Pesquisar no Blog

quinta-feira, 31 de agosto de 2017

Brasil registra 1 acidente de trabalho a cada 47 segundos



Especialistas em Medicina do Trabalho elencam dicas para o trabalhador ter um comportamento preventivo


De acordo com dados do Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho, iniciativa do Ministério Público do Trabalho e OIT – Organização Internacional do Trabalho, desde 2012 (quando os dados passaram a ser contabilizados) até hoje, já foram gastos mais de R$ 23 bilhões com benefícios acidentários.

Outros dados do Observatório, atualizados em tempo real, também chocam como 1 acidente de trabalho a cada 45 segundos; 1 morte por acidente a cada 3 horas e meia e R$ 1,00 gasto a cada 7 minutos com benefícios acidentários (auxílio-doença, aposentadoria por invalidez, pensão por morte e auxílio-acidente-sequelas).

“A maioria desses acidentes de trabalho poderia ser evitada se equipamentos de proteção fossem utilizados, se a atenção no trabalho fosse maior e se trabalhadores e empresas, muitas vezes, não fossem imprudentes”, enfatiza Dr. Maurício Sobral, diretor da Aclimed, Clínica de Medicina Ocupacional e Segurança do Trabalho.

Atenta aos índices alarmantes, médicos do trabalho da Aclimed elencam dicas para o trabalhador adotar uma postura preventiva em sua rotina:

1.      Tenha foco e atenção totais – evite pensar nos seus problemas pessoais, brincadeiras ou assuntos aleatórios durante a sua jornada de trabalho.

2.      Não trabalhe com pressa – não realize nenhuma atividade de modo rápido, burlando regras de segurança.

3.      Tire todas as dúvidas – caso não se sinta seguro em realizar um trabalho por ter dúvidas, procure um técnico mais experiente ou seu supervisor.

4.      Faça o check list – inspecione os seus equipamentos e o maquinário. Caso detecte algum problema, comunique a irregularidade para o seu líder, imediatamente.

5.      Não improvise – não faça gambiarras em máquinas e ferramentas e nem busque fazer o que não foi treinado para executar.

6.      Treine e oriente – a cada novo colaborador que ingressar em seu setor, dê dicas, auxilie-o no que puder. Mesmo que ele tenha feito os treinamentos, é normal não se lembrar de tudo no início, tenha paciência.





Aclimed








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados