Pesquisar no Blog

segunda-feira, 28 de agosto de 2017

Especialista dá dicas para conseguir emprego em época de crise

Em período de crise, entrar no mercado de trabalho ou reconquistar um emprego é ainda mais complicado. Mas algumas atitudes podem dar um empurrãozinho para quem esta  empenhado nessa missão. Confira as dicas da consultora de RH Michelle Digiácomo, proprietária da Contato Gestão de Pessoas, de Florianópolis (SC):

- Diferencie-se: Isso vale principalmente para o comportamento. As empresas buscam pessoas com autonomia e iniciativa para fazer as coisas. Muitas empresas têm porte pequeno, por isso precisam de pessoas com atitude para resolver problemas e desempenhar tarefas variadas.

– Atualize seu currículo: Deixe-o direcionado para as vagas que está buscando, descreva as atividades mais importantes que exerceu em suas experiências, corrija várias vezes a ortografia e a gramática (acredite, isso faz diferença).

- Seja criativo: As empresas recebem muitos currículos, todos iguais. Um currículo que destaca um bom resultado que o candidato alcançou em outra empresa, alguma inovação, vai chamar mais a atenção dos avaliadores. 
Algumas pessoas enviam vídeo ou criam um design diferenciado. Outros canais importantes para chegar às empresas são o Facebook e o LinkedIn.

- Capacite-se: Avalie a possibilidade de fazer cursos para se atualizar na sua área. Aqui você vai pensar: “Mas estou desempregado, como vou pagar cursos!” Primeiro, tire a venda da negatividade dos olhos e vá até o Google e escreva – Cursos Gratuitos. Pesquise, sempre vai ter algo relacionado à sua área que poderá fazer.

- Informe-se: A internet oferece a possibilidade de acesso a diversos conteúdos informativos de maneira gratuita. Portanto, utilize seu tempo livre para ler artigos, textos e notícias sobre assuntos da sua área de atuação. Isso vai ajudar no momento da entrevista de emprego, quando você poderá mostrar-se atualizado e interessado pelo conhecimento.

- Mostre-se: Não adianta se qualificar e cruzar os braços à espera de trabalho. O profissional competitivo é proativo e corre atrás das oportunidades. Inscreva-se nos sites de emprego na internet, acompanhe os jornais e comunidades na internet relacionadas à sua área de atuação. Também encaminhe seu currículo a pessoas que você conhece que podem ter conhecimento de algumas oportunidades.

- Crie e mantenha um bom networking: Faça contatos nas redes sociais (LinkedIn é uma ótima opção), acompanhe empresas relacionadas a sua área de trabalho, seja participativo com postagens, artigos e divulgações, mostre-se.

- Prepare um bom currículo: O ideal é que tenha uma, no máximo duas páginas. Os itens mais avaliados por recrutadores são as experiências profissionais e os conhecimentos. Essa parte tem que estar impecável. É preciso detalhar quais foram suas atividades nas determinadas experiências e qual foi o período (mês e ano que entrou e saiu da empresa). Imprescindível também detalhar seu conhecimento técnico. Vale compartilhar os resultados alcançados nos últimos empregos, principalmente quando se trata de vagas para a área comercial. Não é necessário escrever endereço completo, RG e CPF, nome de pai, mãe, título de eleitor… Recomendo colocar nome completo, idade, bairro, e-mail e telefone.

- Prepare-se para a entrevista de emprego: Pesquise sobre a empresa, faça uma lista de perguntas que possam ser feitas e tente respondê-las. Na hora da entrevista, chegue com antecedência, vista-se adequadamente e mantenha o celular desligado. Responda às perguntas de forma tranquila, sem mentiras ou exageros, aponte os pontos fortes e fracos de maneira sincera e especifique as qualidades para o cargo. Identifique as situações em que observou fraquezas e as melhorou. Nunca minta, não comente sobre problemas pessoais, nem fale mal dos colegas ou da empresa anterior. Não exagere nas qualidades. Por fim, mesmo que esteja nervoso, tente ser você mesmo encare a entrevista como uma conversa com o entrevistador.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados