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terça-feira, 31 de maio de 2016

Agência brasileira assina campanha global da OMS pelo Dia Mundial Sem Tabaco




A nova/sb criou peças publicitárias para sensibilizar população, formadores de opinião e, sobretudo, legisladores do mundo todo sobre a atratividade danosa das embalagens de cigarro

A Organização Mundial da Saúde (OMS) quer conscientizar o mundo da importância de uma legislação que padronize as embalagens de cigarro neste Dia Mundial Sem Tabaco (World No Tabacco Day 2016, em inglês), 31 de maio. O intuito é chamar os países para a implementação de embalagens de cigarro genéricas. Para conseguir atingir esse objetivo, a OMS selecionou a agência brasileira nova/sb depois de uma concorrência entre empresas de publicidade do mundo.

Os materiais foram desenvolvidos para explicar ponto a ponto como a embalagem padrão funciona e seus respectivos benefícios. Por isso, a criação traz uma embalagem desconstruída que mostra isso de forma bastante didática no intuito de familiarizar o público que muitas vezes não conhece a padronizada. As peças usaram a embalagem adotada pela Austrália, com três variações que mostram os riscos do tabaco para gestação e desenvolvimento do feto, gangrena e cegueira.

A campanha foi desenvolvida para os 6 idiomas oficiais da ONU: Inglês, Francês, Espanhol, Chinês, Russo e Árabe. Também foi desenvolvido poster, folder para evento, banners de web, posts de facebook, material promocinal, banners impressos, além de um vídeo de 45 segundos que será veiculado em canais com os quais a OMS está trabalhando parcerias pelo mundo. O vídeo já está disponível no YouTube. www.youtube.com/watch?v=rXUCTSp2_58

Bob Vieira da Costa, CEO e sócio-fundador da nova/sb, destaca a relevância desse trabalho: “A Comunicação de Interesse Público é o tipo de ferramenta que impulsiona transformações positivas significativas para a sociedade. Essa campanha que preparamos para a OMS se trata exatamente disso. Considerando os inúmeros riscos do fumo, milhares de pessoas impactadas poderão ter uma outra história de vida”. Atualmente, o único país a adotar um modelo padrão de embalagem é a Austrália.

No Brasil, a indústria de tabaco vem se adaptando à atualização constante das regras para fumantes e para a produção e comercialização de cigarros. Em 2011, a chamada Lei Antifumo restringiu a atividade ao determinar que os usuários não poderiam mais fumar em locais fechados, públicos ou privados. Pouco tempo depois, em abril de 2015, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) determinou que 30% da parte inferior frontal dos maços devem trazer um novo alerta e recomendação: a frase "Este produto causa câncer. Pare de fumar. Disque 136".

Experiência de longa data - A agência nova/sb é a única empresa brasileira a trabalhar com a publicidade da OMS. Ela foi responsável pelas campanhas de doação de sangue da Organização de todos os anos entre 2011 e 2015. Mas foi antes disso, em 2008, que a agência trabalhou pela primeira vez com o tema Consumo de Tabaco. Em 2010, ela voltou a desenvolver campanha para esse tema, onde as peças dos dois anos procuravam impactar, sobretudo, jovens e mulheres.


www.novasb.com.br/

CDL Jovem promove o Dia da Liberdade de Impostos




Ações, com distribuição gratuita de lanches, no dia 2/06, pretendem conscientizar a população sobre enorme carga tributária brasileira
A maioria dos brasileiros não têm consciência de que trabalha 154 dias por ano somente para pagar impostos. E, pior, a cada ano esse número de dias aumenta ainda mais. Para alertar sobre a alta carga tributária brasileira e a falta de retorno em serviços públicos a CDL Jovem de Caxias do Sul junta-se a todas as CDLs Jovens do Brasil na quinta-feira (2/06) realizando a 9ª edição do Dia da Liberdade de Impostos.

A partir das 9h, a CDL Jovem levará até a Praça Dante Alighieri o food truck da Casapueblo. Quando os clientes chegarem para comprar pizzas terão uma surpresa: verão o tamanho que sua fatia ficaria, caso fossem descontados os impostos! A brincadeira promete final feliz, já que a pizza terá distribuição gratuita. A ação terá continuidade à noite, a partir das 19h, na Praça das Bandeiras da UCS, com a Kombioca e a distribuição de tapiocas.

Ou seja, a pessoa pede uma pizza ou uma tapioca, mas receberá apenas dois terços. A outra parte corresponde ao imposto!
O presidente da CDL Jovem Caxias do Sul, Maurício Antunes, explica que a intenção é fazer com que as pessoas visualizem e reflitam sobre a quantidade de imposto embutidos em cada produto que é consumido todo o dia. O slogan nacional é "Imposto não é brincadeira" e a campanha remete às atividades do circo. Entrando no clima, o ator Davi de Souza estará vestido de palhaço e convidando a população a tirar a "Self pós imposto", ou seja, distribuindo nariz de palhaço para quem quiser protestar contra os impostos e a falta de retorno em serviços.

Enquanto nos outros anos cada CDL Jovem organizava a ação em sua cidade, a edição de 2016 mostra a força nacional das CDLs Jovens, que estarão realizando a campanha simultaneamente em 9 Estados brasileiros e também no Distrito Federal.  O material visual mostra os malabarismos que o brasileiro precisa fazer para pagar os impostos.

" Nossa voz ganha mais força trabalhando um tema único. Serão todas as CDLs Jovens do Brasil, no mesmo dia. A ideia é cobrar um retorno justo pelo que contribuímos para o Governo. Quanto mais integração e engajamento entre os jovens de diversos setores da economia, melhor para todos", ressalta Antunes. 

A primeira edição da campanha foi iniciada pela CDL Jovem de Belo Horizonte (MG) em 2007. Desde então, diversas entidades aderiram ao movimento. A Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e a CDL Jovem defendem a simplificação tributária, a criação de um ambiente de negócios favorável ao investimento, incluindo um mercado de trabalho mais flexível e uma política de crédito e financiamento apropriados. Também atuam no Congresso Nacional para regulamentar os meios de pagamento e a reforma previdenciária.

Saiba mais:
- No ano passado, o brasileiro trabalhou até o dia 31 de maio para pagar os impostos. Já agora, em 2016, serão dois dias a mais, é como se o trabalhador brasileiro trabalhasse até o dia 2 de junho somente com essa finalidade. 

- O Brasil é o sétimo País com a maior carga tributária. Porém, comparando os serviços fornecidos pelo governo com os dos demais, os brasileiros são os que tem o pior custo benefício, tendo como base o percentual de arrecadação e a qualidade dos serviços públicos fornecidos. Segundo o Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), em 2003, o contribuinte brasileiro teve que destinar em média 36,98% do seu rendimento bruto para pagar tributos, por exemplo. No ano passado, o percentual já havia passado para 41,37%.

- Levantamentos mostram que nos primeiros 3 anos, aproximadamente 50% das empresas fecharam suas portas no Brasil.


 Dia Livre de Impostos
2 de junho, quinta-feira
- Praça Dante Alighieri, a partir das 9h, distribuição de pizza com o food truck Casapueblo.

Na UCS (Praça das Bandeiras) a partir das 19h, com a participação da Kombioca e distribuição de tapiocas.

Realização:  CDL Jovem Caxias do Sul. Patrocínio: Sicredi, Sulpeças e UCS. Apoio: Casapueblo e Kombioca. 

No Dia Mundial Sem Tabaco, alergista adverte sobre malefícios do cigarro





Comemorado anualmente em 31 de maio, o Dia Mundial Sem Tabaco foi criado em 1987 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), como uma data para refletir sobre as doenças e mortes relacionadas ao tabagismo. Além de riscos relacionados ao câncer, o consumo da substância está ligado à asma, às alergias e infecções respiratórias. “O tabaco atua como um irritante, que vai potencializar o processo inflamatório dos brônquios”, explica o médico alergista Diener Frozi. 

Responsável pelo projeto “Viva Sem Alergia”, em Duque de Caxias, cidade da Baixada Fluminense, o especialista esclarece que a fumaça do cigarro é um agente alérgeno, que pode desencadear coceira no nariz, tosses, espirros e até mesmo crises em pacientes  com predisposição. “A nicotina age favorecendo a liberação de histamina pelos mastócitos, células do tecido conjuntivo. O composto orgânico é responsável por respostas imunológicas que causam a vermelhidão, o aparecimento de edemas e, em casos mais graves, dificuldade para respirar”, orienta Frozi.

Os sintomas podem variar de acordo com o tempo e grau de exposição ao alérgeno e atingem até mesmo crianças, em famílias com adultos que fazem uso de cigarro. De acordo com dados do Programa Nacional de Controle de Tabagismo (PNCT), a epidemia global do tabaco mata quase 6 milhões de pessoas por ano. Destas, mais de 600 mil são fumantes passivos, ou seja, que não fumam, mas convivem diretamente com quem fuma. 
“A asma provoca o estreitamento dos brônquios de forma variável, que pode ser controlada. Com o fumo, a constrição é progressiva e as crianças de lares com fumantes são as mais afetadas”, salienta o médico.
 

Sobre o Viva Sem Alergia
O projeto social Viva Sem Alergia atende pacientes da Baixada Fluminense, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, com objetivo de tratamento, controle e prevenção de alergias e doenças imunológicas. Na unidade de saúde localizada em Duque de Caxias, os pacientes realizam exames gratuitamente, como o teste cutâneo para detectar os alérgenos aos quais são mais suscetíveis. Em caso de diagnóstico confirmado de asma, o tratamento é iniciado com kits alérgicos com broncodilatadores em forma de sprays inalatórios, as conhecidas “bombinhas”, distribuídas sem custo. A oferta é possível graças a parcerias com instituições como a Cruz Vermelha de São Gonçalo. 


Viva Sem Alergia
Rua Conde de Porto Alegre, nº 119, Edifício Uba - 8º andar
Jardim Vinte e Cinco de Agosto - Duque de Caxias (RJ)
Funcionamento: segunda a sexta, das 8h30 às 17h; sábados, das 8h às 12h.
Agendamento de consultas: 21-3848-5389

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