Pesquisar no Blog

quarta-feira, 5 de março de 2014


Dia Internacional da mulher
Mulheres assumem as finanças familiares

 

Cada vez mais as mulheres merecidamente ganham espaços no mercado de trabalho antes ocupados somente pelos homens, e dentro dos lares isso também vem mudando.

Em muitos lares as mulheres assumiram o controle financeiro da família e vem desempenhando essa tarefa de forma exemplar.   Segundo pesquisadores Homens não acham nada, porque têm uma visão focada. A visão lateral, periférica das mulheres é bem mais desenvolvida. Por outro lado existem pesquisas que afirma que as mulheres são muito mais descontroladas financeiramente do que os homens. Será que isso é verdade ?

Particularmente compartilho da opinião de que a mulher quando encarregada para determinada função a executa com foco e precisão, ao menos é esse o cenário que tenho presenciado ao atender famílias endividadas diariamente. A história é sempre a mesma, o marido carrega as finanças nas costas até momento em que chega em seu limite extremo, sendo obrigado a comunicar para a família que as finanças estão no vermelho. É nesse momento que a mulher toma as rédeas para buscar uma solução para o problema.

Mulheres vivem em média de 7 a 8 anos a mais -  considerando que as mulheres vivem mais que os homens, é de fundamental importância que ela tenha domínio total sobre a área financeira, bem como ao longo do casamento faça uma reserva financeira para que não venha a perder qualidade de vida quando perder seu companheiro.

Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher a Associação Brasileira do Consumidor elaborou uma sérias de dicas importantes que vão ajudar na administração das finanças familiares durante o ano inteiro, vamos a elas:

 

Dicas Financeiras

Compras no Supermercado - Anote em um papel o que deseja comprar antes de ir ao supermercado, assim deixará de comprar o que não precisa.
Prefira ir ao supermercado após as refeições. Está provado que ir alimentado ao supermercado é sinônimo de economia com produtos de alimentação.

E as Crianças, devem ir junto ao Supermercado? - Se for levar crianças ao supermercado, separe um valor para que elas mesmas façam suas compras. Ajude-as, mas deixe a responsabilidade de decidir para elas. Será um bom exercício de educação financeira para toda a família.

Comer fora de Casa – Fuja de restaurantes e Padarias. Evite alimentar-se com frequência fora de casa.  Restaurante e principalmente as SUPER PADARIAS são os principais vilões dos orçamentos familiares.

Portanto, antes sair para um passeio alimente-se em casa, sua saúde e seu bolso certamente te agradecerão no futuro.

TV a Cabo e Internet – reveja suas necessidades quanto aos pacotes de TV a cabo e Internet.  Muitas famílias assinam os pacotes “Top” das operadoras, porém assistem apenas aos canais convencionais. A diferença entre um intermediário e o Top passam de 100%.

Presentes de Natal -  Antes de ir  até o shopping, é necessário tomar  algumas decisões: a primeira delas é fazer numa lista de quem realmente precisa de um presente de Natal. Claro, a família sempre deve vir em primeiro lugar, e depois se deve lembrar  daquelas pessoas que foram muito importantes para você no acaba de se passar. Com esta lista em mãos , é preciso economizar até  com os presentes. É necessário  limitar um valor máximo ou o tipo de presente. Assim todos iriam receber seus presentes na mesma faixa de preço. Outra dica importante é começar a compras os presente com bastante antecedência, pois além de pagar mais barato as opções de variedade e qualidade são maiores. O mesma dica vale também para o Dia das Crianças.

Como gastar seu 13º salário - Se você não estiver com problemas financeiros e realmente não precisar usar seu 13º, ele  poderá ser útil  para pagar dívidas futuras, como os impostos de início que começam a vir no começo do ano – Os famosos IPTU e IPVA. Se a sua intenção for usar o seu 13º salário para isso, o mais ideal é coloca-lo em sua poupança, sempre relembrando que o valor pode ser retirado rapidamente se for realmente necessário usa-lo.

Para quem possui crianças em casa, o mais viável é  ficar esperto para as despesas de início de ano, principalmente com as despesas de escolas, matérias escolares e matrículas.

Como poupar dinheiro – Em geral as mulheres tem um bom ponto de vista em relação aos gastos individuais, mas não compreendem onde cada despesa representa no orçamento doméstico, um orçamento que concluam todas elas, incluindo as variáveis, como salão, roupas, produtos de beleza, compras, ajuda a economizar os gastos.

Outra dica interessante é estabelecer metas, as metas são individuais, mas é possível separa-las em três tipos: curtas, médias e as de longo prazo.

O brasileiro, pelo seu índice de inflação, adquiriu o conhecimento de sempre consumir mais do que é necessário, com receio  de que ocorra um acréscimo nos preços, mas essa preocupação já está fora de contexto.

Perda de emprego e separação, são situações que podem modificar drasticamente a estabilidade financeira, por esse motivo é bom estar sempre preparada. A melhor maneira de fazer isso é desenvolver um fundo de garantia de emergência para amparar as despesas por um período médio de seis meses.

Tenha cuidado com o cartão de crédito –  A simplicidade das linhas de crédito sempre atraindo o brasileiro, mas é preciso ficar experta, pois o crédito não é uma ampliação da renda, como muitas pessoas pensam. A Coisa mais importante, é usar o cartão de crédito apenas para as compras planejadas e que possuem um valor alto.

 

Marcelo Segredo – Diretor Executivo
Marcelo Segredo Assessoria Especializada – Atendemos todo Território Nacional. www.marcelosegredo.com.br -
http://www.youtube.com/marcelosegredo - http://www.facebook.com/#!/consumointeligente

Metrô Santana - Av. Cruzeiro do Sul, 3.153-Conj.63-Mêtro Santana-CEP 02031-200
Tel: (11) 3105-5218 / Nextel ID 55*11*40.491  Nextel Celular(11)7740-3888

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados