Pesquisar no Blog

terça-feira, 29 de agosto de 2017

Desperte o coach que existe em você



Mudar hábitos e traçar novos desafios são metas que são simples na teoria, mas que na prática dependem de uma série de fatores. O principal deles é investir seu tempo em você mesmo. Despertar o coach que existe dentro de você, seja para mudar de profissão, para ingressar em um novo projeto, mudar radicalmente de vida, ou apenas alcançar novas metas. É um exercício complexo, mas que rende resultados positivos. 


Quando temos um objetivo, temos duas possibilidades. A primeira é saber onde estamos e assim traçarmos um caminho para algum lugar. A segunda é saber onde queremos chegar e assim traçar os passos de lá para cá. Nosso caminho aqui será entender onde estamos e assim planejarmos a rota e agirmos.
Importante ressaltar que algumas atitudes, como a falta de julgamento e a quebra de crenças limitantes, podem nos levar a um mundo de possibilidades, geradas por nós mesmo através de determinação e da retomada de atitudes. 


Os rumos da carreira, do negócios e dos projetos está baseada em uma série de ações que precisamos organizar como um orquestra, como saber gerenciar o tempo para não se sabotar e acabar procrastinando. Outros pontos relevantes são: se lembrar do passado como ponto de partida para agir no futuro; buscar pessoas que são referências de forma a modelar atitudes, estratégias e pensamentos; desenvolver competências em diferentes situações; alinhar o futuro de acordo com sonhos e metas profissionais, entre outros.


O fundamental é que a mudança deve ser imediata. Às vezes não mudamos por não sabermos como começar. E só mudamos tomando atitude. Ou melhor, falando menos e fazendo mais. Pense nisso, pense se já não passou da hora de transformar tudo dentro e fora de você.


Na obra mais recente sobre o assunto, “A Revolução do Coaching”  estes temas são abordados e são traçados caminhos para desenvolver um processo que levará à autoconsciência de comportamentos e atividades necessárias, muitas vezes deixadas de lado por falta de acompanhamento e planejamento.


Ao longo da obra, desafios e novos exercícios interativos são apresentados em torno de oito ferramentas, chamadas "places", cada uma com determinado momento de aprendizagem. Cada place é composto por três fases: sketch (identificação de fatores, situações e reflexões importantes), gateway (momento de fazer escolhas) e flurry (fase em que irá definitivamente agir e sair da zona de conforto). 


E sair da zona de conforto é o passo inicial para acordar o coach que existe em cada um de nós. Agir, pensar positivo e “fora da caixa” habitual, colocar boas energias em novos projetos em prática, são ações que certamente mudarão o cenário da sua vida profissional e pessoal.






Tália Jaoui - Master Coach Trainer, formada em Psicologia pela PUC-SP e é Sócia fundadora DHUMA T&D. Tália é autora dos livros “Quando! Quando… Quando?” e “A Revolução do Coaching”. É Co-autora dos livros “A Elite do Coaching” vols I e II. Atua também como palestrante Comportamental







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados