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terça-feira, 5 de maio de 2015

Cinco dicas para seu restaurante e bar encantar no Dia das Mães




Dia 10 de Maio, todos os donos de restaurantes e bares querem ver a casa cheia de familiares. O Dia das Mães não é uma data qualquer. Principalmente no meio gastronômico espera-se poder recuperar as perdas por causa da crise econômica que afeta o país. Mas para que a data seja especial tanto para clientes quanto para os proprietários dos estabelecimentos, é preciso ter planejamento e cuidado com os detalhes. Por isso dou aqui algumas dicas para que a comemoração se transforme em lucros.
1. Prepare seu local
O primeiro passo é preparar o ambiente de modo que os familiares percebam que algo foi preparado para agradá-los. O cliente precisa visualizar que encontrará o que procura para encantar a sua mãe. Serviço não é como um bem tangível que pode ser tocado, sentido. Desta maneira, busque outras formas para caracterizá-lo, como uma trilha sonora, fotos de família, pode ser a sua ou de seus funcionários, etc. Aqui vale usar a criatividade.
2. Pense no cardápio
É importante padronizar, ganhando preciosos minutos para as equipes da cozinha e do atendimento neste dia de movimento tão intenso. Monte um cardápio mais enxuto, oferecendo opções especiais preparadas para a data. Isso fará com que o convidado se sinta especial. Ele verá que você pensou em proporcionar uma experiência única naquele dia.
3. Corteje a família
É imprescindível sentir-se cortejado, único. Programe-se para entregar flores para as mães, ofereça chocolates de boa qualidade, prepare um brinde de bom gosto alusivo à data. Um ponto fundamental é que o proprietário esteja presente certificando-se de que tudo está sob controle.
4. Atendimento é tudo
Diria que é a coisa mais importante da noite. Treine e instrua seus colaboradores. Espera-se uma atitude mais discreta e sorriso no rosto, claro sem se tornar chato. E se você realmente se preocupa com a sua equipe, lembre-se que eles também têm mãe. Ofereça um dia extra para que eles também comemorem a data. Funcionários motivados influenciam diretamente na qualidade do atendimento.
5. Cliente pra sempre
Lembre-se: o principal objetivo de proporcionar uma boa experiência para os clientes é fazer com que eles voltem a visitar seu restaurante. Assim, crie uma atmosfera de local que envolva os sentidos, que aposte em conceitos valorizados no momento, como qualidade de vida e respeito e que entende que ali o mais importante é o cliente.
Enfim, seja criativo e ganhe mais dinheiro neste dia que é considerado um dos mais lucrativos do ano. Um bom trabalho com certeza vai te fazer ter mais clientes durante o resto do ano.

Marcos Morita - executivo, professor, palestrante e consultor. Sua palestra, As 4 Chaves do Pensamento Estratégico, vista por centenas de executivos, aborda de maneira lúdica e participativa, temas como definição de metas, inovação, gerenciamento do tempo e motivação.

www.marcosmorita.com.br

No outono aumentam os casos de doenças respiratórias




Queda na umidade e temperatura provocam o aumento de sinusite e rinite alérgica, típicas da estação
O outono é um dos meses mais complicados para quem sofre com alergias respiratórias. Entre as causas está o fato das pessoas ficarem mais em ambientes fechados, além da baixa umidade do ar que é típico neste época “Rinite, sinusite, e faringite são as doenças respiratórias mais comuns da estação”, diz a médica otorrinolaringologista do Hospital Nossa Senhora das Graças (HNSG), de Curitiba, Dra. Eliza Mendes.
O índice de incidência dessas doenças nessa época, aumenta em 40%, assim como o número de atendimento nos centros de saúde, segundo a Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF). “Elas são desencadeadas por resposta alérgica ou agentes infecciosos”, destaca a Dra Eliza.
As doenças respiratórias, acometem o nariz, seios paranasais, faringe, laringe, brônquios, e pulmões. O tratamento deve ser individualizado e pode variar – com medidas simples, como controle ambiental, uso de medicamentos ou até mesmo cirurgia. “Somente com avaliação médica adequada é possível definir o melhor tratamento”, comenta a médica.
Quando os pacientes não melhoram com os tratamentos habituais, é possível fazer testes específicos para investigar a causa da falha no tratamento. “A imunoterapia, uso de vacina que estimula o sistema imunológico, pode ser muito útil no combate das rinites de difícil controle”, explica a otorrinolaringologista.
Nos casos de sinusites de repetição é necessário fazer investigação detalhada, com exames de tomografia computadorizada de seios paranasais e nasofibroscopia (endoscopia nasal). “É importante também evitar o uso indiscriminado de antibióticos, pois o uso abusivo pode causar resistência bacteriana, dificultando ainda mais o tratamento”, alerta a otorrinolaringologista.
Livre-se dos Ácaros
O ácaro é o principal causador da rinite alérgica. A otorrinolaringologista do HNSG, Dra. Eliza Mendes, dá dicas para se livrar deles:
- Em casa é importante manter os ambientes livres e arejados. Remover cortinas com muitos detalhes, tapetes, ursinhos de pelúcia, são medidas de controle ambiental muito úteis para a diminuição e controle dos ácaros.
- É importante dar preferência para pisos laminados, sem carpetes.
- O uso de capa para colchão é aconselhável, pois os ácaros se alimentam da descamação da pele humana. A capa do colchão deve ser lavada semanalmente.
- As cobertas devem ser expostas ao sol sempre que possível.
- Deve-se usar pano úmido para a limpeza e remoção do pó.

Como evitar problemas com vendas online no Dia das Mães



                  
As expectativas para o Dia das Mães em 2015 vão contra as opiniões pessimistas que giram em torno da crise econômica. Conforme apresentado pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), ao longo deste ano os e-commerces irão faturar, em média, R$ 81,3 bilhões e tal número supera o dobro do ano passado - R$ 39,5 bilhões.  O Dia das Mães será responsável por uma extensa fatia desse faturamento, considerando a importância expressiva dessa data para o varejo.
No entanto, com o aumento das vendas crescem também as reclamações pelo mau serviço prestado por algumas empresas desse ramo. Atrasos na entrega, dificuldade para trocar o produto e mau atendimento do SAC são os principais problemas relatados pelos consumidores de acordo com os dados do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), do Ministério da Justiça.
Segundo o advogado especialista em direito digital e empresarial, Luiz Guilherme Mendes Barreto, sócio do escritório Mendes Barreto e Souza Leite Advogados, para que o empreendedor evite problemas ao comercializar produtos na web, é preciso educar o cliente com informações relevantes a respeito do produto ou serviço, entrega, forma de troca e cancelamento, por exemplo; manter uma boa relação com órgãos de defesa do consumidor, como o PROCON; além de cultivar uma boa imagem nas redes sociais e ter boas ferramentas de comunicação com o comprador.
O advogado alerta que vender na internet pode ser um bom negócio, mas há pontos que tem que ser bem pensados.  "Apesar da grande onda de lojas virtuais (e-commerces) que invadiram a internet terem deixado uma sensação de negócio informal aos processos, o comércio eletrônico, em sua essência, é coisa séria", aponta.
 "O comércio digital possui as mesmas características que o tradicional, mas com uma aparente desvantagem: a falta do olho no olho na hora do compra. Assim, a preocupação do empreendedor deve ser ainda maior em atender a legislação nacional, pois isso aumenta sua credibilidade. Vale reforçar também que o atendimento deve ser não só à legislação do consumidor, mas também a tributária, societária, etc. Por isso, possuir uma consultoria jurídica desde o início, é importante para que o empresário evite possíveis problemas legais", destaca.

Luiz Guilherme Mendes Barreto - Sócio do escritório Mendes Barreto e Souza Leite Advogados, Luiz Guilherme é graduado pela Faculdade de Direito das Faculdades Metropolitanas Unidas (UniFMU) e especialista em Direito Empresarial pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) e em Direito das Novas Tecnologias pelo Instituto Internacional de Ciências Sociais (IICS/CEU).

