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quinta-feira, 16 de julho de 2020

Autorresponsabilidade é habilidade essencial para se manter no mercado durante a crise



Home office pode demandar mais tempo dos gestores, mas os colaboradores podem ajuda-los criando uma nova cultura de trabalho


Com o trabalho remoto e o aumento das demandas em torno de toda a equipe, as pessoas precisam desenvolver novas habilidades para se manter no mercado. O home office criou novas tarefas que acabam impactando nas atividades da empresa, por isso, as práticas de accountability são indispensáveis para que os colaboradores e líderes se destaquem no mercado, que está cada vez mais competitivo.

A accountability nada mais é do que a capacidade de ser proativo para encontrar e aplicar soluções, assim como se responsabilizar pelos resultados, como explica o CEO da Passadori, Comunicação, Liderança e Negociação, Reinaldo Passadori. “Ter autorresponsabilidade, autonomia e protagonismo faz parte da accountability e é essencial no ambiente de trabalho. Em momentos de crise as decisões precisam ser rápidas e certeiras, toda a equipe precisa estar integrada e ser capaz de agir, mesmo sem a interferência e ajuda de outras pessoas. Quando se tem essas habilidades é uma forma de se destacar, manter a posição e até mesmo conquistar novas oportunidades na empresa”, ressaltou.

O CEO conta que este é o momento em que tudo que foi ensinado aos profissionais será posto em prática e caberá a companhia auxiliar no processo até que se forme uma cultura natural. “O colaborador terá autorresponsabilidade e fomentará seu protagonismo interno diante das situações que necessitam de decisões mais rápidas, pensando no bem da empresa e, também, como uma estratégia pessoal para se destacar internamente. Será necessário exigir a atenção, incentivar a proatividade, ensinar a compreender o departamento como um todo, estimular o engajamento para novos estudos diante do segmento de atuação, fazer com que ele observe o cotidiano do seu gestor, entenda as pressões e conquistas para conseguir tomar atitudes sem que gerem frustações ”, diz.

Atualmente, o Brasil soma cerca de 12,7 milhões de pessoas desempregadas, segundo os dados mais recentes da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Mensal (Pnad). Para o especialista o receio de fazer parte da parcela da população que está sem emprego faz com que alguns profissionais se destaquem, buscando a autorresponsabilidade para fortalecer as relações internas. “Todos precisam buscar novas formas de se adaptar. A cultura das empresas tem mudado durante a pandemia e com os novos hábitos a relação entre trabalho e emprego também começa a ser vista de outra forma. Para que haja destaque é preciso agir com protagonismo, oferecendo soluções e pensando do ponto de vista da empresa”, explicou.

Passadori também comenta que quando os colaboradores ajudam e estão mais presentes aos líderes poderão mostrar uma nova realidade aos gestores, que contribuirá diretamente para a tomada de decisões favoráveis aos negócios. “Quando você usufrui bem das práticas da accountability, passa a se ver como um líder, mesmo que não tenha uma posição de liderança e isso é bom, porque mostra que o colaborador enxerga com mais sensibilidade cada problema. Desta forma será possível auxiliar o gestor, que poderá ter uma visão mais humanizada do seu departamento”, conta.



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