Pesquisar no Blog

quarta-feira, 30 de agosto de 2017

No Dia Nacional do Perdão, autor destaca os benefícios da prática desse sentimento



Todo relacionamento entre pessoas deveria ter tolerância e compreensão, o que evitaria muitos conflitos, mas na prática nem sempre é o que acontece. O palestrante e autor do livro “Ouse Ser Grande”, Mauricio Souto, explica que a prática desse sentimento traz uma série de benefícios aos envolvidos e lembra que hoje (30), quando é comemorado o Dia Nacional do Perdão, é uma grande oportunidade para reforçar a importância dessa reflexão.


“Em meu livro cito uma frase de Martin Luther King que resume a importância desse sentimento: ‘O perdão é um catalizador que cria a ambiência necessária para uma nova partida, para um reinício’. Perdoar fortalece a relação e traz bem-estar aos envolvidos. Já a mágoa nos faz perder momentos importantes da vida e que não são eternos”, diz Souto.


Se os ganhos são muitos para quem se dispõe a perdoar, algumas pessoas optam por seguir no caminho contrário. “A demora em perdoar pode ser o resultado da falta de autoconhecimento. Quando há autoconhecimento, prevalece sempre a calma e o equilíbrio, o que facilita o perdão”, explica.


Souto faz também um alerta para quem não está disposto a perdoar. “A raiva ou mágoa, afeta o corpo, não só os relacionamentos. O ressentimento nos impede de ser feliz e, consequentemente, influencia no trabalho, nos estudos, relacionamentos”, diz.


Outro ponto importante destacado pelo autor é que a prática do perdão traz resultados positivos para as relações familiares. “Quando o filho se sente amado, protegido, ele irá se tornar um adulto participativo, capaz de demonstrar as suas emoções. E nessa relação saudável é preponderante que haja o perdão”, conclui.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados