A Perception,
Engaje! Comunicação e a Brazil Panels, desenvolveram em parceria um estudo
nacional com entrevistas online que identificou como o consumo em geral vem
sendo abalado com o isolamento e deve prosseguir pós Covid-19
O estudo Opiniões Covid-19, resultado da parceria
entre Perception, Engaje! Comunicação e Brazil Panels, entrevistou online em
todas as regiões do Brasil, homens e mulheres com mais de 18 anos, das
classes ABCD, com margem de erro de até 4%, para saber a opinião dos
brasileiros sobre diversas ações cotidianas em meio ao novo cenário vivido com
a pandemia. A pesquisa analisou hábitos de consumo e o impacto que
estão sofrendo com a realidade do isolamento. Perspectivas dos brasileiros
para comportamentos futuros relacionados ao consumo também foram questionados.
Produtos de limpeza, higiene e itens básicos de alimentação,
como sabonetes, sabão para louças, verduras, arroz e feijão estão entre os
que passaram a ser mais consumidos que antes do período de isolamento. Já os
produtos de segunda necessidade, como cervejas, esmaltes, chocolates,
passaram a ser menos consumidos durante o isolamento.
Cerca de 60% procurará itens mais baratos dentre os
medicamentos sem prescrição, carne, frango, peixe, arroz, feijão, produtos de
limpeza da casa e etc, após a crise. Muitas marcas desses segmentos que se
posicionam como mais caras e de maior qualidade deverão sofrer impacto e terão
de se readaptar, segundo as expectativas identificadas. “O estudo mostra
também que o brasileiro está preocupado em melhorar seus hábitos em diversos
quesitos, entre eles o planejamento financeiro e o gerenciamento do dinheiro, o
que os toranrá consumidores mais exigentes que realizarão compras mais
racionais que emocionais, comenta Rodrigo Toni, CEO da Perception.
A comunicação com esse perfil de consumidor, que pode
representar a maioria a partir de agora, também precisará ser aperfeiçoada. O
foco na autenticidade, como já vem sendo necessária para interagir com
consumidores mais sagazes e bem informados, será um dos pontos fortes para as
marcas se manterem diferenciadas. “Os dados mostram que o período de
isolamento exigirá atitude das empresas e consolidação de posicionamentos
sólidos para alicerçar a interação com esses consumidores mais maduros. É
preciso garantir boa reputação e comunicar claramente benefícios e
diferenciais, para fugir da escolha por preços. Esse preparo será
essencial para determinar a agilidade de adaptação para o mercado
pós-pandemia", comenta Guilhermo Benitez, da Engaje! Comunicação.