Beneficência Portuguesa lança vídeo para incentivar a doação de órgãos




Com objetivo de conscientizar e alertar a população sobre a importância da doação de órgãos, a Beneficência Portuguesa de São Paulo lança vídeo sobre a intervenção urbana que chamou a atenção de centenas de pessoas no centro de São Paulo (https://www.youtube.com/watch?v=Wjr-aWaJXUU ).  Intitulada ‘Os Homens de Gelo’, a ação foi desenvolvida pela DM9DDB e levou às ruas estátuas congeladas com os órgãos em destaque. “Fizemos uma analogia ao corpo humano. Na medida em que o gelo vai derretendo, o órgão permanece intacto e com a mensagem ‘A vida continua. Doe órgãos’”, explica Manuel Coelho, superintendente executivo de marketing da Beneficência Portuguesa de São Paulo.
A necessidade de chamar a atenção da sociedade acerca do tema foi o que motivou a Beneficência a realizar esse projeto. Para Coelho, muitas famílias não autorizam a doação de órgãos de seus parentes ou não tem informação sobre o tema, pois acreditam que o ato depende de algum registro oficial ou simplesmente por não saberem do desejo que o doador tinha ainda em vida. “Nós, instituições de saúde, temos o dever de incentivar a população a colocar esse assunto em pauta junto à sua família. Só o diálogo aberto e franco sobre a intenção de ser um doador já significará um grande avanço nas permissões em casos fatais.”, finaliza.
Segundo dados da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO), o Brasil registrou crescimento nas doações e transplantes de órgãos em 2014. No ano passado foram 7.898 órgãos doados, o que representa um crescimento de 3% em relação ao ano anterior. A taxa de doadores também registrou crescimento saindo de 13,5 milhões de pessoas em 2013 para 14,2 milhões em 2014. Mesmo com este aumento, os números ainda não são animadores, se comparados à demanda.
Transplantes na Beneficência Portuguesa
A Beneficência Portuguesa de São Paulo é uma das instituições referência para a realização de transplantes de órgãos no estado. Com corpo clínico renomado, a instituição realiza transplantes de coração, fígado, rim, medula óssea, córnea, pâncreas, entre outros. Os 400 procedimentos realizados nos últimos quatro anos na instituição comprovam sua expertise no assunto. Além disso, a Beneficência Portuguesa dispõe de  infraestrutura completa e com tecnologia de ponta para a realização dos transplantes.

Beneficência Portuguesa de São Paulo - www.beneficencia.org.br

Transplante de medula: médicos orientam sobre doação personalizada




Campanhas de mobilização para localização de doadores de medula óssea são frequentes. Quando celebridades, políticos e pessoas influentes se sensibilizam com um caso e passam a pedir doações na mídia e em redes sociais, um grande número de pessoas lotam os hemocentros para serem voluntários. Mas o ideal seria que as pessoas se cadastrassem para qualquer paciente, não apenas a partir de uma campanha personalizada.
Para Luis Bouzas, diretor geral do Registro Brasileiro de Doadores de Medula Óssea (REDOME), deve haver uma conscientização por parte da sociedade que muitas pessoas precisam de medula de óssea e que só o fato de se cadastrarem nos hemocentros não significa que a doação foi efetivada. “Uma vez cadastrada, essa pessoa tem que manter o cadastro atualizado, pois no momento que um paciente for compatível, o hemocentro poderá contatá-lo e, a partir desse momento, começa a doação efetiva”, explica o médico.
Além disso, é preciso diversificar a genética nos registros. Doações para pacientes raros devem ser feitas de forma organizada e criteriosa. Se o paciente é descendente de orientais, a captação deve ser feita em locais onde residem pessoas com ascendência oriental. Se o paciente é descendente de alemães o ideal é que se faça no sul do país ou diretamente no Registro Alemão e assim por diante. O REDOME já é o terceiro maior Registro do mundo com 3 600 000 doadores e cadastra anualmente cerca de 400 000 novos doadores com recursos para custeio dos testes genéticos totalmente público (SUS).
Desta forma, se consegue mais efetividade nos resultados e uso racional dos recursos públicos beneficiando “todos os pacientes de uma forma geral”. Os doadores de campanha massificada, prosseguiu, vão aos bancos de sangue uma vez só e não são fidelizados. A fidelização é um dos objetivos do REDOME, cujo cadastro já atende 90% dos pacientes que buscam um doador na fase preliminar.
Esta opinião é compartilhada pelo presidente da Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (ABHH), Dimas Covas. Ele apoia os alertas dados pelo diretor do REDOME e destaca a importância da mobilização dos doadores de forma organizada em busca da maior efetividade dos resultados em benefício dos pacientes.

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