Pesquisar no Blog

quarta-feira, 30 de agosto de 2017

Passageiros com destino a países do Mercosul devem apresentar RG emitido há menos de dez anos



O Poupatempo faz um alerta aos cidadãos que vão viajar com destino aos países do Mercosul: a Carteira de Identidade é aceita como documento de viagem, mas o documento deve ter sido emitido há menos de dez anos.
 
Passageiros que não têm passaporte e que tentam embarcar com a Carteira de Identidade emitida há mais de dez anos são barrados e precisam remarcar ou adiar a viagem.
 
No Poupatempo Guarulhos, que funciona no Internacional Shopping Guarulhos, é possível solicitar uma Carteira de Identidade provisória para viajar, desde que o documento original seja do Estado de São Paulo. Para isso, o turista tem que apresentar o comprovante de viagem com data marcada para as próximas 48 horas. Como o Poupatempo está fechado no sábado a partir das 13 horas e não abre aos domingos, muitos acabam perdendo pelo menos dois dias de viagem.
Só no mês de janeiro, foram registrados 486 atendimentos em Guarulhos de viajantes que precisavam do RG provisório para viajar a países do Mercosul. Desde o início do ano foram 2.392 casos.
 
O RG provisório, válido por 90 dias, é emitido em aproximadamente uma hora, mas depois é necessário providenciar o documento definitivo.
 
Quem tem o RG desatualizado de outro Estado não consegue renovar o documento em prazo inferior a dez dias úteis, e muitos perdem a viagem e estragam as férias por causa disso.
 
“Muitas pessoas acham que a Carteira Nacional de Habilitação substitui o RG, mas para viajar para os países do Mercosul o único documento aceito, além do Passaporte, é a Carteira de Identidade”, explica Maria Auxiliadora Montenegro, gerente dos postos Poupatempo Guarulhos e Sé. Segundo ela, as empresas aéreas já impedem o embarque dos turistas que não estão com o documento em dia para evitar que eles tenham problemas ainda maiores. “Se chegar ao destino sem a documentação em ordem o turista é proibido de permanecer no país e o transtorno é maior ainda”, acrescenta, lembrando que a exigência é dos países membros do Mercosul.
 
A recomendação do Poupatempo para que os cidadãos evitem dor de cabeça é manter o RG atualizado, solicitando uma segunda via antes que a data de emissão complete dez anos. Além dos países do Mercosul, bancos e cartórios também recusam RGs com data de emissão superior a uma década.

 
Total de pedidos de RG provisório por motivo de viagem a países do Mercosul no Poupatempo Guarulhos em 2017:

Janeiro: 279
Fevereiro: 196
Março: 278
Abril: 194
Maio: 260
Junho: 271
Julho: 486
Agosto: 328 (até 25/8)
Total: 2.392





Serviço
O Poupatempo Guarulhos fica no Internacional Shopping Guarulhos, no quilômetro 225 da Rodovia Presidente Dutra - próximo ao trevo da Rodovia Fernão Dias, no sentido São Paulo -, e o horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e aos sábados, das 7h às 13h. 


Programa Poupatempo

O Poupatempo é um programa do Governo do Estado, executado pela Diretoria de Serviços ao Cidadão da Prodesp – Tecnologia da Informação, que, desde a inauguração do primeiro posto, em 1997, já prestou mais de 555 milhões de atendimentos. Atualmente conta com 71 unidades fixas, em todas as regiões administrativas do Estado, além de um posto móvel. Juntas, elas atendem mais de 180 mil cidadãos por dia.
 
Em 2017, o Poupatempo foi eleito pelo terceiro ano consecutivo o ‘melhor serviço público de São Paulo’ pelo Instituto Datafolha. Em pesquisa anual de satisfação, o Poupatempo obteve 99% de aprovação dos usuários. A Prodesp, que administra o Poupatempo desde a sua criação, foi eleita em 2016 a ‘melhor indústria digital do Brasil’, no ranking Melhores & Maiores da revista Exame.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados