Em transição entre quarentena e reabertura da
economia, muitos empresários podem se sentir despreparados para dar o start na
temporada de vendas. Por isso, é importante lembrar que o treinamento é uma
ferramenta fundamental para qualquer negócio evoluir e crescer, principalmente
em momentos de crise, como o que a pandemia vem mostrando nos últimos meses.
Por conta dos últimos acontecimentos, muitas
empresas já começaram a praticar o treinamento remoto, e as que voltaram ao
mercado, também estão procurando métodos para se adequar a situação atual.
Nesse momento é importante tratar essas reuniões como algo voltado para, além
da readequação de normas de segurança, também para a motivação e ao
acolhimento, pois é uma situação que pede essa atitude. Especialmente as
grandes companhias já estão apresentando esse tipo de conteúdo, seja em
palestras ou em uma simples conversa informal de líderes para liderados. Mais
do que nunca, nesse momento é essencial que os colaboradores estejam engajados
no propósito da empresa.
Um bom método de aprendizado é o blended
learning, que utiliza diversas ferramentas, como um curso online,
palestras, livros, filmes, artigos e até eventos. A impressão que as pessoas
têm sobre treinamento é a de assistir uma palestra online ou sentar por oito
horas e ouvir um determinado especialista. Na verdade, muitas outras situações
podem gerar o conhecimento, como uma simples conversa com o líder no momento do
café, um vídeo enviado em uma rede social ou qualquer compartilhamento de
conteúdo que agrega ao trabalho. Não deve haver periodicidade pois pode
acontecer no dia a dia, em conversas informais.
Existem três níveis de profundidade para absorver
os diversos conteúdos que somos expostos no dia-a-dia:
- Informação:
É quando são consumidas notícias, livros, artigos, filmes ou palestras e,
independente do canal, elas podem ser descartadas ou internalizadas. Se
for descartada, não haverá nível de profundidade.
- Conhecimento:
É quando internalizamos a informação recebida e ela passa a fazer sentido
para nós. Se não for praticada, não passará para o próximo nível de
profundidade.
- Sabedoria:
É quando praticamos e compartilhamos com outras pessoas aquilo que
fazemos. Ao ensinar o que sabemos, aprofundamos nossa certeza sobre aquilo
que aprendemos.
O treinamento não pode ser algo pontual ou quando
um indicador vai mal, afinal o processo de desenvolvimento é contínuo. Mas
ainda assim os gestores precisam fazer diagnósticos periódicos para entender as
necessidades da equipe. Nesse caso sim deve-se acompanhar indicadores para
saber quais são as fragilidades do time e as competências que precisam ser
desenvolvidas.
Existem diversas ferramentas que podem ajudar nesse
quesito. A análise SWOT para identificar forças e fraquezas da equipe, alinhada
aos objetivos da empresa é, por exemplo, uma das formas de saber qual
competência é necessária ser desenvolvida, afinal não adianta o líder aplicar
qualquer informação para preencher uma lacuna e não gerar resultados práticos a
longo prazo.
Alexandre
Slivnik - reconhecido oficialmente pelo governo norte
americano como um profissional com habilidades extraordinárias (EB1). É autor
de diversos livros, entre eles do best-seller O Poder da Atitude. É diretor
executivo do IBEX – Institute for Business Excellence, sediado em Orlando / FL
(EUA). É Vice-Presidente da Associação Brasileira de Treinamento e
Desenvolvimento (ABTD) e diretor geral do Congresso Brasileiro de Treinamento e
Desenvolvimento (CBTD). É membro da Society for Human Resource Management
(SHRM) e da Association for Talent Development (ATD). Palestrante e
profissional com 19 anos de experiência na área de RH e Treinamento. É
atualmente um dos maiores especialistas em excelência em serviços no Brasil.
Palestrante Internacional com experiência nos EUA, ÁFRICA e JAPÃO, tendo feito
especialização na Universidade de HARVARD (Graduate School of Education -
Boston/ EUA). www.slivnik.com.br
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