes.
Soluti
https://solutiresponde.com.br/
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