Pesquisar no Blog

quinta-feira, 20 de março de 2014


Termogênico para emagrecer pode cegar

Venda livre pela internet de termogênico com efedrina e dinitrofenol pode causar catarata e glaucoma, além de comprometer a saúde.

Emagrecer sem fazer dieta pode até ser possível com suplementos termogênicos, mas o uso é muito arriscado para a saúde. De acordo com o oftalmologista do Instituto Penido Burnier, Leôncio Queiroz Neto, os termogênicos podem cegar e causar aquecimento letal no corpo. Outros efeitos colaterais são lesões na pele, comprometimento do fígado, queda da imunidade, aumento da frequência cardíaca e risco de AVC (acidente vascular cerebral) popularmente conhecido como derrame.

Os termogênicos mais perigosos, ressalta, são os que contêm efedrina e dinitrofenol (DNP). No Brasil e EUA é proibido comercializar cápsulas com estas substâncias, mas pela internet é possível encontrar ofertas. Por isso, estes suplementos são a mais nova mania nas academias, principalmente entre fisioculturistas que para ganhar definição muscular precisam perder peso rápido.

Não é para menos. Um estudo feito na Universidade de Stanford mostra que o dinitrofenol (DNP) faz o metabolismo ficar 50% mais rápido e permite perder de 1,5 a 2 quilos/semana. Ficou animado? Calma. Recentemente a OMS (Organização Mundial da Saúde) contabilizou 60 mortes no mundo causadas por esta substância. Os pesquisadores de Stanford também relatam que sete mulheres na faixa etária de 45 a 55 anos desenvolveram catarata bilateral depois de tomar DNP.

Segundo Queiroz Neto, não há estudos sobre a efedrina, mas os efeitos no organismo são bastante similares aos do DNP. O problema é que por serem substâncias proibidas, geralmente são tomadas sem supervisão médica.

Efedrina predispõe ao glaucoma

Este foi o caso de um paciente que por indicação de um amigo começou a usar termogênico para perder peso. Depois de emagrecer 3 quilos em duas semanas chegou ao consultório reclamando de visão embaçada. Segundo Queiroz Neto, o exame oftalmológico mostrou que independente da quantidade de luz a pupila se mantinha dilatada. “Esta condição diminui o ângulo entre a íris (parte colorida do olho) e a córnea. Isso predispõe ao súbito aumento da pressão intraocular característico do glaucoma de ângulo fechado” afirma.  A doença é a maior causa de perda irreversível da visão e não apresenta sintomas. Quem tem glaucoma de ângulo fechado geralmente só percebe a doença em uma crise aguda caracterizada por dor intensa nos olhos, queda visual, enxergar halos ao redor da luz, náusea e vômito.   Para prevenir a evolução do glaucoma o paciente teve de interromper o uso do termogênico, mas ainda assim ficou com alguma sequela visual.

Como se forma a catarata

O especialista afirma que a sequela visual é comum porque os termogênicos impedem a formação da energia proveniente dos alimentos. Invés disso gera calor e acelera a morte das células.  Isso explica a formação da catarata que torna o cristalino do olho opaco. Não existem medicamentos capazes de recuperar estas células. O único tratamento é a cirurgia em que o cristalino opaco é retirado e substituído por uma lente intraocular. A boa notícia é que hoje esta cirurgia é feita inteiramente a lazer e por isso é mais precisa e segura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados