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terça-feira, 31 de março de 2015

Pesquisa do Ibmec/RJ revela que preço dos ovos de Páscoa registrou aumento de 16,5% em 2015





A Páscoa é a segunda data mais importante em vendas para os supermercados depois do Natal. O professor de Finanças da pós-graduação do Ibmec/RJ, Gilberto Braga, fez uma pesquisa sobre o preço dos ovos de Páscoa em 2015. Segundo o levantamento e dados dos setores de supermercados e indústria, os preços dos ovos de Páscoa aumentaram em média 16,5% entre 2014 e 2015. Apesar da crise e da mudança no comportamento do consumidor, que estão optando por ovos menores, o setor aposta num pequeno crescimento nas vendas.
Considerando os ovos com peso entre 100g e 270, que concentram a maior procura dos consumidores, os aumentos ficaram entre 10% e 11% em relação ao ano passado. Os ovos com brindes registram os maiores aumentos de preços individuais.
O preço do chocolate em barra aumento 8,8% em média nos últimos 12 meses, ou seja, menos que os ovos de Páscoa. Os bombons e barra são opções mais baratas para quem quer manter a tradição de começar esse doce na Páscoa. Uma barra de chocolate de 170g custa, em média, entre R$ 4,50 e R$ 6,00. Enquanto o mesmo peso de chocolate sob a forma de ovo custa, em média, R$ 16,00.
O grande lançamento da data foi o Ovo Kopenhagem Pandora, de 1 kg, feito em parceria com a joalheria e que vem com um pulseira e custa R$ 420, 00.
 Segundo Gilberto Braga, “a dica para os consumidores economizarem é pesquisar e, para quem não se importar com a correria nos últimos dias nos corredores cheios do supermercado, aguardar a chegada do sábado, véspera de Páscoa, quando os preços poderão sofrer uma queda”.

Angelina Jolie e sua influência sobre as mulheres




Atualmente, vivemos cientificamente em um universo da genética, que vem deixando de ser promessa para se tornar uma realidade na arte da medicina. Porém, é preciso tomar muito cuidado com todas as informações obtidas nas análises dos exames, das mutações e de outras alterações cromossômicas que somos capazes de fornecer hoje em dia.
Em relação à recente atitude da artista Angelina Jolie, em primeiro lugar é importante que as pessoas saibam que essa decisão pertence ao paciente e não ao médico. É dever, por outro lado, da equipe médica, manter seu paciente atualizado com todas as questões genéticas vigentes no momento.
As alterações divulgadas pela imprensa dos exames da artista levaram-na a tomar a atitude de pedir uma ooforectomia para a retirada dos ovários. Mas é importante que nós, médicos e cientistas, venhamos a público para esclarecer academicamente este gesto, para que outras mulheres não acabem indiscriminadamente se precipitando.
É importantíssimo ressaltar e orientar as mulheres, que devem conversar com seu médico oncologista sobre o real significado dessa informação genética.
Ressalto que a conduta da artista é academicamente corretíssima e que não deveria suscitar qualquer tipo de opinião controversa. Espero, e por esse motivo me manifesto, que as mulheres reflitam e orientem-se com profissionais qualificados antes de qualquer tipo de atitude cirúrgica, como ocorreu nesse caso.

Beny Schmidt - chefe e fundador do Laboratório de Patologia Neuromuscular e professor adjunto de Patologia Cirúrgica da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Ele e sua equipe são responsáveis pelo maior acervo de doenças musculares do mundo, com mais de doze mil biópsias realizadas, e ajudou a localizar, dentro da célula muscular, a proteína indispensável para o bom funcionamento do músculo esquelético - a distrofina. Beny Schmidt possui larga experiência na área de medicina esportiva, na qual já realizou consultorias para a liberação de jogadores no futebol profissional e atletas olímpicos. Foi um dos criadores do primeiro Centro Científico Esportivo do Brasil, atual Reffis, do São Paulo Futebol Clube, e do CECAP (Centro Esportivo Clube Atlético Paulistano).

Vença a crise




Especialista em varejo dá dicas para enfrentar o momento econômico atual 
A economia do país esta passando por um momento delicado, diversos setores estão sendo atingidos. Se precaver e saber lidar com o momento atual é uma das saídas para não “quebrar”, não ter corte de funcionários e não precisar repassar o valor da matéria prima aos consumidores.  Rubens Panelli Jr., especialista e consultor de gestão no varejo, dá dicas de como enfrentar a crise econômica.
O varejo já está sentindo os efeitos da crise  que se instalou no Brasil, para não cair em armadilhas fique de olho nas dicas do consultor.
ü  Seja realista - Ao invés de ficar se lamentando ou justificando os maus resultados culpando as variáveis externas, invista tempo em  ações criativas de marketing, crie novos produtos e serviços que estejam alinhados com nova realidade do mercado.
ü  Trabalhe com as pessoas certas - Procure selecionar executivos com forte capacidade empreendedora, que saibam tomar decisões, que não tenham medo de correr riscos calculados, que saibam conviver com erros e que principalmente sejam grandes executores.
ü  Priorize os recursos no que realmente interessa - A pior coisa que pode acontecer com uma empresa em tempos de crise é ficar sem caixa e depender de bancos, o custo financeiro aniquila  qualquer possibildiade de crescimento, portanto a correta alocação de recursos é vital para a realização dos projetos importantes, assim como manter uma reserva para o caso se algo sair errado.
ü  Aumente o giro do estoque - O estoque, normalmente, é o maior item do ativo de um varejista, consome uma grande soma de recursos da empresa para sua aquisição, estoques altos ou com giro lento geram uma série de problemas que afetam negativamente o resultado, isto sem contar que a maioria das empresas não contabilizam o custo financeiro e o impacto da inflação de estoques parados em seu resultado. A venda do estoque dentro do giro e margem planejadas é o que sustenta o lucro e o caixa da empresa.
ü  Crie metas factíveis - Para motivação dos funcionario crie metas ousadas, porém factíveis e principalmente fáceis de mensurar.
ü  Tenha foco no “core business” - Não estamos vivendo momentos de “vacas gordas”, portanto é fundamnetal foco no “core business” e deixar projetos menos importantes para uma outra ocasião.
ü  Não tenha receio de fechar pontos de vendas que não gerem margem de contribuição – “Muitos varejista demonstram apego excessivo a pontos comerciais, nada contra, porém em momentos de alta inflação,  juros altos, vendas baixas, é necessário se  livrar de lojas  que não estão gerando margem de contribuição líquida para empresa”, explica o Rubens.

Rubens Panelli - atuou durante 12 anos como Diretor de Marketing e Comercial da C&A Modas Brasil e Argentina, foi dentre outras empresas CEO do Grupo Empresarial Pasmanik, CEO da Boutique Daslu, Diretor Comercial da Paramount Textêis. Hoje, Rubens é sócio diretor da Panelli & Associados, empresa de consultoria de gestão varejo e consumer products.

Cinco dicas para economizar nas compras da Páscoa




Com a alta da inflação e a pressão do dólar, muitas famílias estão em busca de soluções para economizar nas compras da Páscoa. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os preços dos produtos para consumo nos domicílios apresentaram alta de 0,81% em fevereiro. A alimentação fora de casa chegou a ter uma alta ainda maior e registrou 0,95% no mesmo período. Além disso, o ovo de páscoa, um dos produtos mais consumidos durante a data, está até 16% mais caro em 2015.
Nesse cenário, os consumidores aumentaram o consumo dentro de casa e ainda começaram a buscar canais que ofereçam produtos mais econômicos, como o mercado de cash and carry. “O cash and carry oferece vantagens especiais para quem está procurando produtos com preços baixos nesta Páscoa. O modelo garante mais economia e praticidade e atende as necessidades de todos os consumidores”, afirma Ricardo Roldão, CEO do Atacadista Roldão, uma das maiores referências no autosserviço do País.
Para ajudar os consumidores, Roldão aponta cinco dicas para economizar nas compras para o feriado da Páscoa: 
1.      Pesquisar os melhores preços
Comparar preços só traz benefícios. Antes das compras, é importante se programar para conseguir encontrar produtos com preços mais baixos. Foque nos produtos mais caros, como as verduras, e procure pelas frutas de cada estação que, geralmente, são muito mais baratas e frescas. 
2.      Antecipar as compras
Ao antecipar as compras, o consumidor foge dos preços altos e evita ficar sem os produtos principais do almoço de Páscoa, já que alguns deles costumam se esgotar das prateleiras por conta da forte demanda.
3.      Ter um bom planejamento
Para evitar gastos extras e desperdício de comida, ter um bom planejamento é essencial. Para isso, é importante confirmar a quantidade de convidados e fazer as contas aproximadas da quantidade de comida que cada um irá consumir.
4.      Fazer compras com amigos e família
Unir amigos e família para comprar no atacado é uma ótima alternativa. Os consumidores conseguem economizar cerca de 20%, além de levar produtos em maior quantidade que podem ser guardados para serem utilizados em outras ocasiões. 
5.      Saber escolher além da marca
Em datas comemorativas, as empresas costumam investir na divulgação e em embalagens chamativas para tentar aumentar as vendas. Dessa forma, os produtos costumam ficar ainda mais caros. Entretanto, para evitar os preços altos, é possível escolher marcar mais baratas e da mesma qualidade, como as marcas próprias do Roldão.

Atacadista Roldão - www.roldao.com.br

Ação possibilita que os cidadãos façam consulta de protesto




Poupatempo Sé promove este evento até 11 de abril
O Poupatempo Sé, em parceria com o Instituto de Estudos de Protesto de Títulos - Seção São Paulo (IEPTB-SP), promove entre os dias 30 de março e 11 de abril uma ação que possibilita aos cidadãos realizarem gratuitamente consulta de protesto durante todo o horário de atendimento da unidade.
Os cidadãos poderão acessar gratuitamente a Base de Dados Nacional para verificar se há algum atraso em seus pagamentos, caso conste alguma pendência, uma equipe estará à disposição para orientar a respeito de como regularizar a situação e voltar a ter crédito para fazer compras ou financiamentos.
O Poupatempo Sé fica na Praça do Carmo, s/nº - Centro -, e o horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e aos sábados, das 7h às 13h.
Programa Poupatempo
O Poupatempo é um programa do Governo do Estado, executado pela Diretoria de Serviços ao Cidadão da Prodesp – Tecnologia da Informação, que, desde a inauguração do primeiro posto, em 1997, já prestou mais de 425 milhões de atendimentos. Atualmente conta com 64 unidades de atendimento instaladas na capital, Grande São Paulo, interior e litoral, além de 6 unidades móveis.
Em pesquisa realizada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas – Fipe/USP em 2014, o Programa Poupatempo no Estado obteve 99% de aprovação de seus usuários.

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