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sexta-feira, 17 de abril de 2015

Clínica de Nutrição da Anhanguera oferece orientações gratuitas de prevenção ao câncer e à hipertensão





Serviço é realizado por meio de palestras, atendimentos individuais e oficinas práticas realizadas em grupo

A Clínica de Nutrição da Universidade Anhanguera de São Paulo – unidade Campo Limpo – oferece até o fim de abril orientações para a população de prevenção ao câncer e à hipertensão. O serviço, gratuito, é realizado pelos alunos, sob a supervisão dos professores, e conta com palestras, atendimentos individuais e oficinas práticas realizadas em grupo.  

No programa, os hipertensos aprendem, por exemplo, a fazer receitas com menos sódio (sal de cozinha) e são estimulados a diminuir o consumo de alimentos processados e multiprocessados (refeições congeladas, bolachas, refrigerantes, sucos em pó) e a substituir os temperos prontos pelos naturais, como alecrim e manjericão.

Os pacientes são orientados também a fazer uma mini horta em casa, reduzindo os custos com alimentação e aumentando a qualidade nutricional. Para prevenção ao câncer, eles tomam contato com alimentos funcionais, como linhaça, aveia e farinhas integrais, e aprendem receitas baseadas na reutilização de produtos que geralmente são jogados fora, como talos de vegetais. “Nós mostramos para a população os benefícios nutricionais de cada alimento no organismo e os incentivamos a adotar novos hábitos alimentares em prol de uma melhora na qualidade de vida e na prevenção não apenas do câncer e da hipertensão, mas de outras doenças também”, explica a professora Nadya Caroline Mambelli Magri, coordenadora da Clínica e do curso de Nutrição da unidade Campo Limpo.

Segundo a professora, a alimentação funcional está relacionada à prevenção de doenças crônicas e os pacientes aprendem na Clínica a combinar alimentação convencional com a funcional. Os interessados em participar do projeto devem fazer a inscrição pelo telefone (11) 5843-4429. A Clínica de Nutrição da unidade Campo Limpo funciona de segunda a sexta-feira, das 14h às 19h.

SERVIÇO

O que é: Orientações nutricionais para prevenção ao câncer e à hipertensão
Quando acontece: de segunda a sexta-feira

Horário: das 14h às 19h
Local: Universidade Anhanguera de São Paulo – unidade Campo Limpo
Endereço: Estrada do Campo Limpo, 3677 – ao lado do terminal de ônibus
Inscrições: (11) 5843-4429

ÁGUA E COMIDA CONTAMINADAS SÃO RESPONSÁVEIS POR MAIS DE 350 MIL MORTES NO MUNDO; SAIBA COMO PREVENIR






Especialista explica que contaminação se torna mais grave em
crianças e idosos

Recentemente a Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou um relatório com dados que alertaram a população sobre o consumo de água e comida. Os números anunciados mostram que, em 2010, foram registrados cerca de 582 milhões de casos referentes a 22 tipos de doenças de origem alimentar. Foram constatados ainda 351 mil óbitos aliados a esse tipo de problema.
Uma das bactérias responsáveis por 37 mil dessas mortes é a E.Coli (Escherichia Coli), que na maioria das vezes causa gastroenterite. Segundo Adriana Coppola, farmacêutica especialista em assuntos regulatórios, a doença nada mais é que uma infecção alimentar, por isso, deve ser tratada rapidamente para não apresentar evolução.
“A gastroenterite pode ser mais grave em crianças e bebês, pois eles ainda não estão totalmente preparados para suportar uma carga bacteriana intensa. Assim como os idosos, que no caso da saúde mais fragilizada, podem apresentar agravamento no quadro e até levar ao óbito”, explica.
Adriana conta que não é difícil reconhecer uma intoxicação, ainda mais quando a pessoa se alimentou fora de casa. “Os sintomas da doença geralmente são vômito, diarreia, enjoo, formação de gases e dor de cabeça”, explica a farmacêutica ressaltando que folhas de saladas e frutas são um dos maiores meios de contaminação.
De acordo com a especialista a melhor forma de se proteger da infecção alimentar é avaliando as condições de restaurantes e lanchonetes desconhecidos. Já em casa, frutas, legumes e folhas, assim como a água, devem ser desinfetados. A indicação de Adriana é o uso do bactericida Hidrosteril, que tem aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e não tem necessidade de enxague (procedimento que pode contaminar os alimentos novamente).

Sedentarismo afeta quase a metade da população brasileira, alerta Sociedade Brasileira de Hipertensão




Pesquisa do IBGE aponta que 46% da população com 18 anos ou mais sofrem com o sedentarismo,
o que agrava o quadro de hipertensos no país
A Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH) manifesta a sua preocupação com os últimos dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) sobre o sedentarismo no Brasil. A pesquisa revela que 46% dos adultos - um total de 67,2 milhões - são sedentários.
Para a entidade, além do sedentarismo, o estresse, maus hábitos alimentares, excesso de peso e a idade são fatores de risco para a hipertensão, que tem estimativa de acometer 5 a 10% da população com até 18 anos, ou seja, 7 milhões de crianças e adolescentes e cerca de 30% da população adulta, chegando a mais de 50% na terceira idade. Já o estresse, por exemplo, está associado diretamente às doenças do coração e à hipertensão arterial - só no Brasil, 70% da população economicamente ativa sofre deste mal. Nas crianças e adolescentes a hipertensão já está francamente associada ao excesso de peso e sedentarismo.
"O sedentarismo, entre outros agravantes, é um dos fatores de risco para a hipertensão. Assim, o nosso objetivo é conscientizar a população da importância da atividade física e alimentação saudável para o controle de doenças crônicas e cardiovasculares", afirma Dr. Fernando Almeida, nefrologista membro da SBH.
Dr. Fernando é um dos participantes da campanha "Menos Pressão Mais Vida" da Sociedade Brasileira de Hipertensão, que promove diversos eventos gratuitos por todo o Brasil por meio de suas Ligas Acadêmicas e com o apoio do Ministério da Saúde. Os eventos acontecem no dia 26 de abril, data em que é comemorado o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial. Para estampar a campanha, a embaixadora escolhida deste ano foi a Sabrina Sato pelo estilo de vida saudável que a apresentadora representa.
A principal ação acontece em São Paulo, no Parque Villa-Lobos, com programação gratuita para aferição da pressão, teste de glicemia, cálculo de massa corpórea (IMC), aulas de atividades físicas e dicas nutricionais. Com o evento, a SBH estima atender de 600 a 800 pessoas no dia. Além disso, um dos apoiadores da campanha, a CCR ViaOeste, será responsável por painéis de mensagens nas duas das estradas mais movimentadas do Estado de São Paulo, a Raposo Tavares e a Castello Branco, além de apoiar a entidade na divulgação da campanha em outros meios internos da empresa.
"A nossa atenção está direcionada para a prevenção de doenças cardiovasculares, além dos eventos traumáticos (acidentes). Desta forma, reforçamos o senso de importância de campanhas como a da Sociedade Brasileira de Hipertensão, pois através dela será possível reforçar as ações preventivas, além de identificar novos casos, pois é sabido que a hipertensão arterial é uma doença 'silenciosa' em muitos casos, e estes pacientes somente terão a confirmação durante uma urgência médica", diz Marcelo Augusto Okamura, médico coordenador do Atendimento Pré-Hospitalar da CCR.
"Assim, acreditamos que a redução de casos de Infarto Agudo do Miocárdio ou Acidente Vascular Encefálico, que podem ocorrer durante uma viagem numa rodovia, está associada aos projetos de prevenção. Nossas equipes participarão da Campanha da SBH em 2015, fato que se repete nos dois anos anteriores", finaliza Dr. Okamura.
A SBH também procura orientar e conscientizar a população por meio de seus 10 Mandamentos da prevenção da pressão alta.
Confira as dicas da entidade:
01.  Meça a pressão pelo menos uma vez por ano.
02.  Pratique atividades físicas todos os dias.
03.  Mantenha o peso ideal, evite a obesidade.
04.  Adote alimentação saudável: pouco sal, sem frituras e mais frutas, verduras e legumes.
05.  Reduza o consumo de álcool. Se possível, não beba.
06.  Abandone o cigarro.
07.  Nunca pare o tratamento, é para a vida toda.
08.  Siga as orientações do seu médico ou profissional da saúde.
09.  Evite o estresse. Tenha tempo para a família, os amigos e o lazer.
10.  Ame e seja amado.
Campanha Menos Pressão: http://sbh.org.br/menospressao/
www.facebook.com/menospressao
twitter.com/MenosPressao
www.instagram.com/menospressao 
- twitter.com/MenosPressao


Serviço: Exames gratuitos no Parque Villa-Lobos
Endereço: Av. Prof. Fonseca Rodrigues, 2001 - Alto de Pinheiros, São Paulo.
Data: 26 de abril
Horário: 9h às 17h

Sobre a Sociedade Brasileira de Hipertensão
A Sociedade Brasileira de Hipertensão é uma Sociedade Civil sem fins lucrativos, que trabalha com o objetivo de estimular o intercâmbio de informações e a pesquisa (básica, clínica e epidemiológica) sobre a hipertensão arterial e as moléstias cardiovasculares entre cientistas e profissionais da saúde brasileiros. Ela incentiva jovens cientistas e médicos a desenvolverem pesquisas em hipertensão arterial, além de educar sobre os aspectos da hipertensão e as moléstias cardiovasculares.  Promove ainda a detecção, o controle e a prevenção da hipertensão e outros fatores de risco cardiovascular na população brasileira.

Presentes do Dia das Mães devem ser mais modestos neste ano, aponta levantamento elaborado pela FecomercioSP e Boa Vista SCPC




Segundo estudo, itens mais caros, como bens duráveis, devem ficar em segundo plano na hora da compra
O comércio já se prepara para o Dia das Mães, que promete ser mais modesto em relação ao ano anterior devido ao atual cenário econômico. A menor oferta de crédito, os juros altos, a inflação elevada e as incertezas relacionadas ao mercado de trabalho devem fazer com que pais e filhos sejam mais cautelosos na hora da compra do presente. Os números da Páscoa já não foram animadores, apontando queda de 0,3% nas vendas em relação ao ano passado, conforme divulgado pela Boa Vista SCPC.
Segundo cenário traçado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) em parceria com a Boa Vista SCPC, as famílias estão mostrando pouca disposição para contrair novas dívidas, como tem mostrado o Indicador de Demanda por Crédito do Consumidor da Boa Vista SCPC.
Já as que buscam novos empréstimos, de maneira geral, estão com dificuldade para fechar o orçamento doméstico, conforme apontado pelos últimos dados da Pesquisa de Risco e Intenção de Endividamento (PRIE) da FecomercioSP. Assim, na medida do possível, as famílias devem priorizar pagamentos à vista ou parcelamento sem juros - e evitar o crediário, portanto -, o que significa uma compra maior de itens de menor valor.
Entre os itens mais vendidos no Dia das Mães apontados nas sondagens realizadas nos anos anteriores estão: Vestuário, Perfumes e cosméticos, Flores, Calçados, Bolsas e acessórios, Joias e bijuterias, Eletrodomésticos (forno micro-ondas, ar-condicionado, liquidificador, fogão) e Eletrônicos (celular, tablet, televisão). Artigos que, de maneira geral, pertencem a setores que acenderam as luzes amarelas - em alguns casos, vermelhas - nos últimos meses.
Devido à retração de crédito ao consumo, o cenário é desfavorável para o setor de Eletrodomésticos e Eletrônicos, que, no Estado de São Paulo, apresentou queda de 12,3% em 2014 de acordo com dados da Pesquisa Conjuntural do Comércio Varejista (PCCV). Na capital, a queda foi de 8,5%. Em janeiro de 2015, a atividade no Estado de São Paulo mostrou queda de 2,8% do faturamento na comparação com o mesmo período do ano passado. Na capital, a retração foi ainda maior, de 7,9%.
Em linha com a PCCV, outra pesquisa da FecomercioSP afirma que o momento não é considerado oportuno pelas famílias paulistanas para a aquisição de eletrodomésticos e eletrônicos. O Índice de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) atingiu, em março de 2015, 105,7 pontos, o nível mais baixo da série histórica iniciada em janeiro de 2010, e o componente Momento para duráveis atingiu 82,3 pontos e está inferior aos 100 há 11 meses. Uma redução na procura por bens duráveis, cujos preços são relativamente mais elevados, somada a uma maior proporção de pagamentos sem juros, deve levar a uma queda do valor médio do presente.
Perfumes e cosméticos importados também não aparecem como uma boa opção diante da alta do dólar. Embora os preços desses itens tenham subido menos do que a inflação nos dozes meses encerrados em março - artigos de maquiagem apresentaram alta de 3,4%, e perfumes, de 4,8% -, eles registraram altas expressivas em fevereiro e março, influenciados pela valorização da moeda americana - nos dois meses, perfumes e cosméticos já acumulam alta de 2,6%.
Com isso, pais e filhos provavelmente evitarão a compra de itens desses segmentos e os presentes tendem a se concentrar em roupas, calçados, bijuterias, bolsas, acessórios e flores.
Entretanto, as flores, na capital paulista, estão mais caras do que em 2014. Comprometidas por fatores como a alta do dólar, clima desfavorável e o aumento do custo de transporte, elas subiram 8,9% no acumulado em 12 meses até março, ante uma inflação média de 7,8% no mesmo período.
Já o setor de Vestuário enfrenta um período bastante difícil - retração de 14,5% do faturamento em janeiro na comparação com o ano passado, segundo dados da PCCV para o estado de São Paulo; na capital a queda foi maior, de 26,8%. Em 2014, o faturamento do setor havia registrado queda de 4,2% no estado e de 3,9% na capital. O fraco desempenho das vendas estimulam promoções e seguram os preços do setor, que vêm crescendo abaixo da inflação. Segundo dados do IPCA, o item Roupa Feminina apresentou queda de 0,4% em 12 meses; bolsas subiram, em média, 1,3%; sandálias femininas, 3,2%; Joias e bijuterias, 3,8%.
Para a FecomercioSP e a Boa Vista SCPC, as últimas datas comemorativas do comércio evidenciam um consumidor mais cauteloso com o seu orçamento e mais maduros em suas tomadas de decisões de consumo. O baixo desempenho das vendas na primeira data comemorativa relevante para o comércio, a Páscoa, pode ser considerado como uma prévia para as datas vindouras.
Mesmo com o atual cenário, por parte dos lojistas, o Dia das Mães, especificamente, pode representar uma oportunidade para o setor recuperar as vendas, de modo que podem surgir promoções interessantes.

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