Home office pode demandar mais
tempo dos gestores, mas os colaboradores podem ajuda-los criando uma nova
cultura de trabalho
Com o trabalho remoto e o aumento das demandas em torno de toda a equipe,
as pessoas precisam desenvolver novas habilidades para se manter no mercado. O
home office criou novas tarefas que acabam impactando nas atividades da
empresa, por isso, as práticas de accountability são indispensáveis para que os
colaboradores e líderes se destaquem no mercado, que está cada vez mais
competitivo.
A accountability nada mais é do que a capacidade de ser proativo para
encontrar e aplicar soluções, assim como se responsabilizar pelos resultados,
como explica o CEO da Passadori, Comunicação, Liderança e Negociação, Reinaldo
Passadori. “Ter autorresponsabilidade, autonomia e protagonismo faz parte da
accountability e é essencial no ambiente de trabalho. Em momentos de crise as
decisões precisam ser rápidas e certeiras, toda a equipe precisa estar
integrada e ser capaz de agir, mesmo sem a interferência e ajuda de outras
pessoas. Quando se tem essas habilidades é uma forma de se destacar, manter a
posição e até mesmo conquistar novas oportunidades na empresa”, ressaltou.
O CEO conta que este é o momento em que tudo que foi ensinado aos
profissionais será posto em prática e caberá a companhia auxiliar no processo
até que se forme uma cultura natural. “O colaborador terá autorresponsabilidade
e fomentará seu protagonismo interno diante das situações que necessitam de
decisões mais rápidas, pensando no bem da empresa e, também, como uma
estratégia pessoal para se destacar internamente. Será necessário exigir a
atenção, incentivar a proatividade, ensinar a compreender o departamento como
um todo, estimular o engajamento para novos estudos diante do segmento de
atuação, fazer com que ele observe o cotidiano do seu gestor, entenda as
pressões e conquistas para conseguir tomar atitudes sem que gerem frustações ”,
diz.
Atualmente, o Brasil soma cerca de 12,7 milhões de pessoas desempregadas,
segundo os dados mais recentes da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios
Mensal (Pnad). Para o especialista o receio de fazer parte da parcela da
população que está sem emprego faz com que alguns profissionais se destaquem,
buscando a autorresponsabilidade para fortalecer as relações internas. “Todos
precisam buscar novas formas de se adaptar. A cultura das empresas tem mudado
durante a pandemia e com os novos hábitos a relação entre trabalho e emprego
também começa a ser vista de outra forma. Para que haja destaque é preciso agir
com protagonismo, oferecendo soluções e pensando do ponto de vista da empresa”,
explicou.
Passadori também comenta que quando os colaboradores ajudam e
estão mais presentes aos líderes poderão mostrar uma nova realidade aos
gestores, que contribuirá diretamente para a tomada de decisões favoráveis aos
negócios. “Quando você usufrui bem das práticas da accountability, passa a se
ver como um líder, mesmo que não tenha uma posição de liderança e isso é bom,
porque mostra que o colaborador enxerga com mais sensibilidade cada problema.
Desta forma será possível auxiliar o gestor, que poderá ter uma visão mais
humanizada do seu departamento”, conta.
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