Pesquisar no Blog

quarta-feira, 14 de março de 2018

75% dos problemas sexuais são solucionados através da terapia sexual


Mas, afinal porque uma pessoa busca esse tipo de intervenção?

A diferença de necessidade de frequência de relacionamentos sexuais estão entre as maiores causas da busca pelos consultórios de psicologia sexual, mas essa é uma pergunta bem difícil de se responder, pois pessoas diferentes tem necessidades e caminhos diferentes. Os problemas sexuais mais simples, que não envolvam questões de desejo sexual, podem ser superados em 75% dos casos em prazos de 6 a 8 meses (estatística do InPaSex - Instituto Paulista de Sexualidade de São Paulo). Os psicólogos especialistas em terapia de casais e sexualidade Oswaldo M. Rodrigues Jr. e Carla Zeglio, comentam o tema – que para muitos, ainda pode ser um tabu.
A terapia sexual, uma forma de psicoterapia, aconselhada a casais que estejam enfrentando problemas no relacionamento sexual. A psicoterapia é um método científico de tratamento que propicia mudanças de comportamento e de funcionamento dentro dos relacionamentos.
“Há 30 anos eram mais mulheres que procuravam o tratamento, geralmente reclamando que não conseguiam ter orgasmos nos relacionamentos sexuais, sentindo-se prejudicadas por não poder oferecer ao companheiro o que consideravam era necessário. Atualmente, já existe uma quantidade de casais que buscam a compreensão das dificuldades dentro do relacionamento sexual”, dizem os especialistas.
As mulheres têm as mesmas dificuldades que reclamavam há 30 anos, mas estão mais voltadas a buscarem soluções que as satisfaça, com este parceiro ou se não for com esse, seja com outro. Já os homens continuam procurando solucionar dificuldade de desempenho, como ter e manter ereções penianas ou controlar a ejaculação voluntariamente, e que compreendem que o desejo sexual não está sob seu controle e querem desenvolver-se.
A psicoterapia focalizada na sexualidade pode auxiliar casais a se envolverem mais adequadamente, mais profundamente no relacionamento sexual e melhor a qualidade de vida do casal. “Mas, foca em queixas mais corriqueiras, tais como: dificuldades penetração e falta de motivações para o sexo para as mulheres. Os homens queixam-se de não controlarem o momento de ejacular ou de ter e manter o pênis rígido além de terem falta de desejo de sexo”, fala Carla.
A terapia pode ser feita individualmente, mas as sessões com o casal auxiliam de diversas formas. Os especialistas explicam que o aprendizado sexual na psicoterapia não é um aprendizado pedagógico, mas psicológico. Um psicoterapeuta sexual pratica a psicoterapia e ajuda o casal a descobrir novas formas satisfatórias de entrosamento a dois, além do sexual, coital.
Para Oswaldo, apesar de cada processo psicoterápico ser bem diferente um do outro, já que cuida de pessoas bem diferentes, existem algumas repostas simples: “Os relacionamentos produzem os problemas sexuais e não é isso que separa um casal, a não ser que um dois já tenha planejado o caminho da separação e usará isso como justificativa para a separação. Os problemas sexuais sempre podem ser superados e são dos mais fáceis de serem solucionados em psicoterapia e os resultados mais certeiros são o de superação do problema, modificação dos comportamentos que geravam as dificuldades. Afinal, além de evitar o desprazer, esse tipo de terapia ajuda a encontrar prazer e satisfações, esse é o grande objetivo!”, finaliza o especialista.




Carla Zeglio - Experiência em psicoterapia sexual e supervisão clínica com enfoque na sexualidade e faz atendimentos de casais em psicoterapia. Graduada em Psicologia pela Universidade São Judas Tadeu (1995), diretora e psicoterapeuta sexual do INPASEX- co-editora da Revista terapia sexual: Pesquisa e Aspectos Psicossociais. Foi Tesoureira da FLASSES - Federación Latinoamericana De Sociedades De Sexologia Y Educación Sexual (2003 / 2005) e Membro do Comitê de Ética da FLASSES (2007-2011). Coordenadora e Idealizadora do CEPES - Curso de Especialização em Psicoterapia com enfoque na Sexualidade. Organizou e presidiu os encontros Brasileiros de Análise do Comportamento e Terapia Cognitivo-Comportamental com Casais e Família (2012 e 2013).

Oswaldo M. Rodrigues Jr - Psicólogo formado pela UNIMARCO (1984); foi Secretário Geral e Tesoureiro da WAS – World Association for Sexology (2001-2005); Presidente da ABEIS – Associação Brasileira para o Estudo da Inadequação Sexual (2003-2005); dedica-se a tratar de problemas sexuais junto ao InPaSex – Instituto Paulista de Sexualidade – do qual é fundador e diretor. Autor de mais de 100 artigos científicos e mais de 35 livros, dentre eles: Parafilias (Ed. Zagodoni) Terapia da Sexualidade (2 vol., Ed. Zagodoni); editor chefe da Revista Terapia Sexual : clínica, pesquisa e aspectos psicossociais e co-cordenador do CEPES – Curso de Qualificação em Psicoterapia Sexual do Instituto Paulista de Sexualidade..


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados