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terça-feira, 28 de março de 2023

Quais serão os canais de venda em alta e as inovações on-line em 2023?

Se tem uma coisa que todo mundo concorda é que o modo de vender mudou em todos os setores ao longo dos anos. O avanço da tecnologia já estava dando sinais de que a transformação aconteceria, porém, com a pandemia, isso acabou se intensificando ainda mais rápido do que o esperado.   

O ambiente on-line trouxe diversas ferramentas para que os negócios não deixassem de acontecer em meio às restrições sanitárias. Afinal, foi na internet que o consumidor achou uma saída para fazer suas compras. Assim, diversos canais de vendas digitais se expandiram e, hoje, já se tornaram grandes responsáveis pelas transações financeiras. 

 

O que são canais de venda on-line?  

Para quem ainda não está familiarizado com o ambiente digital no varejo, vale destacar que os canais de vendas on-line são todos que criam espaço virtual entre o consumidor e a loja para que ambos fechem negócios, ou seja, realizem a venda ou a contratação de produtos/serviços.   

A aceleração digital abriu um leque de plataformas para que os negócios se concretizassem por meio da internet. Isso trouxe algumas dúvidas para empresários de diferentes ramos de atuação, como: qual é o melhor canal? Qual opção oferece mais resultados?  

Fato é que não existe uma fórmula mágica. Contudo, a boa notícia é que há estudos que mostram como será o comportamento do consumidor para as compras on-line. Dessa forma, será mais fácil atingir suas expectativas usufruindo dos canais de vendas certos. 

 

4 canais de vendas on-line para você testar em 2023  

Com todas essas informações norteando o varejo digital, é possível analisar os canais de vendas que mais se destacaram nesse último ano e quais devem continuar em alta em 2023. Além disso, vale se atentar às inovações que estão chegando ao mercado para traçar as melhores escolhas. Nesse sentido, listo quatro opções que se mostraram bastante vantajosas: 

 

1 – E-commerce  

Estudos da consultoria Opinion Box realizados este ano mostram que os sites evoluíram e tornaram as compras mais fáceis. Essas ferramentas se consagraram os espaços favoritos para realizar as compras no Brasil. Além do processo ser menos burocrático, muitos inovaram nos produtos oferecidos, como os serviços por assinatura, assim como a opção de seguros para celulares junto à mercadoria e as vendas com cashbacks  

Todas essas inovações estão melhorando as experiências do cliente e contribuindo para a rentabilidade dos produtos. 

 

2 – Aplicativos da própria empresa  

Além dos sites, os aplicativos das próprias empresas também estão sendo cada vez mais usados pelos consumidores. O acesso ao celular hoje é maior que qualquer outro dispositivo, segundo o IBGE. Assim, otimizar o canal de venda para esse tipo de tecnologia é com certeza a melhor escolha se a ideia é fomentá-la. 

 

3 – Live e-commerce  

Por falar em inovação, não tem como deixar de comentar o quanto a transmissão ao vivo está movimentando o mercado digital e se tornando um canal de venda on-line muito aderido pelos jovens. Unindo entretenimento e espaço de venda confortável, a taxa de conversão tem sido expressiva. Vale a pena conferir como essa modalidade funciona para 2023. 

 

4 – Marketing automatizado  

Por fim, entre os novos canais de vendas, também está o marketing automatizado, que explora tecnologias como chatbots e assistentes virtuais nas plataformas digitais. Embora não seja uma ferramenta tão nova assim, muitos varejos ainda estão descobrindo grandes oportunidades de captação de potenciais clientes com essa tecnologia.  

Agora você já sabe quais canais de vendas on-line estarão em alta para investir no próximo ano. Que tal inspirar a sua equipe de vendas? 

 

Tatiany Martins Diretora Comercial da Pitzi


Pitzi
www.pitzi.com.br
@pitzibrasil

 

São Paulo lidera ranking de melhores cidades para se empreender

Freepik
O levantamento, produzido pela Enap, destaca a evolução de Brasília, que passou da 69ª posição para o 4º lugar entre 2022 e 2023, e Boa Vista (RR), de 47º para 6°

 

A cidade de São Paulo lidera o ranking geral das cidades que apresentam melhores condições para o empreendedorismo, segundo o ranking geral do Índice de Cidades Empreendedoras (ICE) referente ao período 2022/2023.

Segundo o levantamento, as cidades que mais subiram no ranking foram Brasília, que passou da 69ª posição para o 4º lugar; Boa Vista (RR), que subiu de 47º para 6°; e Aparecida de Goiânia (GO), da 65ª posição para a 35ª.

Produzido pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), o relatório abrange os 101 municípios mais populosos do Brasil, “organizados de acordo com as melhores condições para empreender”.

A segunda posição no ranking geral é ocupada por Florianópolis (SC), seguida de Joinville (SC). Na sequência, após Brasília, figuram Niterói (RJ), Boa Vista, Curitiba, Rio de Janeiro, Macapá e Goiânia.

“Essas são as cidades com melhores condições para o empreendedorismo, a partir de sete fatores determinantes para que os negócios sejam bem-sucedidos: ambiente regulatório, infraestrutura, mercado, acesso ao capital, inovação, capital humano e cultura empreendedora”, justificaram os pesquisadores.


DESTAQUES

O crescimento de Brasília no ranking se deve, principalmente, segundo o estudo, “às melhorias registradas no ambiente regulatório (redução da alíquota interna do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e simplificação burocrática (diminuição de tempo gasto com processos), questões que afetam diretamente a capacidade de empreendedores abrirem e manterem seus negócios, assim como de torná-los rentáveis”.

Brasília continua ocupando posição de destaque (3º lugar) no quesito infraestrutura, “especialmente por ter boas conexões de transporte com outras cidades, estados e países”, acrescentou o relatório.

Já o ganho de posições de Boa Vista se deve, em especial, ao quesito “cultura empreendedora”, descrito como “interesse das pessoas e das instituições do município pelo empreendedorismo.”

“O destaque da capital de Roraima está associado a aspectos ligados à iniciativa em se tornar empreendedor e ao engajamento nas principais instituições de apoio ao empreendedorismo como o Sebrae, Simples Nacional e Senac. Também houve progresso na área de inovação. Nesse caso, impulsionados pela economia criativa e pela ampliação de empresas de tecnologia da informação e comunicação”, detalhou o relatório.

Segundo o estudo, Aparecida de Goiânia foi “a cidade do interior com maior ascensão no ICE 2023. Os principais motivos foram a melhoria no ambiente regulatório e na cultura empreendedora”, detalhou a pesquisa ao informar que houve, no município, “redução no tempo de tramitação de processos, diminuição da taxa de congestionamento em tribunais, ampliação da simplicidade tributária e maior interesse da população local no empreendedorismo”.

Aparecida de Goiânia ganhou, segundo a Escola Nacional de Administração Pública, posições no mercado pela evolução no indicador de crescimento real médio do Produto Interno Bruto (PIB), a soma de todas as riquezas produzidas no país.


AMBIENTE REGULATÓRIO

No quesito Ambiente Regulatório, Goiânia foi apontada como melhor cidade para quem quer empreender, com baixas alíquotas de impostos. “É onde se gasta menos tempo com questões burocráticas (legais e processuais), essenciais à criação execução do negócio”, disse o relatório, referindo-se à capital goiana que, nesse quesito, avançou da 19ª posição para a primeira em 2023. Em segundo lugar, ficou Joinville, seguida pelo Rio de Janeiro, Florianópolis e Niterói.

São Paulo e Limeira (SP) lideram o ranking das “melhores infraestruturas para o desenvolvimento do empreendedorismo”. Segundo o levantamento, elas se destacaram por apresentar redes de transporte (por terra, mar ou ar) e condições urbanas mais adequadas e favoráveis ao desenvolvimento de negócios.

Na terceira posição deste ranking está Brasília, seguida de Ponta Grossa (PR), Santos (SP), Guarujá (SP), Guarulhos (SP), Porto Alegre (RS), Piracicaba (SP) e Campinas.

“As condições urbanas e os custos de cada cidade [custo do metro quadrado dos imóveis; acesso à internet rápida ou a segurança urbana, por exemplo] são fundamentais para a decisão de o empreendedor abrir ou não um negócio na região”, conforme explicado pelos pesquisadores responsáveis pelo ICE 2023.


MERCADO

As cidades que apresentaram “melhor desenvolvimento econômico e mais clientes potenciais”, no ranking relativo a mercado, foram Niterói, Jundiaí (SP) e Brasília.

Niterói foi a cidade que registrou o maior crescimento real do PIB no período, além de ter o quarto melhor Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDH-M). A cidade, lembra o estudo, conta com uma indústria do petróleo “que se beneficiou dos sucessivos aumentos do preço do barril, assim como da cotação do dólar”.

Já no quesito Acesso a Capital, algo que em muito favorece os negócios, as cidades mais bem ranqueadas foram São Paulo, Osasco (SP), Curitiba, Belo Horizonte, Porto Alegre e Rio de Janeiro. Sobre este quesito, os pesquisadores explicaram que há “evidências” de que a “facilidade em obter recursos financeiros” é um dos “principais motivos para empreendedores se arriscarem em novas oportunidades”.

“É um componente capaz, também, de proteger o negócio de choque de mercados e dos efeitos de riscos e incertezas”, disse o diretor de Altos Estudos da Enap, Alexandre Gomide.


INOVAÇÃO E CAPITAL HUMANO

Florianópolis, Limeira e Campina Grande foram citadas como “locais com mais condições para a criação de negócios com potencial de gerar inovações”, quesito que abrange características como “concentração de talentos no mercado de trabalho local, financiamento de ações de inovação e infraestrutura tecnológica”. Empreendedores inovadores estão associados também à identificação de novos produtos, processos e mercados.

A importância do capital humano – outro ponto analisado pelo estudo – para o desenvolvimento tem ganhado espaço nas análises econômicas. A liderança nesse ranking, que avalia tanto o acesso de qualidade à mão de obra básica quanto especializada, é ocupada por Florianópolis, seguida de Vitória, Santa Maria (RS) e Porto Alegre.

O levantamento citou estudos indicando que a maior abundância de capital humano nas cidades pode impactar positivamente de três formas no empreendedorismo. A primeira, por aumentar a chance de êxito nas empresas, uma vez que “é mais provável que o empreendedor seja mais capacitado na gestão do negócio.”

Além disso, o capital humano favorece a alocação de recursos e a coordenação de atividades de forma mais eficiente. Por fim, “ampliando as redes de relações sociais que se organizam no desenvolvimento do empreendedorismo”.


CULTURA EMPREENDEDORA

A cidade mais engajada para atividades empreendedoras, quesito que tem por base a busca de informações sobre empreendedorismo e empresas locais, o que inclui “conhecimento sobre os processos de abertura de empresas”, foi Boa Vista (RR).

“Um dos temas de busca levados em consideração na pesquisa foi o empreendedorismo feminino, porque sabemos da importância das mulheres para o desenvolvimento econômico, social e sustentável”, explicou a coordenadora-geral substituta de Pesquisa da Enap, Kamyle Medina.

O levantamento usa como base de dados a ferramenta de buscas Google Trends ao longo dos últimos cinco anos.

O segundo lugar neste ranking ficou com Macapá (AP). Depois, aparecem Palmas (TO), Brasília, Maceió, Rio Branco (AC), Ananindeua (PA) e Porto Velho (RO).

 

Agência Brasil


segunda-feira, 27 de março de 2023

Coalizão Vozes do Advocacy realiza 2ºEncontro para capacitação das organizações de diabetes

Com o objetivo de aprimorar o conhecimento e profissionalizar mais as 24 organizações de diabetes, a Coalizão Vozes do Advocacy em Diabetes e Obesidade promoverá o 2º Encontro para capacitação das associações e institutos membros, nos dias 31 de março e 1 de abril, no Hotel Mercure Times Square, em São Paulo.

Todas as organizações estarão mais aptas para que possam participar ativamente na conquista pelo tratamento adequado no país nas esferas municipal, estadual e federal.

Além das palestras e oficinas, as organizações trocarão experiências, alinharão todas as mensagens para falar com seus diversos públicos, sejam eles, as sociedades médicas, o Governo, os meios de comunicação, os influenciadores digitais e as empresas parceiras.

Entre os temas que serão abordados estão: Como trabalhar em rede, Os desafios do financiamento parlamentar, ANS e seus desdobramentos, Os riscos da Obesidade, Oficinas de Advocacy e de Mídia e a Atuação no Legislativo. No encerramento, haverá troca de experiências entre os membros com seus projetos sociais.

Com este objetivo, os membros: Associação Botucatuense de Assistência ao Diabético, Associação dos Doentes Crônicos do Brasil - Nova Friburgo, Associação de Diabetes Juvenil da Região Noroeste Paulista – Birigui, Associação de Diabéticos e Hipertensos - Vitória da Conquista, Associação Maranhense do Diabético Tipo 1, Associação dos Diabéticos e Familiares de Tanguá, Associação dos Diabéticos do Piauí, Instituto da Criança com Diabetes - Rio Grande do Sul, Associação Jacareiense de Diabetes, Associação Cearense de Diabéticos e Hipertensos, Associação Rio-Grandense de Apoio ao Diabético Novo Hamburgo, Mães e Pais de Filhos DM1 – Goiás, Associação Sergipana De Proteção Ao Diabético, Associação dos Diabéticos de Foz do Iguaçu, Associação de Diabetes Infantil - Belo Horizonte, Associação dos Diabéticos da Grande Florianópolis, Associação dos Diabéticos e Hipertensos de Chapecó, Associação dos Diabéticos do São Francisco, Associação de Diabéticos do Espírito Santo, Associação dos Diabéticos do Sudeste Goiano, Associação dos Diabéticos de Cambuí-MG, Associação dos Diabéticos de Ourinho e Associação Sempre Amigos serão capacitados para serem agentes transformadores no engajamento da sociedade, impactando positivamente na qualidade de vida dos brasileiros.

Os apoiadores da iniciativa são: Abbott, AstraZeneca, Bayer, Embecta, Biomm, Boehringer, Merck, MSD, NovoNordisk, Roche e Sanofi.


Sobre a Coalizão Vozes do Advocacy em Diabetes e em Obesidade

Com a participação de 22 associações e de 2 institutos de diabetes, o projeto promove o diálogo entre os diferentes atores da sociedade, para que compartilhem conhecimento e experiências, com o intuito de sensibilizar a sociedade sobre a importância do diagnóstico e tratamento precoces do diabetes da obesidade e das complicações de ambas as doenças, além de promover políticas públicas, que auxiliem o tratamento adequado destas doenças no país.


Estações Giovanni Gronchi, na Linha 5-Lilás, e Vila Sônia, na Linha 4-Amarela, recebem campanha de incentivo à saúde mental

Iniciativa acontece por meio de uma parceria das concessionárias ViaMobilidade e ViaQuatro com o projeto Help FJU

Voluntários do Projeto Help, que realizam um valoroso serviço de apoio emocional, estarão presentes na próxima semana nas linhas 4-Amarela e 5-Lilás de metrô.

 

Na terça-feira, dia 28, será montado um espaço denominado Cantinho do Desabafo na Estação Giovanni Gronchi, na Linha 5-Lilás. Já na quinta-feira, dia 30, a ação acontece na estação Vila Sônia, na Linha 4-Amarela. Nos dois dias, o serviço acontece sempre das 14h às 16h e tem como objetivo ajudar pessoas que passam por algum momento emocional conturbado.

 

No Cantinho do Desabafo, os voluntários do projeto praticam a chamada escuta fraterna, que consiste em ouvir sem julgar. Caso o interessado prefira, existe o atendimento telefônico (11-4200-0034) - no qual, recebem ligações de todo país.

 

Serviço: Cantinho do Desabafo – Projeto Help

Data: 28/03/2023 (terça-feira)

Local: Estação Giovanni Gronchi, na Linha 5-Lilás

Horário: 14h às 16h

 

Data: 30/03/2023 (quinta-feira)

Local: Estação Vila Sônia, na Linha 4-Amarela

Horário: 14h às 16h


Ampla cria campanha de combate à dengue para o Governo do Espírito Santo

"Quando o assunto é dengue, é preciso redobrar os cuidados" é o conceito usado na campanha que visa a conscientizar a população capixaba

 

De acordo com o Centro de Operações de Emergências (COE Arboviroses), do Ministério da Saúde, houve, até março deste ano, aumento de 43,8% nos registros de casos de dengue, comparativamente ao mesmo período de 2022. Para alertar sobre os riscos da doença, o governo do Espírito Santo acaba de lançar uma impactante campanha de combate à dengue. Criada pela Ampla, a campanha é composta de filme, mídia out of home (outdoor, busdoor e painéis) e mídias digitais.

“Com essa ação, procuramos ressaltar a importância de não ignorar qualquer sintoma da doença e, dessa forma, se cuidar sempre. Com o conceito ‘Quando o assunto é dengue, é preciso redobrar os cuidados’, a iniciativa procura conscientizar a população sobre a gravidade da doença e a necessidade de buscar orientação médica já nos primeiros sintomas”, explica André Muhle, diretor de Criação da Ampla Espírito Santo.

Ficha técnica

Cliente: SECOM-ES

Direção de Criação: André Muhle

Coordenação de criação: Bruno Reis e Thauana Moreira

Criação: André Muhle e Thauana Moreira

Mídia: Grazi Fiorese, Andi Nascimento e Igo Duarte

Mídia ON: Amarildo Feletti e Hector Caliman

Produção: Humberto Wanke e Mila Neri

Head de Atendimento e Operações: Marla Oliveira

Atendimento: Tamyres Mayer

Produção de vídeo: On Filmes

Aprovação: SECOM-ES





Van de serviços da Sabesp estaciona no Poupatempo de Cidade Ademar

Atendimento será feito até sexta-feira (31), das 9h às 16h, sem necessidade de agendamento

 

O Poupatempo de Cidade Ademar, na zona sul da capital, recebe nesta semana a van da Sabesp para serviços rápidos à população. O atendimento móvel oferece opções como segunda via de contas, parcelamento, informe de pagamento e pedidos de restabelecimento e religação de água. 

Os serviços do posto móvel da Sabesp ficam a disposição até a próxima sexta (31), das 9h às 16h, por ordem de chegada. Para ser atendido, basta comparecer ao Poupatempo de Cidade Ademar, localizado na Avenida Cupecê, 5.497, no Jardim Miriam. 

O Poupatempo também oferece atendimento presencial diário para outros serviços da Sabesp, como atualização cadastral, atestados e informações da conta. Nestes casos, o agendamento prévio pelos canais digitais é obrigatório e totalmente gratuito. 

Nas plataformas eletrônicas são 260 opções online, no portal (www.poupatempo.sp.gov.br), aplicativo Poupatempo Digital, totens de autoatendimento e no assistente virtual, chamado P, no WhatsApp, pelo número (11) 95220-2974. O Poupatempo oferece serviços eletrônicos como renovação de CNH, licenciamento de veículos, pesquisa de débitos de veículos, consulta de IPVA, Carteira de Trabalho Digital, seguro-desemprego, atestado de antecedentes criminais, entre outros.

 

Conheça os 10 principais benefícios de consumir o cacau na rotina

Bio Mundo em parceria com a Nutricionista Fernanda Larralde, destaca os principais benefícios que o cacau pode proporcionar para o organismo


No domingo (26) foi comemorado o Dia do Cacau, a principal matéria-prima para a fabricação do chocolate.

A produção brasileira de cacau está concentrada nos estados do Pará e da Bahia. De acordo com a pesquisa Produção Agrícola Municipal 2020, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil possui uma área plantada de 590 mil hectares e produção anual de 270 mil toneladas, sendo Pará responsável por 53,6% e Bahia por 39,9%.

Chocolate é delicioso, faz bem e todo mundo adora. Por isso, também é importante conhecer os benefícios desse alimento, como, quando e qual melhor chocolate comer, para usufruir da melhor maneira os nutrientes e gorduras encontradas nele.

A forma mais comum de consumir cacau é através do chocolate, mas é necessário ficar atento à concentração de cacau, que pode variar de chocolate para chocolate. Quanto maior a concentração de cacau, como é o caso do chocolate amargo e meio amargo, maiores são os benefícios para a saúde.

Segundo a nutricionista Fernanda Larralde, especializada em Nutrição Esportiva, Saúde da Mulher e Fitoterapia, formada em Coaching Nutricional e palestrante, parceira da Bio Mundo (rede de lojas de produtos naturais e nutrição esportiva, referência em oferecer saúde e bem-estar), o consumo regular de cacau pode proporcionar muitos benefícios à saúde, ajudando a melhorar o humor, a circulação sanguínea, a regular o açúcar no sangue e a proteger o coração graças às suas propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. 

"O cacau possui um alto teor de flavonoides, principalmente epicatequinas e catequinas, compostos com propriedades antioxidantes. O ideal é consumir o chocolate em uma proporção adequada para obter os benefícios, que seria 2 colheres de chá de cacau em pó por dia ou 40g de chocolate amargo, o que equivale a cerca de 3 quadrados," acrescenta Fernanda.

O cacau em pó, assim como o chocolate em sua variedade amargo, meio amargo, ao leite, branco e outras denominações, são encontrados facilmente em lojas de produtos naturais, como a Bio Mundo. Hoje a rede possui o portfólio mais completo para proporcionar saúde e bem-estar com um mix de itens, incluindo produtos diet, light, integrais, veganos, funcionais, sem glúten, sem lactose e suplementos vitamínicos e esportivos. Somente o granel das unidades somam mais de 300 produtos, onde é possível encontrar o cacau em pó e comprar a quantidade desejada.

O consumo de 100g de cacau em pó contém 365,1 kcal calorias, 21 gramas de proteína, 18 gramas de carboidrato, 23,24 gramas de gordura, 33 gramas de fibras, 75 mcg de vitamina B1, 395 mg de magnésio, 2057 mg de teobromina, 6,8 mg de zinco, 92 mg de cálcio, 2,7 mg de ferro, 59 mg de sódio, 455 mg de fósforo, 1100 mcg de vitamina B2, 900 mg de potássio, 14,3 mg de selênio e 12 mg colina.

Segue abaixo os 10 benefícios para quem faz uso do cacau na alimentação, selecionados pela Bio Mundo em parceria com a nutricionista Fernanda Larralde.

 

1 - Reduz a pressão sanguínea 

O cacau pode ajudar a baixar a pressão arterial, pois afeta a produção de óxido nítrico, que está diretamente associado ao relaxamento dos vasos sanguíneos.

 

2 - Reduz a inflamação

Como o cacau é rico em antioxidantes, é capaz de reduzir os danos celulares causados pelos radicais livres e a inflamação. Além disso, alguns estudos mostram que o consumo de cacau reduz a quantidade de proteína C reativa no sangue, um indicador de inflamação.

 

3 - Reduz o risco de diabetes 

Alguns estudos mostram que o cacau pode retardar a digestão de carboidratos no nível intestinal, além de proteger as células responsáveis pela produção de insulina no pâncreas e melhorar a secreção de insulina. Também pode reduzir a resistência à insulina, auxiliando na redução do risco de diabetes.

 

4 - Previne a demência 

O cacau é rico em teobromina, um vasodilatador que promove o fluxo sanguíneo para o cérebro e ajuda a prevenir doenças neurológicas, como a demência e o Alzheimer. Além disso, o cacau é rico em selênio, mineral que ajuda a melhorar a cognição e a memória.

 

5 - Previne a anemia

O cacau é rico em ferro, que pode ajudar a prevenir a anemia. O ferro é necessário para formar a hemoglobina, componente dos glóbulos vermelhos que é responsável pelo transporte de oxigênio pelo corpo e costuma ser encontrado em quantidades menores quando há o diagnóstico de anemia.

 

6 - Previne a trombose 

O cacau é rico em flavonoides, que melhora a circulação sanguínea e reduz o risco da formação de coágulos no sangue.

 

7 - Melhora o humor

O cacau ajuda a melhorar o humor e combater os sintomas da depressão e ansiedade, pois é rico em teobromina, cafeína, feniletilamina e tiramina, um precursor do triptofano, também precursor da serotonina, um neurotransmissor envolvido na regulação do humor, frequência cardíaca, sono e apetite. 

 

8 - Ajuda a regular o colesterol 

O cacau é rico em antioxidantes que ajudam a prevenir o depósito de gordura nos vasos sanguíneos, evitando a formação de placas ateroscleróticas e doenças cardiovasculares.

 

9 - Regula o intestino 

O cacau é rico em flavonoides colônicos e catequinas, que podem aumentar o número de bifidobactérias e bactérias do ácido lático, que são bactérias boas e possui efeito prebiótico e melhora a função intestinal.

 

10 - Ajuda a controlar o peso 

O cacau ajuda a reduzir a absorção e a síntese de gordura. Seu consumo aumenta a saciedade, pois eleva os níveis de insulina, mas esse benefício está associado principalmente ao chocolate amargo, não ao leite ou ao chocolate branco, que em sua composição tem maior teor de açúcar e gordura e muito pouco cacau.

 

Bio Mundo


Mapa do chocolate: conheça os destinos que produzem o doce no Brasil

Plataforma de viagens aponta oito estados que oferecem atrações turísticas para os chocólatras

 

O feriado religioso da Páscoa envolve muitas tradições familiares, entre elas, a troca de chocolates. Além de adoçar os dias dos brasileiros em suas diversas formas, ele também impacta em nossa macroeconomia, já que o país é um dos seus maiores exportadores no mundo. O chocolate do Brasil é apreciado dentro e fora das nossas fronteiras e, só em 2021, foram comercializadas 33 toneladas. Seja voltado para produção artesanal ou em grande escala, uma variedade de municípios se destacam pelos produtos à base de cacau. Empresa de tecnologia com a maior plataforma de viagens online na América Latina, o Hurb conta mais sobre alguns desses destinos e as experiências que podem oferecer.
 

Rio de Janeiro

Em Penedo, encontra-se chocolate para onde quer que se olhe. Localizado na Serra da Mantiqueira, o município tem temperaturas perfeitas para a produção de cacau, o que levou algumas fábricas a se instalarem na região no passado, se mantendo ativas até hoje. Além de experimentar uma variedade de produtos e sabores, as fábricas oferecem passeios para acompanhar a produção do doce. Na cidade, a plataforma de viagens indica o Hotel Terras da Finlândia, onde os quartos contam com banheiras de hidromassagem para relaxar nas temperaturas amenas.

Também na serra, Petrópolis abriga a fábrica de chocolates brasileira Katz, originada a partir de imigrantes alemães, desde 1953. Além dos chocolates, a loja da marca na cidade funciona como uma cafeteria, explorando o ingrediente principal em outros preparos, como bebidas e alimentos. Construído a cerca de 100 anos, o Castelo de Itaipava foi projetado para reproduzir a aparência de uma construção medieval, mas seus hóspedes podem desfrutar de sauna, piscinas e hidromassagem.

Castelo de Itaipava, RJ. Foto: Divulgação/Hurb

 

Bahia

Outro local que reúne as características climáticas e do solo necessárias para o plantio do cacau é Ilhéus. Ao visitar a cidade, vale conhecer algumas das fazendas produtoras do fruto, além da primeira fábrica artesanal do Nordeste - a Chocolate Caseiro Ilhéus. O destino oferece ainda experiências que vão além da produção e degustação. É o caso da hidratação facial à base de chocolate e do circuito de corrida Cacau Running, idealizado para manter viva a cultura local cacaueira. No Resort Tororomba, localizado aos pés da praia de Cana Brava, a estrutura de lazer e pensão completa para alimentação tornam a estadia livre de qualquer preocupação.

Neste mês, por iniciativa do governo estadual, um novo empreendimento de economia solidária foi inaugurado no município: a Chocosol. Com o projeto, será possível dar apoio - desde o plantio até o produto final - às cooperativas e associações de comunidades indígenas, quilombolas e assentamentos rurais que atuam no setor.
 

Espírito Santo

Endereço da sede da fábrica da Garoto, Vila Velha não poderia ficar de fora entre os destinos do chocolate. A marca é responsável por três espaços abertos à visitação em seu complexo industrial. No Museu do Chocolate, toda a história de sua criação é contada. Já na fábrica, o visitante acompanha a produção das delícias na Chocotour, enquanto a loja vende caixas personalizáveis de bombons e outros itens temáticos.

De frente para a praia de Itaparica e na principal via de acesso à cidade - a Rodovia do Sol -, o Tulip Inn Vila Velha é o hotel indicado pelo Hurb para quem visita a cidade.

 

São Paulo

No estado de São Paulo, o chocolate é o carro-chefe de três cidades - Campos do Jordão, Itapevi e Caçapava. As duas primeiras abrigam fábricas da Cacau Show, enquanto a última, da Nestlé.

Na região da Grande São Paulo, uma loja chama atenção de quem passa pela estrada velha de Itu. A mega store da Cacau Show em Itapevi ocupa aproximadamente 2 mil m², se destacando, além do seu tamanho, pelo mural do grafiteiro Kobra. Com o espaço para mil visitantes, a marca desenvolveu um ponto turístico, que tem até parque de diversões e produtos exclusivos. O processo de fabricação do chocolate é mostrado em uma vitrine, e completam o espaço uma cafeteria e uma gelateria, que vendem também brindes como pelúcias. Responsável pelo Instituto Cacau Show, que oferece atividades gratuitas para crianças e adolescentes na mesma cidade, a empresa doa todo o lucro dessa loja para a iniciativa. 

Já a fábrica da marca fica em outra cidade, ainda mais conhecida pelo chocolate: Campos do Jordão. Várias produtoras locais atraem turistas para a região e, com festivais voltados para esse produto, seu clima a torna perfeita para passear com um chocolate quente em mãos. Na cidade, o Castelo Nacional Inn tem até cinema próprio para receber os visitantes,

No Vale do Paraíba, Caçapava abriga a fábrica brasileira da Nestlé. Para garantir a visita ao local, é necessário agendar o passeio, além de seguir regras como usar sapatos fechados e sem saltos. Para os interessados em conhecer a fábrica da multinacional, a hospedagem no Summit Granvale Hotel é a sugestão da travel tech.

 

Rio Grande do Sul

Dois destinos gaúchos que dividem fronteiras, Gramado e Canela são opções para os chocólatras de plantão. Sede de fábricas como Prawer, Caracol, Planalto, Lugano e Florybal, Gramado chegou a receber o título de capital do chocolate brasileira. Para revelar mais detalhes sobre a produção, ingredientes usados e o trabalho dos colaboradores, algumas delas oferecem passeios. Na Caracol, o Reino de Chocolate narra esse processo de forma mais lúdica. Já a Lugano investiu em um parque temático - o único da América Latina - com mais de 200 peças feitas a partir do doce, que inclui até uma réplica da Torre Eiffel inteiramente de chocolate, com 4 metros de altura e 800 quilos.

Situado em Gramado, o diferencial do Sky Palace Hotel são seus 12 mil m² de área verde, que ajudam o hóspede a se desconectar do ritmo acelerado da cidade grande. Considerando a curta distância para a cidade vizinha, é possível chegar a Canela em menos de 30 minutos.
 

Minas Gerais

No sul de Minas, Monte Verde entra na lista graças à Gressoney, marca mais antiga da cidade, fundada em 1978. A visita também é uma boa pedida para os dias mais frios, já que o destaque fica para chocolate quente e fondue. O clima romântico fica completo nos chalés com lareira e vista das montanhas da Pousada Cantinho das Estrelas.

 

Pará

A ilha paraense de Combu, nos arredores da capital, se tornou conhecida pelas guloseimas artesanais a partir do cacau colhido nessa mesma cidade, por pequenos produtores. O chocolate é tão importante para a economia local que perde apenas para o açaí - outra paixão nacional - entre as fontes de renda familiares mais importantes da comunidade. Para passar um dia na ilha, indica-se a estadia na capital. O Hotel Juma Ópera, opção 5 estrelas, se destaca pelo design imperial e moderno.

 

Paraná

Além de comercializar diversas das marcas de chocolate gaúchas, Curitiba também conta com empreendimentos próprios, como Ana Tereza, Icab e Casa de Chocolates, por exemplo. Para aqueles que estão atrás dessa iguaria, a visita ao bairro de Santa Felicidade é obrigatória. Bem no centro da cidade, a hospedagem no San Juan Royal é a dica da empresa. 

Com mais de 13 mil parceiros na rede hoteleira nacional, o Hurb oferece hospedagens para todos os bolsos por todo o Brasil. Para garantir a viagem da Páscoa, vale aproveitar os preços promocionais que a travel tech vem oferecendo ao longo de todo o mês de março para comemorar os 12 anos da marca.

 

Hurb
imprensa@hurb.com


Cacau: a história, tradição e benefícios por trás do fruto amado mundialmente

No dia 26 de março, comemorou-se o Dia do Cacau. O fruto conquistou o mundo e se tornou um dos alimentos mais amados e apreciados em todo o planeta. E não é para menos: afinal, ele é a matéria-prima do delicioso chocolate, que é um verdadeiro símbolo de amor e felicidade. O cacau é originário das cabeceiras do rio Amazonas, na América Tropical e chegou também nas florestas da Mata Atlântica, com destaque no Brasil para os estados da Bahia e Espírito Santo. 

O cacau é um alimento que possui uma rica história e tradição em diversas culturas ao redor do mundo. Desde as civilizações antigas da América Central até os dias atuais, o fruto tem sido valorizado por seu sabor delicioso e pelos seus efeitos estimulantes. Os Astecas e os Maias foram as primeiras culturas a valorizar o cacau e desenvolver seu cultivo. Naquela época, ele era tão valorizado que era usado como moeda de troca em transações comerciais. 

Os Astecas, em particular, tinham uma relação muito especial com o cacau. Para eles, o fruto era divino e considerado um presente do deus Quetzalcóatl para os homens, com o propósito de fornecer energia e vitalidade. Não é à toa que seu nome científico é Theobroma Cacao (alimento dos Deuses) e seu cultivo era acompanhado de cerimônias religiosas e era visto como um alimento sagrado, utilizado para fazer uma bebida ritualística chamada xocolatl.

Com o passar do tempo, o cacau se tornou um produto de grande valor comercial, sendo levado para outros países. Hoje, é cultivada em diversas regiões do mundo, com destaque para a África Ocidental, responsável por cerca de 70% da produção global.

Esse fruto é amplamente explorado economicamente, já que suas sementes são a matéria-prima para a fabricação do chocolate, um dos alimentos mais consumidos do mundo. Existem três variedades catalogadas do fruto: forasteiro, crioulo e trinitário, sendo o primeiro o mais comercializado, responsável por 80% da produção mundial.


Benefícios para a saúde e grande commodity mundial

Apesar de o cacau ser amplamente conhecido por ser o principal ingrediente do chocolate, muitas pessoas desconhecem o poder e os benefícios que esse fruto pode oferecer para a saúde. O cacau é um superalimento com um valor nutricional inestimável, contendo abundância de compostos fenólicos que aportam propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. 

O cacau tem sido um elemento fundamental na história da humanidade, não apenas como um ingrediente saboroso para a culinária, mas também como uma fonte vital de nutrição e saúde. Desde as civilizações pré-colombianas, o cacau tem sido valorizado por suas propriedades medicinais e nutricionais, sendo utilizado para tratar uma ampla variedade de doenças e como um estimulante para aumentar a energia e a resistência”, aponta Max Petrucci, fundador e sócio proprietário da Mahta, foodtech de alimentação natural e regenerativa, que utiliza o cacau em seu superfood em pó com 15 ingredientes do bioma amazônico, como o cupuaçu, açaí, coco, castanha-do-pará, taperebá, bacuri, graviola e cumarú.

O cacau também se tornou uma importante commodity global, sendo cultivado em mais de 50 países e gerando emprego e renda para milhões de pessoas em todo o mundo. A indústria do chocolate, por exemplo, é uma das maiores do mundo, movimentando bilhões de dólares anualmente e empregando milhões de pessoas em todo o mundo.

“No entanto, apesar de sua importância histórica e econômica, a produção de cacau ainda enfrenta muitos desafios, incluindo problemas de sustentabilidade, injustiças sociais e questões ambientais. É importante que as comunidades produtoras de cacau recebam o suporte necessário para garantir uma produção sustentável e justa, que beneficie tanto os produtores quanto os consumidores finais. Esse é o objetivo da Mahta como empresa ligada às transformações do mercado de alimentos e como eles são produzidos e consumidos”, explica Edgard Calfat, cofundador da Mahta. 

O blend de 15 ingredientes da Mahta ajuda na regulação do organismo de forma geral, contribuindo no controle de peso e na regulação do intestino. Vale destacar ainda que a Mahta utiliza como base de seus produtos ingredientes provenientes de comunidades tradicionais da Amazônia e de pequenos agricultores que operam no modelo SAFs (sistemas agroflorestais), como o RECA.


Estudo revela que 98,1% dos chocolates industrializados não têm conservantes e 95,2% não possuem corantes

Levantamentodo Ital, com apoio da Abicab, integra publicação da série Alimentos Industrializados 2030, dedicada a análises sobre diversas categorias de produtos consumidos pelos brasileiros


Com objetivo de traçar um panorama geral sobre os chocolates industrializados comercializados no Brasil, o Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital), vinculado à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, lançou nesta sexta-feira (24) estudo em que analisou as composições e valores nutricionais de 483 produtos de chocolate. Intitulada Chocolates Industrializados: alimentos para socialização e nutrição, a publicação gratuita contou com apoio da Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab). 

As informações contidas nos rótulos de cada chocolate foram avaliadas levando em consideração características como saudabilidade e bem-estar, matérias-primas e aditivos. Nas formulações dos produtos estudados, foi possível identificar que 99,6% não incluem antioxidantes, 98,1% não possuem conservantes e 95,2% são isentas de corantes. Também ficou comprovada a presença de teores de proteínas, fibras e polifenóis. 

“Esse é o décimo estudo da série Alimentos Industrializados 2030, que visa disponibilizar informações de interesse do consumidor brasileiro com clareza e embasamento técnico-científico. Detalhamos os conteúdos nutricionais dos produtos que comumente são tachados genericamente como não saudáveis, contrapondo mitos e preconceitos”, afirma Luis Madi, diretor de Assuntos Institucionais do Ital e coordenador do projeto. “Está na missão do Instituto contribuir para a evolução da área de alimentos em benefício do consumidor, assim como está na missão da Secretaria de Agricultura promover a oferta de alimentos saudáveis com agregação de valor e melhoria da qualidade de vida da população”, destaca.

O presidente da Abicab, Ubiracy Fonsêca, destaca a importância da desmitificação de conceitos. “Nenhum alimento pode ser analisado de forma isolada. O chocolate é um produto de indulgência que pode ser inserido no contexto de uma dieta equilibrada e associado à prática regular de atividade física. É fundamental que esses aspectos sejam trazidos para o âmbito científico”, pontua.

O estudo faz parte do projeto Alimentos Industrializados 2030, que busca consolidar bases de um sistema alimentar saudável e sustentável, informando com dados técnicos e científicos e contrapondo mitos e preconceitos sobre alguns alimentos. 



Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas - Abicab


Instituto de Tecnologia de Alimentos - Ital
www.ital.agricultura.sp.gov.br/


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