Pesquisar no Blog

segunda-feira, 14 de agosto de 2017

Como prevenir trombose que afeta 400 mil casos por ano no Brasil



Só no Brasil, cerca de 1 a cada 1.000 pessoas podem desenvolver a Trombose Venosa Profunda (TVP) - doença que pode evoluir para embolia pulmonar e ser fatal. O cirurgião vascular Dr. Caio Focássio, da capital paulista enumera os fatores de risco e deixa algumas medidas preventivas.

“A trombose venosa profunda causa dores e inchaço súbito que piora quando a região é pressionada, fazendo com que muitas pessoas confundam com dor muscular ou com um início de um processo inflamatório”, afirma o cirurgião vascular. 

A trombose venosa é um distúrbio vascular causado pela formação de um coágulo de sangue (trombo) dentro de um vaso sanguíneo (veia). Isso ocorre devido à a diminuição de velocidade de fluxo dentro das veias, quadro que ocorre quando muito ficamos tempo parados já que neste estado a coagulação é mais ativada, como por exemplo, em períodos pós operatórios ou traumas graves ou ainda por lesão da parede interna das veias.  E apesar da idade avançada ser um fator de risco para a trombose, isso não quer dizer que o problema não ocorra em outras fases da vida. “Mesmo sendo menos comum, a trombose pode acontecer em jovens, em período pós cirúrgicos, no casos de obesidade, câncer, de pacientes com doenças autoimunes e durante a gestação. Além disso, longos períodos de imobilização, como viagens por exemplo, também podem ser situações que aumentam as chances de adquirir a doença”, alerta o médico.

Para entender quem entra no grupo de risco, Dr. Caio deixa alguns alertas.


Os riscos para desenvolver a doença:

- Pessoas que fazem uso de medicações, como contraceptivos orais, quimioterápicos e tratamentos hormonais;
- Obesidade;
- Gravidez e pós-parto;
- Paciente com câncer, que passaram recentemente por um AVC (Acidente Vascular Cerebral), ou que sofreram traumatismos principalmente nas extremidades inferiores, pessoas com doenças crônicas, como insuficiência cardíaca e doenças pulmonares crônicas ou doenças agudas, como infarto do miocárdio, com infecções, pneumonia ou vítimas de fraturas ósseas. 

Já para prevenir a trombose, o médico faz algumas ressalvas:

- Manter-se no peso;
- Não fumar;
- Ter uma alimentação balanceada;
- Não ficar muito tempo sentado;
- Praticar atividades físicas três vezes na semana por 30 minutos – pelo menos;
- Usar meias elásticas devidamente recomendadas por um cirurgião vascular. 



FONTE: Dr. Caio Focássio - Cirurgião vascular formado pela Faculdade de Medicina da Santa Casa de São Paulo e Membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular. Pós graduado em Cirurgia Endovascular pelo Hospiten – Tenrife (Espanha). Médico assistente da Cirurgia Vascular da Santa Casa de São Paulo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados