Pesquisar no Blog

sexta-feira, 21 de agosto de 2020

SAÚDE MENTAL DOS IDOSOS NO ISOLAMENTO SOCIAL

 Gerontóloga dá dicas de como fazer com que os idosos mantenham a estabilidade emocional

 

Desde que foi decretado o início da quarentena por conta do COVID-19, a recomendação geral é que todos fiquem em suas casas. Porém, a recomendação é ainda mais firme para que os idosos a cumpram. Isso porque eles são considerados grupos de risco e possuem muito mais chances de agravação da doença ou até mesmo de mortes. 

Mas, muito além dos riscos de contrair a doença, temos que nos atentar também a questão da saúde mental dos idosos, que pode ser extremamente prejudicial a eles e aos amigos e familiares que os rodeiam, consequentemente. “É possível que eles sintam uma maior solidão nesse período, e, isso, pode afetar o sistema imunológico deles. Uma imunidade mais baixa possibilita o surgimento de outras doenças e infecções, como a gripe, amigdalite, herpes, além de deixar o corpo mais vulnerável ao próprio coronavírus”, explica Jullyanne Marques, gerontóloga 

A questão emocional também acaba se abalando porque a recomendação é que nem os próprios familiares vejam ou visitem as pessoas idosas, facilitando ainda mais o sentimento de solidão. E, no geral, essa falta de contato social pode desencadear transtornos mentais como depressão e ansiedade.  “Diante disso, para os idosos que realmente dependem de ajuda, tanto física como psicológica, uma boa recomendação é a contratação de cuidadores de idosos, que possam ser companhia e também cuidar dos possíveis agravamentos desse idosos. Isso claro, desde que esse cuidador esteja seguindo rigidamente todas normas de segurança e higiene para evitar propagação do coronavírus.”, indica a gerontóloga. 

Como soluções para ajudarmos a manter a saúde mental desses idosos, podemos ressaltar a importância do contato online com familiares e amigos, ler livros de entretenimento e assuntos leves, estimular o uso de jogos online, tarefas como cozinhar,  jardinar, costurar etc. É importante que as atividades propostas levem em consideração a capacidade funcional e cognitiva do idoso, e que promovam um momento de lazer e bem estar.

Segundo Jullyanne, é necessário ficar atento aos sinais que podem apontar se a saúde mental foi afetada. “Dentre os principais, podemos destacar a falta de humor ou irritabilidade, falta de motivação desde a hora que acorda, perder o prazer em atividades do cotidiano, excesso de preocupação, agitação, inquietação, autonegligência nos cuidados consigo e de casa.”, finaliza.

 




JULLYANE MARQUES - Graduada em Gerontologia pela Universidade de São Paulo. Mestre em Gerontologia pela Universidade de São Paulo. Extensão em Gerontologia Social pela PUC. Atualmente cursando MBA Executivo em Administração: Gestão de Clínicas, Hospitais e Indústrias da Saúde pela FGV. Tem sua linha de pesquisa voltada para área da Assistência domiciliar, Gerontologia e Cuidadores de idosos. Atua há 8 anos na gestão de cuidadores e na assistência domiciliar. CEO da empresa Onix Gestão do Cuidado ao Idoso.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados