Pesquisar no Blog

segunda-feira, 14 de agosto de 2017

Aliados da saúde articular



Conheça os nutrientes e suplementos fundamentais para cartilagens fortes e sadias


A única maneira que a natureza encontrou para construir seres humanos é através de nutrientes. Fornecendo nutrientes necessários para o organismo é possível ter ossos mais resistentes, músculos mais fortes e cartilagens mais sadias. “Por isso é recomendada uma alimentação variada rica em antioxidantes como, por exemplo, vitaminas do complexo B; C e E assim como minerais”, afirma Dra. Mariela Silveira (CRM27661), médica especialista em nutrologia do Kurotel - Centro Médico e Spa de Longevidade de Gramado.

Além disso, atualmente, novos conhecimentos da Medicina e da Bioquímica permitem tratar e prevenir problemas osteoarticulares de maneira mais segura e menos danosa a saúde. O esquema terapêutico mais suave visa não só reduzir o processo inflamatório e melhorar a dor, frequentemente presentes em problemas articulares, mas também reparar a arquitetura estrutural. Alguns aliados da saúde articular são:

Glucosamina: É envolvida na formação e reparo de cartilagem, por isso é especialmente útil no tratamento da osteoartrite. “Muitos estudos clínicos mostraram que a suplementação com Glucosamina reduz ou reverte as mudanças degenerativas da cartilagem, dependendo do estágio em que se inicia, resultando em diminuição de dor, calor e edema”, esclarece Mariela Silveira.

Sulfato de condroitina: Também proporciona material de construção para cartilagem injuriada pela osteoartite. Além disso, melhora o fluxo sanguíneo articular permitindo que antioxidantes e outras substâncias protetoras repararem o tecido.

Methilsulfonilmetano (MSM): Existe naturalmente na alimentação, encontrado em componente de enxofre orgânico. Em experimentos depois da ingestão, MSM doa seu enxofre para aminoácidos essenciais e outras proteínas séricas, além da articulação, colágeno da pele e parede de vasos sanguíneos. Também é incorporado para queratina do cabelo e unhas. “Estudos em animais mostraram que articulações afetadas pela osteoartrite têm menos quantidade de enxofre que em seres sadios, e que ratos com artrite que receberam MSM experimentaram menos degeneração articular. Em estudo duplo-cego em pessoas que tinham osteoartrite, os participantes que receberam MSM tiveram alívio significativo de dor. O MSM é conhecido pela segurança e não toxicidade”, contextualiza a médica especialista em nutrologia.

Ômega 3: O ácido eicosapentanoico que é encontrado especialmente em algas, peixes de água fria e linhaça, possui propriedades anti-inflamatórias, como redução de interleucina. “Estudos mostraram diminuição da rigidez matinal, entre outros, sintoma comum em artrite reumatoide”, indica.

Se você possuir queixas osteoarticulares consulte um médico para avaliar cuidadosamente sintomatologia e individualidade para e prescrever a terapêutica mais adequada para seu caso.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados