Com a pandemia da COVID-19 ainda em ritmo de crescimento no Brasil,
Junho Vermelho, mês dedicado à conscientização da importância de doação de
sangue, ganha força. O afastamento social imposto pelo cenário atual trouxe
consigo o receio da população em manter as doações voluntárias em serviços de
hemoterapia, o que fez com que os estoques de sangue usado para outras doenças
e procedimentos caíssem significativamente.
“A população precisa ter claro que doação de sangue, tão essencial para
salvar vidas, não representa nenhum risco aos doadores de sangue. Basta que se
tome os cuidados gerais referentes a evitar situações de aglomerações”, explica
o Dr. Dante Langhi, presidente da Associação Brasileira de Hematologia,
Hemoterapia e Terapia Celular (ABHH).
Langhi orienta ainda para que as pessoas dispostas a fazerem doações de
sangue voluntárias entrem em contato com os bancos de sangue para agendamento
prévio do procedimento. “Os bancos de sangue, por sua, devem estar organizados
neste sentido para evitar aglomerações”, completa.
Campanha com a CBF
Desde o início da pandemia do novo coronavírus, a ABHH, entre outras
frentes, está mobilizada com o objetivo de intensificar as doações de sangue.
Além de um vídeo publicado nas redes sociais, com discurso de Dante Langhi
alertando para a urgência, a ABHH firmou uma parceria com a CBF, com o apoio de
outras entidades - Associação Paulista de Medicina (APM), Associação
Brasileira de Linfoma e Leucemia (ABRALE), Associação Brasileira de Talassemia
(ABRASTA) e MTM Tecnologia – e lançou a campanha Nosso Sangue Verde e Amarelo.
A partir da campanha, são organizados mutirões de doação de sangue em
estádios de futebol que, neste momento, não estão em uso. A primeira aconteceu
entre nos dias 7, 8 e 9 de abril na Arena Corinthians, em Itaquera, na cidade
de São Paulo (SP), e reuniu mais de mil doadores. Mais recentemente, de 26 a 28
de maio, a segunda ação aconteceu no Allianz Parque, também em São Paulo, e
contou com a participação de cerca de 1 mil doares.
Novas ações em estádios estão em negociação em outras regiões do País.
Outra ação em discussão é uma parceria com o Facebook para uso de
funcionalidades da rede social para engajar os usuários à doação.
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