Pesquisar no Blog

quarta-feira, 30 de agosto de 2017

Por que a gestão horizontal veio para ficar?



Para muitos a possibilidade de não ter um chefe é um sonho. Mas a realidade não é tão simples assim. Para se trabalhar em uma empresa que conta com gestão horizontal é preciso desenvolver algumas características para que o desempenho não seja prejudicado.

O comprometimento é o principal aspecto a ser destacado. Os colaborares precisam entender que todos devem estar engajados e atentos ao que é preciso fazer para que a empresa cresça independente da área de atuação.

É como se todas as preocupações do gestor fossem diluídas para todos os colaboradores. A figura do líder não se desfaz, já que algumas pessoas acabam se destacando mais e assumindo a responsabilidade para si. Mas nem todas as empresas estão aptas para este tipo de gestão. É uma questão de cultura organizacional que precisa ser trabalhada. Algumas empresas já nasceram neste modelo e outras estão caminhando e se adaptando para implantá-lo.

O melhor é que muitas das características de uma organização horizontal são bem vistas em outras organizações. Então vale a pena buscar desenvolvê-las e aprimorá-las independente de onde esteja. Lembrando que o bom senso deve prevalecer.

Confira algumas dicas:


Gestão do tempo

Ninguém irá cuidar do que você precisa fazer e em qual ordem. Você precisará ter esta visão para conseguir administrar o seu tempo e realizar as entregas. O auto-gerenciamento tem que prevalecer em toda a empresa.


Ser proativo

Assuma o papel como se você fosse o dono do negócio e sinta a responsabilidade desta tarefa. A partir disso, pense na empresa como um todo e não apenas partes. Assim, será possível verificar o que é necessário fazer sem que ninguém precise mandar.


Administrar conflitos

O profissionalismo do time deve permanecer em primeiro lugar. Os conflitos não podem de forma alguma impactar no desempenho. Para isso, todos precisam estar voltados a este propósito.


Ser criativo

Dentro deste tipo de organização, os problemas requerem soluções criativas e a busca não é apenas em solucionar a situação e sim transformá-lo em oportunidades.




Egton Pajaro - empresário




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados