Pesquisar no Blog

quarta-feira, 30 de agosto de 2017

Atividades físicas ajudam a prevenir varizes




 Angiologista explica que fortalecer a musculatura é bom no tratamento de varizes 

As atividades físicas, principalmente aquelas que trabalham a musculatura das pernas, são de grande importância para manter a circulação de sangue. "O nosso corpo possui uma bomba muscular, que funciona independe do nosso comando, chamada coração. Ele é responsável por distribuir o sangue para os nosso órgãos e extremidades. No entanto, para o sangue retornar ao coração, ele também precisa ser bombeado. E quem faz esse trabalho em parte são os nossos músculos", explica o angiologista Leonardo Almeida, diretor da clínica Inovas, no Rio de Janeiro. "Portanto, manter atividades que fortaleçam a musculatura faz parte do tratamento de quem tem varizes", afirma o médico.

Qualquer movimento que trabalhe a musculatura das pernas ajudam na circulação do sangue. "Medidas simples como ficar na ponta do pé e voltar, repetidamente, acionam a musculatura das panturrilhas e dos pés, bombeando o sangue que está presente no sistema venoso. Quando sentados, simular o movimento de pisar no acelerador de um carro, funciona da mesma forma", índica Dr Leonardo.

Além disso, outras medidas simples podem ser boas para a saúde vascular: "quando estamos em casa, em repouso, podemos elevar as pernas, de forma que a força da gravidade atue ajudando o sangue a voltar para o coração", complementa o médico.

O angiologista ressalta que é fundamental consulta regular ao médico especialista para avaliação de cada paciente e que antes de qualquer atividade física o paciente deve buscar orientação especializada. "No caso de avaliação ou tratamento vascular é importante realizar ultra-sonografia com Doppler", completa. 



Instagram @clinicainovas 





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados