A
psicologia é um fator essencial e determinante na maioria das estratégias de
marketing. Isso porque todas as decisões, desde as mais simples às mais
complexas, são tomadas primeiro no inconsciente. Esse processo,
dependendo da complexidade da decisão, pode demandar bastante energia do
cérebro. Para evitar a fadiga mental, adotamos algumas diretrizes, os chamados gatilhos
mentais. Quando aplicados da maneira correta, são capazes
de ajudar no engajamento dos seus consumidores, motivando-os a agir. Em outras
palavras, podem atuar como incentivadores em uma decisão de compra.
Listamos abaixo os principais mecanismos utilizados em marketing que poderão ser úteis ao seu negócio e como aproveitá-los da melhor maneira. Confira!
Listamos abaixo os principais mecanismos utilizados em marketing que poderão ser úteis ao seu negócio e como aproveitá-los da melhor maneira. Confira!
Segurança
Ao oferecer um produto ou serviço, é fundamental demonstrar-se confiante e seguro em relação àquilo que está vendendo. Esse gatilho diz respeito tanto à segurança transmitida pela sua loja quanto à sensação que o produto causa no consumidor.
Como aplicar:
— “Resultados em uma semana ou devolvemos o seu dinheiro”;
— “99% de clientes satisfeitos”.
Escassez
Sabe aquele papo de que “é preciso perder para dar valor”? Acredite ou não, mas essa lógica funciona para os negócios. As pessoas tendem a valorizar aquilo que é escasso e há uma explicação: o inconsciente costuma associar que quanto mais difícil for para adquirir um produto, mais raro e valioso ele é.
Como aplicar:
— “Apenas uma unidade restante em estoque”;
— “Vagas limitadas”;
— “Frete grátis para os 20 primeiros compradores”.
Urgência
Muito parecido com o da Escassez, porém está relacionado ao fator temporal, pois o produto ou serviço oferecidos possuem um prazo limite para serem adquiridos. É agora ou nunca! Depois desse período, o consumidor perde a oportunidade de obter o item ou de aproveitar um desconto, por exemplo. É um gatilho muito efetivo, pois diante dessa situação, tendemos a agir o mais rápido possível.
Como aplicar
— “Contagem regressiva para comprar”;
— “Só neste fim de semana”;
— “Última chance”.
Prova Social
Por pertencermos a uma sociedade, querendo ou não, o inconsciente tende a
seguir a maioria. Seres humanos sentem necessidade de pertencer a
grupos que os identifiquem como indivíduos, dessa forma, a Prova Social é um
gatilho poderoso.
Como
aplicar
— Depoimentos de clientes satisfeitos e pesquisas de satisfação;
— Opiniões e imagens de pessoas influentes que utilizam o produto;
— Quantidade de unidades vendidas.
Reciprocidade
“Gentileza gera gentileza”. Concorda? Seu inconsciente também. O ser humano tem
uma tendência natural a querer retribuir algo que lhe agrega valor de alguma
forma. Portanto, se você pratica algum gesto que seu cliente entenda
ser de coração, ele se sentirá grato e retribuirá de alguma forma,
seja compartilhando uma publicação, seja cadastrando o e-mail na sua lista
ou mesmo comprando um de seus produtos.
Como
aplicar
— Amostras grátis;
— Brindes.
Antecipação
Ao assistir a um trailer empolgante de um filme que será lançado em breve, bate
uma ansiedade pela estreia, certo? Assim funciona o gatilho da Antecipação. Ele
diz respeito às expectativas em relação a algo que está por vir e, portanto, é
muito poderoso, uma vez que o futuro é algo incerto e o ser humano se sente
confortável quando as perspectivas são positivas. Estimular a novidade, antecipando informações sobre um
lançamento é mais um modo de conquistar a atenção do público.
Como
aplicar
— Planeje a apresentação do produto e comece a fazer publicidade, estimulando a curiosidade do público sobre o que está por vir.
Razão (Por que)
Mesmo que as decisões sejam tomadas primeiramente no inconsciente, a mente
tende a procurar sempre por razões que justifiquem as ações. Quando encontramos
essas motivações, acreditamos estar fazendo o certo.
Como
aplicar
— Apresente os motivos pelos quais deveriam comprar seu produto/serviço;
— Quando usar os gatilhos de urgência e escassez, explique o motivo do prazo ou da oportunidade ser única.
Os
gatilhos mentais são poderosas ferramentas de convencimento, portanto
devem ser utilizados com ética e responsabilidade. Se você não entrega ao
público aquilo que promete e os utiliza apenas para benefício
próprio, você não estará persuadindo as pessoas, mas manipulando-as.
Lembre-se: A persuasão é a capacidade de entender o que o seu público pensa e
deseja, se comportando de forma que os seus objetivos se alinhem a esses
desejos e vice-versa.
Bruno
Gianelli - sócio-diretor da Betalabs, especialista em sistemas de gestão e
plataformas de e-commerce. http://betalabs.com.br/