Iniciativa
estimula a realização periódica de testagem, o que possibilita o diagnóstico e
tratamento precoce aumentando a expectativa e qualidade de vida das pessoas
vivendo com HIV.1
Você já fez o teste de
HIV? Essa é a questão que compõe o lema do Teste na Testa, uma campanha
que chega para desmistificar e tornar mais frequente o hábito de se testar para
o HIV. Por meio do website www.testenatesta.com.br, a população terá acesso a conteúdos
segmentados para quem fez ou não fez o teste, com informações específicas para
cada perfil. Voltada para o público jovem, a ação conta com uma seleção de influenciadores
digitais que terão como missão engajar as pessoas para conhecerem o endereço
eletrônico e incentivar a realização do teste de diagnóstico da infecção.
A criação de uma campanha,
que tem como público-alvo os jovens, vem atender a preocupação em relação ao
aumento do diagnóstico da infecção pelo HIV na população entre 15 e 24 anos no
Brasil. Segundo o boletim epidemiológico realizado entre 2016 e 2016, a taxa de
detecção quase triplicou entre os homens brasileiros com 15 a 19 anos (de 2,4
para 6,7 casos/100 mil habitantes) e mais do que dobrou entre os de 20 a 24
anos (de 16,0 para 33,9 casos/100 mil habitantes).2
Quem acessar o website e já
tiver feito o teste para detecção do vírus será conscientizado sobre a
relevância da testagem contínua e locais onde
procurar orientação. Já quem nunca realizou o exame, encontrará conteúdos sobre onde pode realizá-lo e a
importância do diagnóstico precoce.
A voz das redes sociais – Outro objetivo do Teste na Testa
é criar um movimento nas redes sociais, estimulando a testagem para o HIV. Por
meio do website também será possível a participação de qualquer pessoa através
da personalização da foto do usuário com o filtro da campanha para
compartilhamento nas redes sociais. Além disso, foi selecionado um time de
influenciadores digitais que compartilharão em seus canais no Instagram se já
fizeram ou não o exame. A ideia é que, a partir daí, se inicie um
compartilhamento de informações, relatos das experiências pessoais e a
conscientização em relação à importância da testagem.
A campanha Teste na Testa
é uma iniciativa da GSK/ViiV Healthcare para apoiar o Programa Conjunto das
Nações Unidas sobre HIV/AIDS (UNAIDS) e a meta 90-90-90. A meta é de que, até o
ano de 2020, 90% das pessoas vivendo com HIV sejam diagnosticadas, 90% destas
estejam em tratamento e, daquelas em tratamento, 90% estejam com a carga viral
suprimida.3 No Brasil, estima-se que das 830 mil pessoas que vivem
com HIV no país, 84% estão diagnosticadas; que 72% destas estão em tratamento
antirretroviral; e que destas, 91% estão com carga viral indetectável.4
Referências bibliográficas:
1.
BRASIL. Ministério da Saúde. Diagnóstico do HIV.
Disponível em: <http://www.aids.gov.br/pt-br/publico-geral/o-que-e-hiv/diagnostico-do-hiv>.
Acesso em 11 jan. 2018.
2.
BRASIL. Ministério da Saúde. Boletim
epidemiológico HIV/Aids 2017. Disponível em: <http://www.aids.gov.br/pt-br/pub/2017/boletim-epidemiologico-hivaids-2017>.
Acesso em 15 jan. 2018.
3.
UNAIDS.
90–90–90 - An ambitious treatment target to help end the AIDS epidemic. Disponível
em: <http://www.unaids.org/en/resources/documents/2014/90-90-90>.
Acesso em: 22 jan. 2018.
4.
BRASIL. Ministério da Saúde. Relatório de
Monitoramento Clínico do HIV 2017. Disponível em: <http://www.aids.gov.br/sites/default/files/noticia/2017/65068/apresentacao_relmonitclinico_imprensa_24112017_arpp.pdf>.
Acesso em 15 jan. 2018.
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