Dados apurados pela Neotrust/Compre&Confie e pela Lett no setor de saúde e beleza mostram que as empresas "Top 20" em experiência de compra concentram 47% do faturamento do setor
Comprar online deixou de ser um luxo esporádico
para se tornar algo corriqueiro entre os brasileiros. Só no segundo trimestre
deste ano, 5,7 milhões de pessoas que nunca haviam feito uma única compra
online se tornaram clientes das lojas virtuais, o que representa 23% em relação
ao total de consumidores que adquiriram produtos neste mesmo período, de acordo
com a Neotrust/Compre&Confie.
Com novos consumidores e crescimento contínuo, o
varejo digital se tornou sinônimo de oportunidade para quase todos os setores,
principalmente para o de Higiene, Saúde e Beleza. Alguns fatores como a corrida
pelo álcool gel, máscaras e por outros tantos itens movimentaram o setor de
forma significativa – só que, enquanto algumas empresas lucraram muito com este
momento de transformação, outras não conseguiram apresentar o mesmo desempenho.
Em um mundo de tantas oportunidades, o que separa os líderes dos demais?
De acordo com um estudo elaborado pela Lett, empresa especialista em Trade Marketing
Digital, e disponibilizado no relatório trimestral da Neotrust (https://www.neotrust.com.br/) a
resposta está relacionada à experiência dos consumidores no momento de busca e
decisão de compra. Número de imagens nas páginas dos produtos, avaliações e
comentários de usuários ocupam lugar de destaque.
“Em um setor de alta concorrência como o comércio
eletrônico, notamos que os varejistas líderes se preocupam com toda a jornada
de compra e experiência do consumidor, não se limitando apenas a oferecer o
produto com melhor preço. Durante o 3º trimestre do ano, o varejo online
cresceu 104,2%, porém, empresas que apresentaram maior qualidade de experiência
de compra registraram crescimento muito acima deste patamar”, destaca Andre
Dias, CEO da Neotrust/Compre&Confie.
A conclusão foi obtida em uma análise de páginas
online sob uma metodologia rigorosa, chamada EQI
(E-commerce Quality Index), a única pesquisa no Brasil que analisa a
experiência de compra online por meio do conteúdo das páginas de produtos. Ela
é baseada no uso de inteligência artificial para “escanear” páginas que vendem
online a partir de cinco indicadores e, com isso, gera uma nota de 0 a 100 para
cada página auditada. A partir daí, é possível comparar a performance de marcas
e e-commerces em relação à experiência de compra dos consumidores.
Para ter uma ideia da relação entre EQI e
faturamento, uma análise conjunta da Neotrust/Compre&Confie com a Lett
mostra que, entre um total de 114 principais marcas do segmento de Higiene,
Saúde e Beleza, as líderes (Top 20) em vendas do segmento registraram um EQI
7,8% maior do que o das demais analisadas.
“Contribui para isso o fato de que elas [as
empresas líderes] têm, em média, 2,57 imagens por produto (enquanto a média de
mercado é de 1,94) e, em paralelo, elas têm 5,24 comentários por página de
produto, enquanto a média geral é de 3,84”, aponta Davi Song, CEO da Lett.
E como as companhias com EQI menor podem atingir
esse patamar? Para a Lett, isso está relacionado a criar mais pontos de contato
com o consumidor. “Identificar quem são os consumidores mais engajados na sua
página e oferecer a eles descontos, possibilidade de receber ofertas em
primeira mão são alguns exemplos que podem ajudá-los a se tornarem promotores
da marca e a passar confiança e credibilidade. Além disso, criar mecanismos
para que deixem uma avaliação ao fim de cada compra é essencial”, finaliza o
executivo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário