Pesquisar no Blog

segunda-feira, 28 de agosto de 2017

Você escova os dentes do seu cão?



Especialista alerta para a importância da saúde bucal canina e dá dicas de como realizar a higiene nos animais de estimação


Você já ouviu falar na doença periodontal? Essa afecção atinge a gengiva e –os dentes dos caninos e felinos, e geralmente é causada pelo acúmulo de tártaro ao longo dos anos. A especialista da Hercosul Alimentos, Dra. Laís Alarça, explica que o problema é progressivo, ou seja, tende a piorar com o tempo.

“É difícil regredir uma doença periodontal, principalmente porque as pessoas não sabem que ela existe. Como os humanos, os animais também acumulam placa bacteriana e isso uma série de problemas desde dor moderada, perda dos dentes e até uma infecção mais grave”, diz.

Segundo a médica veterinária, há algumas formas de prevenir essas doenças e devem ser feitas em conjunto. Uma é levando o animal ao consultório para limpeza de tártaro a cada seis meses e a outra pode ser escovar os dentes dos cães. Outra é fornecer alimentos que possuem ingredientes que auxiliem na redução do acumulo de tártaro, como hexametafosfatos ou tripolifosfatos.

“Apesar da doença não regredir, o tutor pode iniciar a escovação em qualquer idade, pois isso evitará a progressão do problema. As escovas e pastas dentais são feitas exclusivamente para animais, por isso, não há motivo para preocupação se o pet engolir o creme dental”, acrescenta.
Para uma higiene eficaz, Laís recomenda uma escovação por dia. “Se for possível fazer isso por 10 ou 15 minutos, o efeito será ainda maior. Porém, dependendo do caso, fazer isso uma vez por semana também ajuda”, conta.



Fique atento aos sinais
 


Os primeiros sinais de problemas dentários nos cães são quase imperceptíveis. O mau hálito é um deles, conforme explica a especialista. “Outro sintoma importante é a gengiva inflamada, que se tratada com agilidade, pode ser estagnada. Abra a boca do seu pet e verifique os estados dos dentes, se possível, faça essa primeira análise com o médico veterinário da sua confiança”, completa.

Muito embora seja um problema pouco comentado, a doença pode ser grave se não for diagnosticada com rapidez. “Quando o animal não recebe esse atendimento, pode ocorrer perda dos tecidos de sustentação dos dentes, o que gera a perda dos dentes, seguida de dor ao mastigar e até tomar água”, diz.
Além disso, a endocardite bacteriana, também causada pelas infecções bucais, podem ocasionar problemas em órgãos importantes como fígado, rins e pulmões. “A infecção generalizada, que atinge os animais no último estágio da doença, pode ser fatal”, conclui.


Como escovar os dentes do meu cão?

O primeiro passo é escolher a escova e o creme dental, que precisam ser de uso veterinário. Encontre um local que o seu cão goste de estar e não seja bruto, pois a impulsividade pode traumatizar o animal. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados