Rebeca Toyama conta como é a forma mais eficiente
de criar um guia de trajetória profissional para colocar em prática na virada
do ano
Começo de ano é um período que os brasileiros optam
por reorganizar suas estratégias, planos e metas de carreira para os próximos
doze meses. Para muitos, isso significa a busca pelo cargo ou ocupação
desejada, bem como um aumento de salário, acreditando ser um caminho para o
sucesso ou ainda um “plano B” com um investimento ou novo negócio.
Diferente das últimas gerações, poucos são os
jovens que buscam crescer dentro de apenas uma empresa, ou até uma única
profissão. Para Rebeca Toyama, especialista em desenvolvimento humano, a nova
geração é incentivada a buscar os sonhos e fazer o que ama, impulsionando a
criação de novos empreendimentos e Startups.
“Esse movimento do mercado também incentiva pessoas
que já possuem uma carreira encaminhada, mas estão infelizes, a buscarem uma
transição de carreira ou se arriscarem mais”, conta Rebeca.
Geralmente essa insatisfação com a própria ocupação
acontece quando não há um planejamento de carreira, e o trabalhador fica à
mercê das adversidades do mercado, como crises, extinção de alguma área,
terceirização de um departamento entre outros fatores. Desta forma, acaba indo
para um caminho completamente diferente do desejado apenas por falta de foco ou
pela crença de que não é possível ganhar dinheiro fazendo o que gosta.
“Muitos procuram a ajuda de profissionais de
desenvolvimento humano acreditando que precisam de um novo curso, investimento
ou até mais dinheiro, e acabam descobrindo que precisavam se encontrar dentro
da função que desempenham. Em algum momento da vida, essas pessoas perderam o
objetivo de carreira ou prazer de realizar determinadas tarefas”, aponta a
especialista.
Por isso, Rebeca indica que todo profissional – em
qualquer ponto da carreira – crie esse guia de trajetória. Assim, “mesmo que a
pessoa mude de ideia sobre para onde quer seguir, ela já sabe onde está, para
onde quer ir e o que precisa fazer para chegar lá. ”
Mas, para atingir os resultados esperados, o
planejamento de carreira precisa ser feito da maneira correta, seguindo os
limites de quem o faz, bem como preparado para as adversidades da vida. Segue
algumas dicas da especialista para isso:
1.
Tenha
clareza quais são seus talentos para encontrar uma oportunidade na qual eles
sejam relevantes
2.
Antes
de buscar mais conhecimento, pesquise em quais segmentos os que você já possui
são valorizados
3.
Pesquise
quais são os valores da nova área ou empresa e se estão alinhados aos seus
4.
Reconheça
a importância de suas experiências para saber valoriza-las na próxima
oportunidade
5. Cuidado
para não fazer uma transição de carreira para fugir de pessoas “difíceis”,
existe a possibilidade de encontrar outra bem parecida
Rebeca Toyama é palestrante e formadora de líderes, coaches
e mentores. Fundadora da Academia de Coaching Integrativo, sócia-coordenadora
da Academia de Planejamento Financeiro da GFAI, coordenadora do Programa de
Mentoring associada a Planejar (Associação Brasileira de Profissionais
Financeiros) e fez parte da Comissão de Recursos Humanos do IBGC (Instituto
Brasileiro de Governança Corporativa). Colunista do Programa Desperta na Rádio
Transamérica e do blog Positive-se, colaboradora do livro Coaching Aceleração
de Resultados, Coaching para Executivos. Integra o corpo docente da
pós-graduação da ALUBRAT (Associação Luso-Brasileira de Transpessoal) e
Instituto Filantropia. Coach com certificação internacional em Positive
Psychology Coaching e nacional em Coaching Ontológico e Personal Coaching com o
Jogo da Transformação.
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