Pesquisar no Blog

terça-feira, 18 de março de 2014


Dia 22 de março - Dia mundial das águas 

Saiba como as Ciências Biológicas podem contribuir para a despoluição das águas

O planeta apresenta cerca de 2/3 de sua superfícies coberta por água, substância indispensável para os seres vivos, já que representa 70 a 95% de sua constituição. O ambiente aquático é altamente complexo e diverso, compreende vários tipos de ecossistemas entre eles os rios, lagos estuários, mares e oceanos que podem ser contaminadas de muitas maneiras, tal como o acúmulo de lixo e detrito junto as fontes, poços e cursos de água, lançamento de esgoto doméstico e efluentes industriais contendo altos níveis de matéria orgânica e, ou substâncias tóxicas, além de agrotóxicos que são arrastados pelas chuvas para os rios e lençóis d'água no subsolo. Outra forma de contaminação pode se dar por acidentes com navios petroleiros ou plataformas oceânicas, que podem causar o derrame de milhares de toneladas de petróleo.

Até alguns poluentes atmosféricos podem poluir ambientes aquáticos, pois reagem com o vapor de água na atmosfera e retornam à superfícies sob forma de chuvas. Os contaminantes podem passar por diversos processos de degradação, enquanto outros podem ter maior resistência, persistindo no ambientes por longos períodos.

 A cidade de São Paulo conta com os rios Pinheiros e Tamanduateí que cortam a cidade e sofrem com a poluição de suas águas. Isso ocorre principalmente porque o esgoto doméstico e industrial são lançados no rio sem tratamento prévio. Atualmente a Companhia de Saneamento Básico de São Paulo (Sabesp) coleta 84% do esgoto doméstico e trata 70% desse volume coletado.

O tratamento do esgoto doméstico tem como objetivo principal reduzir a concentração dos seus constituintes (Sólidos em suspensão, material orgânico biodegradável, nutrientes, especialmente fósforo e organismos patogênicos de tal maneira que sua disposição final esteja de acordo com a lei vigente.

As ciências biológicas representadas por biólogos são muito importantes para conservação e melhoria dos recursos hídricos. "O Biólogo tem papel fundamental, por exemplo, no monitoramento da qualidade das águas no Estado de São Paulo. Esse monitoramento, que é realizado pela CETESB, acompanha a evolução da qualidade do meio aquático, elabora diagnósticos e prognósticos fornecendo informações e planos de ação, além de subsidiar processos decisórios. A atuação dos biólogos ocorre em diversas fases do monitoramento, desde seu planejamento, coleta análise laboratoriais e elaboração de relatórios técnicos. Dentre os ensaios laboratoriais podemos citar Ecotoxicológicos, Microbiológicos/Parasitários e Hidrobiológicos", explica a Profª. Drª. Márcia Augusta da Silva, Coordenadora do Curso de Ciências Biológicas do Centro Universitário São Camilo.

Em janeiro de 2013, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) liberou empréstimos à Sabesp para o Programa Projeto Tietê. Em dezembro do mesmo ano o governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin assinou convênio com o presidente da França, François Hollande, para ajudar a despoluir o Rio Tietê, utilizando a mesma tecnologia que foi usada para limpar o Rio Sena, em Paris. De acordo com a Sabesp, no ano de 2025 o Rio Tietê estará despoluído.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados