Quatro
em cada dez inadimplentes não sabem o quanto devem; 48% não têm condições
financeiras de pagar dívida nos próximos três meses e 47% não mudaram atitudes
mesmo admitindo descontrole das contas
Um levantamento
realizado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação
Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) em todas as capitais revela que pelo
terceiro ano consecutivo, o desemprego figura como a principal causa da
inadimplência no Brasil. Dentre os consumidores que possuem contas em atraso, mais
de um quarto (26%) culpa a perda do emprego, percentual que sobe para 27%
quando considerado somente os indivíduos das classes C, D e E. Em anos
anteriores, o desemprego respondia por 33% (2015) e 28% (2016) como principal
causa da inadimplência, percentuais que representam estabilidade em relação ao
dado deste ano.
Para a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti, os dados refletem as
dificuldades do atual cenário macroeconômico, com perda de dinamismo do mercado
de trabalho e renda mais curta. “Mesmo com a economia começando a esboçar um
processo de recuperação, o brasileiro ainda não sente no bolso os efeitos práticos
desse processo de melhora gradual. Apesar de inflação e juros mais baixos, a
atividade econômica ainda não ganhou tração. O desemprego continua elevado e a
renda do brasileiro segue deprimida”, explica a economista.
Outros motivos que levaram os brasileiros à situação de inadimplência são a
diminuição da renda (14%), falta de controle financeiro (11%) e o empréstimo de
nome a terceiros (5%). Um dado que chama a atenção no estudo é que na
comparação com 2016 (9%) e 2015 (7%), houve uma queda no percentual de pessoas
que apontam o empréstimo de nome a terceiros como causa da inadimplência. “Isso
se deve, provavelmente, ao fato de que, em contraste com um passado recente,
quem emprestava o nome, agora, compartilha das mesmas dificuldades de quem
pedia o nome emprestado”, afirma o educador financeiro do portal ‘Meu
Bolso Feliz’, José Vignoli.
O raio-x da inadimplência no Brasil traçado pelo levantamento mostra que as
mulheres são maioria entre os devedores entrevistados: 56% contra 44% dos
homens. Quanto a faixa etária, a concentração é mais elevada entre os adultos
de 25 a 49 anos, que juntos detém 65% da amostra. E não são apenas as pessoas
de mais baixa renda que fazem parte do grupo de brasileiros que possuem contas
em atraso: nove em cada dez (93%) inadimplentes entrevistados são das classes
C, D e E, mas 7% pertencem às classes A e B. A pesquisa revela que 75% dos
inadimplentes possuem, no máximo, o segundo grau completo.
Apenas 20% acreditam que vão pagar toda a dívida nos próximos
três meses; renegociação e bico são principais estratégias
O estudo ainda revela que em cada dez consumidores com contas em atraso, cinco
(48%) não acreditam que vão conseguir pagar nem ao menos uma parte de suas
pendências nos próximos três meses, percentual que é ainda mais elevado entre
as mulheres (53%) e indivíduos das classes C, D e E (49%). O cenário é bastante
similar ao do segundo semestre do ano passado, quando a falta de condições para
pagamento das dívidas era de 46% dos devedores. De acordo com o estudo, o
valor médio do total das dívidas do brasileiro é de quase R$ 2.980, mas 43%
nem sabem ao certo o quanto devem.
Dentre os 20% que disseram ter a intenção de pagar toda a dívida nos próximos
90 dias e os 26% que pagarão ao menos parte do que devem, o acordo com o credor
continua como a primeira opção, com 42% de citações. Outras estratégias devem
ser a geração de renda extra por meio de bicos (23%), cortes no orçamento
(22%), recebimento de dívidas de terceiros (14%), utilização de recursos dos
saques das contas do FGTS (13%) ou uso do décimo terceiro salário (13%).
Cortes no orçamento para pagar dívida atingem vestuário, lazer e
alimentação; 16% resistem em economizar em compras supérfluas
Entre os inadimplentes que vão fazer cortes no orçamento e economizar para
pagar as dívidas (22%), a maior parte deixará de comprar roupas e calçados
(44%), diminuir atividades de lazer (39%) ou cortar gastos com alimentação fora
de casa (29%), produtos em supermercados (25%) e salão de beleza (25%). Para
51%, a maior dificuldade para quitar a dívida em atraso é o fato de o valor
total da pendência superar em muitas vezes a renda que possui. Há ainda 26% de
entrevistados que enfrentam dificuldades para economizar em despesas básicas e 16%
que resistem em economizar com itens supérfluos, abandonando velhos hábitos
de consumo.
Para o educador financeiro José Vignoli, um passo importante para sair da
situação de inadimplência é se responsabilizar pelos próprios atos, fazendo uma
reflexão sobre o que originou a dívida e manter o foco na resolução do
problema. “Relutar em eliminar despesas e em alterar o padrão de consumo são
alguns dos erros mais comuns para quem precisa ‘sair do vermelho’. A primeira
atitude para organizar as finanças pessoais é reconhecer a necessidade de mudar
hábitos que colocam o bolso em risco”, alerta Vignoli.
Inadimplente atrasa pagamento de roupas e até compras de
supermercado; plano de saúde e condomínio são as mais pagas em dia
Uma constatação do estudo é que a aquisição de produtos em supermercados se
posiciona em 2017 como o segundo item que mais originou a inadimplência,
responsável por 31% das compras não pagas (cartão de crédito, cartão de lojas,
cheque ou crediário). Em primeiro lugar está a compra de roupas, calçados e
acessórios com 60% de menções. Completam a lista os eletrônicos (18%),
celulares (16%) e eletrodomésticos (14%). Comparando com a população em geral,
as mulheres tendem a ficar mais inadimplentes nas compras de peças de vestuário
e calçados (64%), enquanto a classe C extrapola os limites do orçamento quando
adquirem celulares (16%) e móveis para casa (12%).
De uma forma geral, os compromissos financeiros do inadimplente que mais estão
em atraso, mesmo sem ter gerado o nome sujo, são os ligados ao crédito de
instituições financeiras ou no comércio, cuja incidência de juros é maior, como
cartão de loja (84% entre os que têm essa conta), empréstimo em banco ou
financeira (74%), cartão de crédito (74%), cheque especial (72%) e crediário
(67%).
Em sentido contrário, os compromissos que os inadimplentes mais pagam em dia,
são aqueles considerados básicos, como plano de saúde (93% dos que têm esse
compromisso), condomínio (89%), aluguel (84%), internet e TV por assinatura
(83%) e conta de água e luz (80%). “A iminência de corte de serviços de
primeira necessidade quando há atraso no pagamento pode ser um motivo para que
essas contas tenham menor percentual de atraso em relação às dívidas bancárias.
Como a pessoa não tem recursos para pagar tudo de uma vez, acaba elegendo
prioridades como o aluguel e o plano de saúde, por exemplo”, explica a
economista Marcela Kawauti.
Querer aproveitar uma promoção leva consumidores à
inadimplência; 47% desequilibraram as finanças enquanto viviam problemas
emocionais
Por trás de todas essas sérias consequências financeiras que a inadimplência
gera, existe um conjunto de comportamentos, sentimentos e impulsos que podem
levar o consumidor a atrasar as contas. Dados da pesquisa apontam que quase
a metade (47%) dos inadimplentes estava com algum problema emocional que
contribuiu para a geração da dívida, sendo a dificuldade para lidar com
problemas financeiros (14%), ansiedade (12%), insatisfação no trabalho (9%) e
problemas no relacionamento familiar (7%) as causas mais citadas.
Levando em consideração os devedores que admitem o descontrole financeiro ou
acesso ao crédito fácil como causa da inadimplência, quase um terço (32%) afirmou
que quis aproveitar uma promoção e acabou realizando uma compra sem avaliar o
próprio orçamento – percentual que cresce para 46% entre jovens de 18 a 34
anos.
47% dos que não têm controle do orçamento não mudaram atitudes e
apenas 18% buscaram ajuda
Entre os entrevistados que alegaram descontrole nas compras e falta de
planejamento financeiro, 53% tentaram mudar algo em sua atitude para
resolver esses problemas, como anotar as despesas e gastos (27%), diminuir as
saídas com amigos gastadores (18%) e até mesmo evitar de sair com o cartão de
crédito na carteira (16%). Na contramão desse comportamento, 47% admitiram
não ter mudado qualquer conduta, principalmente, por acreditarem que a
dívida não é um grande problema para o seu dia a dia (20%) ou que a situação
não as incomoda (11%).
Após contrair a dívida, a maioria (82%) desses inadimplentes reconhece não ter
procurado ajuda para frear os próprios impulsos, principalmente por acreditarem
que conseguem resolver sozinhos essa situação (48%). Apenas 18% procuraram
algum tipo de auxílio para colocar as contas em ordem, seja de um amigo (6%) ou
um profissional especializado (6%).
Metodologia
A pesquisa foi realizada pelo SPC Brasil e pela CNDL no âmbito do ‘Programa
Nacional de Desenvolvimento do Varejo’ em parceria com o Sebrae. Foram ouvidos,
pessoalmente, 600 consumidores com contas em atraso há pelo menos 90 dias, de
ambos os gêneros, acima de 18 anos e de todas as classes sociais nas 27
capitais do país A margem de erro dessa amostra é de no máximo 4,0 pontos
percentuais a uma margem de confiança de 95%.