Pesquisa da Toluna mostra que 53% das pessoas vão comprar presentes em lojas online; roupas, perfumes e calçados lideram lista
Mesmo em meio à pandemia de Covid-19 que tem
obrigado muitos brasileiros a mudarem hábitos e refazerem planos, a maioria dos
brasileiros vai celebrar o Dia dos Pais - e boa parte deles gastando mais com
presentes, aponta uma pesquisa da Toluna, fornecedora líder de insights
do consumidor sob demanda.
Na pesquisa, realizada com 843 pessoas nos dias 29
e 30 de julho, foi constatado que a maioria das pessoas (67%) mudará a forma de
comemorar o Dia dos Pais neste ano. Desta vez, 33% dos entrevistados vão
comemorar em casa na companhia do pai e das pessoas que moram no mesmo local;
31% vão comemorar de forma virtual, através de conferência de vídeo com
familiares; e 20% planejam visitar o pai. Além disso, 44% dos respondentes
disseram que vão preparar um almoço especial, e 15% deles pedirão comida de
restaurante através de aplicativos.
A crise econômica decorrente da pandemia
aparentemente vai afetar pouco os gastos programados com presentes para o Dia
dos Pais. Segundo a pesquisa da Toluna, 39% dos entrevistados devem gastar o
mesmo valor que no ano passado com o presente, e 34% pretende gastar mais que
em 2019. Por outro lado, 21% das pessoas responderam que gastarão menos este
ano.
Quase 37% das pessoas entrevistadas pretendem
gastar de R$ 101 a 300 reais nos presentes para o Dia dos Pais, e 30%
responderam que gastarão entre R$ 51 e R$ 100. Levando em consideração o
cenário criado pela disseminação do novo coronavírus, 64% das pessoas acreditam
que as marcas tomaram as ações necessárias para promoção e venda de seus
produtos.
Os produtos que lideram as listas de presentes são
roupas e acessórios (60%), perfumes e cosméticos (36%), calçados (33%),
equipamentos eletrônicos (15%) e ferramentas (13%). 53% dos entrevistados irão
comprar os presentes em lojas onlines, 30% irão até o shopping e 12% pretendem
comprar de autônomos ou pequenos comércios.
A pesquisa da Toluna foi realizada nos dias 29 e 30
de julho de 2020, com 843 pessoas das classes A, B e C, segundo critério de
classificação de classes utilizado pela Abep – Associação Brasileira de
Empresas de Pesquisa, onde pessoas da classe C2 tem renda média domiciliar de
R$ 4.500 por mês. Estudo feito com pessoas acima de 18 anos, de todas as
regiões brasileiras, com 3 pontos percentuais de margem de erro e 95% de margem
de confiança.
Recentemente a Toluna passou por um processo de
rebranding e tornou-se a marca principal e holding do grupo que conta também
com a Harris Interactive e KuRunData. As três empresas têm um histórico de
fornecer insights sob demanda para muitas das principais empresas, agências e
organizações do mundo, empregando 1.500 pessoas em 24 escritórios em seis
continentes. Com 20 anos de inovação, a Toluna reforça sua visão contínua de
democratizar a pesquisa de mercado.
Toluna
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