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quinta-feira, 22 de junho de 2017

Junho Lilás alerta para importância do Teste do Pezinho



O Teste do Pezinho é um dos exames mais importantes para detectar doenças em recém-nascidos, pois o diagnóstico precoce permite o tratamento de diversas patologias e proporciona melhor qualidade de vida ao bebê e sua família. Quem faz o alerta é a assistente social Maria de Fátima Fernandes, do Hospital Santa Casa de Mauá.

Para conscientizar a sociedade de que o Teste do Pezinho é o primeiro passo para definir o futuro do bebê, a Unisert - União Nacional dos Serviços de Referência em Triagem Neonatal e a APAE - Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais  de São Paulo idealizaram a campanha Junho Lilás para destacar a relevância desse exame, que é rápido, gratuito e obrigatório por lei.

Segundo a assistente social, o exame é realizado a partir da coleta de gotinhas de sangue do calcanhar do recém-nascido e é fundamental na prevenção da deficiência intelectual e na melhoria da qualidade de vida das crianças. "Para que a prevenção seja possível, o exame deve ser realizado após as primeiras 48 horas do nascimento e até o quinto dia de vida do bebê. E é um direito de toda criança”, explica Maria de Fátima Fernandes.

Dados do Ministério da Saúde informam que mais de 80% das crianças nascidas em território nacional passam pela triagem neonatal, que detecta diversas doenças como Fenilcetonúria (falta da enzima fenilalanina hidroxilase, que impede a transformação do aminoácido fenilalanina em tirosina, podendo causar deficiência intelectual); Hipotireoidismo congênito (produção insuficiente dos hormônios da glândula tireoide (T3 e T4), importantes para o metabolismo e desenvolvimento cerebral dos bebês, principalmente nos dois primeiros anos de vida); Fibrose cística  (resulta em alterações que envolvem o sistema respiratório e digestório) e Doença Falciforme (grupo de doenças genéticas que apresentam alterações nas hemácias, causando a obstrução e dificuldade na circulação do sangue que provocam crises de dor e comprometimento progressivo de diversos órgãos), entre outras.

Todos os Testes do Pezinho colhidos na Santa Casa de Mauá são encaminhados à APAE de São Paulo e os resultados podem ser retirados pelo site da entidade ou no próprio hospital no prazo de 20 dias. 




quarta-feira, 21 de junho de 2017

Campanha identifica o tipo sanguíneo em ação popular



Junho Vermelho em parceria com o Senac Tiradentes realiza exame gratuito nessa sexta-feira


Você sabe qual é o seu tipo sanguíneo? Tem muita curiosidade em descobrir, mas não sabe como? Para responder a essa pergunta, a campanha Junho Vermelho, em parceria com o Senac Tiradentes, promove nessa sexta-feira, 23 de junho, o exame de tipagem sanguínea, gratuitamente. 

Neste dia, alunos do curso de técnico em hemoterapia da unidade, supervisionados por professores, realizarão testes para determinar o tipo sanguíneo daqueles que passarem pelo saguão do Senac Tiradentes. 

Para a realização do exame é necessária apenas a coleta de uma pequena amostra de sangue e o resultado fica pronto em apenas 30 minutos. Não há qualquer contraindicação para realizar esse procedimento. 

Procedimento:
Após a coleta, o sangue é colocado em uma centrífuga, que separa as hemácias do plasma. Após a aplicação de um antissoro, o profissional poderá identificar qual é a tipagem daquela pessoa. O exame reconhece os quatro tipos sanguíneos existentes: A, B, O ou AB, e se o indivíduo é RH+ ou RH-. 

Os testes serão realizados das 8 da manhã ao meio-dia. A expectativa é de que 400 pessoas descubram seu tipo sanguíneo nesta ação. Para participar, basta ir até o local. O exame é gratuito e não precisa de inscrições prévias. 



SERVIÇO:

Ação identifica o tipo sanguíneo da população
Data: 23 de junho (sexta-feira)
Horário: das 8h às 12h
Local: Av. Tiradentes, 822 – Luz (Senac Tiradentes)
Aberto à população – gratuito


Tipos sanguíneos da população brasileira

Considerados doadores universais, os portadores do tipo O- são muito procurados pelos hemocentros por serem, frequentemente, utilizados em caso de emergências médicas. O baixo número de brasileiros com este tipo torna o sangue tipo O- ainda mais desejado nos hemocentros: apenas 7% da população brasileira se enquadra nesta tipagem.

Tão ou ainda mais difícil de ser encontrado que o anterior, o sangue do tipo AB- é visto em apenas 1% dos brasileiros, no entanto o sangue AB é o chamado receptor universal, uma vez que pode receber de todos os demais (A, B ou O) com o mesmo fator RH. Em seguida aparecem os grupos de sangue B- (2%), AB+ (3%), A- (6%) e B+ (9%).

Mais comuns entre a população nacional, os sangues A+ e O+ são encontrados em 36% e 37% dos brasileiros, respectivamente.


Sobre o Junho Vermelho 

Organizada pelo Movimento Eu Dou Sangue, a campanha Junho Vermelho teve início no dia 1o e acaba dia 30 deste mês. A iniciativa, criada em 2014, visa estimular a doação de sangue durante os meses de inverno, quando há grandes quedas nos hemocentros, devido as férias escolares e as doenças provenientes das baixas temperaturas. 

O Junho Vermelho tem parceria com mais de 20 instituições públicas e privadas, e anualmente incentiva a doação por meio da iluminação de edifícios na cor vermelha, além de disseminar conteúdos informativos em todo o Brasil por meio de seus apoiadores. 


Sobre o Senac Tiradentes

É especialista em cursos de saúde e oferece infraestrutura especializada que auxilia a formação de profissionais e conta com laboratórios de enfermagem, hemoterapia, óptica, farmácia, diagnóstico por imagem, clínica odontológica, salas de aula multimídia e biblioteca especializada, além de equipamentos tecnológicos de última geração que permitem ao aluno vivenciar situações reais do mundo do trabalho. 

Só na área de hemoterapia, a unidade oferece quatro opções de cursos, em três modalidades: são 2 cursos livres - Coleta de Sangue em Hemoterapia: Doador e Paciente e Técnicas Laboratoriais em Imunohematologia Avançada: Resolução de Casos Complexos e Controle de Qualidade em Hemocomponentes; 1 curso técnico - Técnico em Hemoterapia; e 1 curso de pós-graduação em Hemoterapia. Todos com inscrições abertas.




Lares sem filhos - jovens ou maduros - tendem a ter maior renda e gasto per capita



Dados foram apresentados nesta quarta-feira em coletiva de imprensa da Kantar Worldpanel


O tamanho das famílias e a maturidade têm impactado o consumo no Brasil. Essa é uma das principais conclusões do estudo Winning the Future, apresentado nesta quarta-feira, durante coletiva de imprensa, pela Kantar Worldpanel. De acordo com o levantamento, que analisou 96 categorias no período de abril de 2016 a março deste ano, os independentes jovens (até 49 anos) e maduros (maiores de 50 anos), cujo número médio de pessoas no lar não ultrapassa dois indivíduos, tiveram gasto per capita maior do que os demais domicílios. São 34% e 41%, respectivamente, acima da média.

Donos da segunda maior renda per capita, os independentes jovens, que correspondem a 11% da população entre 6 milhões de lares, ainda estão formando seu patrimônio e não abrem mão da conectividade. Entre 25 e 34 anos, 74% deles possuem smartphone, já dos 35 a 44, o índice chega a 62%. Usando a tecnologia como ferramenta para simplificar suas vidas, eles utilizam os aparelhos para navegação na internet, uso de redes sociais e envio de mensagens instantâneas.

Atentos também à praticidade, indulgência e bem-estar dentro de casa, a despensa dessa parcela da população traz produtos como óleos especiais e azeite, cerveja, antisséptico bucal, protetor solar e alvejante sem cloro. Na hora das refeições, vão além do tradicional arroz e feijão. Brasileiros de até 45 anos têm incluído no cardápio pizza, empanados de frango, macarrão, coxinha, lasanha e linguiça. As indulgências também estão presentes no consumo out of home, com destaque para balas e gomas, pipoca pronta e biscoito doce – mercadinhos, ambulantes e lanchonetes são os canais utilizados.

Já os independentes maduros, com 50 anos ou mais, segundo o Winning the Future, buscam mais qualidade de vida e produtos específicos. Com lares mais bem equipados que os demais - 70% deles possuem máquina de lavar roupa e 39% automóveis -, 31% pertencem à classe AB, 92% não pagam aluguel e 64% vivem em casa com seis cômodos ou mais. Ainda que não totalmente conectados, 35% têm internet em casa, enquanto 29% contam com TV por assinatura. Adeptos de viagens e passeios, os compradores dessa faixa etária se concentram em produtos de bem-estar e saúde, como óleos especiais, adoçante e cream cheese, por exemplo, itens práticos (café solúvel, alvejante sem cloro) e necessidade (tintura para cabelo).

Lidando com questões ligadas à saúde, como controle de colesterol, diabetes e pressão alta, a saudabilidade aparece presente na preferência pelas versões lights, integrais e diets de produtos como pão, biscoito, requeijão, iogurte e refrigerante. Encarando as compras como um programa e não como uma obrigação, os independentes maduros foram 88 vezes ao ponto de venda em 2016 (abril de 2016 a março de 2017), contra 78 visitas dos independentes jovens, por exemplo. Eles só foram superados pelos casais com filhos adultos, que registraram 93 idas.Fora de casa, os mais experientes mantiveram o consumo equilibrado, gastando mais com refeições, água de coco e suco natural, por exemplo.

Ofertas especiais

Há algum tempo se destacando nos pontos de venda, as promoções seguem firme e forte entre as preferências do consumidor, destaca o estudo. O Brasil está entre os países que mais geraram valor em ofertas especiais (40,1%) no primeiro trimestre de 2017 – Argentina (40%), Reino Unido (38%), Itália (34,5%), Holanda (20,6%), Alemanha (17,4%), Espanha (14,5%) e França (13,5%) se seguem no ranking. De acordo com a Kantar Worldpanel, 80% dos consumidores brasileiros compraram itens em promoção no último trimestre, sendo que 55% deles afirmaram que a oferta especial é o principal fator na hora da escolha da loja.

As promoções que permitem levar mais por menos são as favoritas (68%), seguidas por aquelas que oferecem desconto no preço (64%).



Kantar




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