Pesquisar no Blog

segunda-feira, 31 de março de 2014


Semana Mundial da Alergia

De 07 a 13 de abril

A Anafilaxia é o tema definido pela World Allergy Organization (WAO) para a Semana Mundial de Alergia, que este ano acontece entre os dias 7 e 13 de abril.

Estima-se que no Brasil a incidência de Anafilaxia varie entre 10 a 20 pessoas para cada 100.000 habitantes. A demora no reconhecimento de uma crise e o retardo no tratamento, que na maioria das vezes é feito pela administração de adrenalina autoinjetável, aumentam as chances de complicações graves.

 

Dados sobre Anafilaxia

Insetos: 

Não existe levantamento sobre o percentual de pessoas alérgicas a insetos.

A pessoa nunca apresenta reação alérgica já na primeira ferroada, mas a partir da segunda já pode acontecer.

Abelhas, formigas e vespas são os insetos que mais causam alergias.

 

Alimentos:

Entre 8% e 10% da população brasileira sofre de alergia alimentar. Estudos conduzidos em 2009 pela Unidade de Alergia e Imunologia do Instituto da Criança do HC-FMUSP mostraram que 39,5% das reações alérgicas foram relacionadas aos erros na leitura de rótulos.

Apesar de qualquer alimento poder desencadear um quadro de anafilaxia, os principais alimentos envolvidos são: leite e ovo nas crianças e peixe, castanhas e crustáceos nos adultos. Esses alimentos podem estar presentes em receitas sem uma identificação explícita ou mesmo contaminando outro alimento durante sua preparação, quando utensílios como facas e colheres são usados para o preparo de duas receitas diferentes.

 

Látex:

Incidência de alergia ao látex na população é menor que 1%, mas em grupos de risco, como profissionais da área de saúde, pessoas que passaram por muitas cirurgias e que utilizam frequentemente produtos com látex (luvas, por exemplo) a incidência pode chegar a 70%.

O látex (borracha natural) é usado em vários produtos hospitalares e também no ambiente doméstico. É interessante citar que portadores de alergia ao látex podem também desenvolver alergia alimentar, principalmente por frutas e legumes.

 

Medicamentos:

Dentre os medicamentos, os anti-inflamatórios e os antibióticos são os principais causadores de anafilaxia. Os primeiros são medicamentos usados para dor e inflamação e que, na sua grande maioria, podem ser comprados sem prescrição médica, o que facilita o acesso e o risco de reações adversas ocorrerem. Os principais representantes desse grupo são: dipirona, ácido acetil salicílico (AAS) e o diclofenaco. Apesar de qualquer antibiótico poder causar reação alérgica, os mais comuns são os da classe das penicilinas, como amoxacilina e penicilina benzatina (Benzetacil®). Os anestésicos também podem causar reações alérgicas. Eles são classificados em locais, geralmente usados em procedimentos dentários e suturas na pele, ou sistêmicos, aqueles usados por via inalatória ou injetável nas cirurgias.

 

ASBAI - Associação Brasileira de Alergia e Imunologia. Twitter: @asbai_alergia - Facebook: Asbai Alergia - www.asbai.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados