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sexta-feira, 8 de outubro de 2021

Carnaval SP 2022 abre venda de ingressos no dia 20 de outubro

Ingressos para os Desfiles das Escolas de Samba de São Paulo podem ser adquiridos através dos sites da Liga-SP, da ALK Live Entertainment e da Eventim

 

Chegou a hora de garantir um lugar no Carnaval que promete ser o maior e melhor de nossas vidas. A venda de ingressos para os Desfiles das Escolas de Samba de São Paulo inicia no dia 20 de outubro. A bilheteria virtual abre ao meio-dia para o público, nos sites da Liga-SP, da ALK Live Entertainment e da Eventim. 

Em 2022, o espetáculo das escolas de samba no sambódromo do Anhembi acontece nos dias 25, 26, 27 e 28 de fevereiro, e no dia 5 de março, com o Desfile das Campeãs. Os valores variam por setor, modalidade e dia de desfile, com os preços para o grupo especial a partir de R$ 90,00 para arquibancada. 

Conforme lei nº 12.933 de 26/12/2013 – 40% dos ingressos são destinados ao benefício de meia-entrada para estudantes, idosos, portadores de deficiência, jovens pertencentes a famílias de baixa renda, funcionários e professores das redes estaduais e municipal de ensino de São Paulo. As regras para aquisição do ingresso de meia-entrada estarão disponíveis no momento da compra do ingresso. 

Vale lembrar que a retomada dos preparativos para os Desfiles das Escolas de Samba de São Paulo no Sambódromo do Anhembi em 2022 foi autorizada pela Prefeitura de São Paulo no dia 15 de setembro, após meses de estudos sobre a viabilidade do evento. A realização dos desfiles está condicionada ao andamento da imunização na capital paulista e à autorização dos órgãos de saúde, além da adequação aos protocolos sanitários vigentes no correspondente período. 

Para o Carnaval SP 2022, a Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo conta com a expertise da ALK Live Entertainment em grandes eventos para tornar a experiência dos sambistas inesquecível, para além dos desfiles. Das vendas dos ingressos, a cuidar de outros setores, a empresa será responsável pelas arenas e camarotes destinados ao público, manutenção da segurança, e a observação dos protocolos sanitários vigentes na capital durante o evento, além do fornecimento de alimentação e bebidas. 

A abertura da bilheteria física, em janeiro de 2022, vai depender da disponibilidade de ingressos. A programação completa dos Desfiles das Escolas de Samba de São Paulo, com dias, horários e outras informações sobre as agremiações, está disponível no site da Liga-SP.

ALK Live Entertainment - www.alkeventos.com.br

Eventim - www.eventim.com.br

Liga-SP - www.ligasp.com.br

 


ORDEM DOS DESFILES

GRUPO ESPECIAL

 

SEXTA-FEIRA

Acadêmicos do Tucuruvi

Colorado do Brás

Mancha Verde

Tom Maior

Unidos de Vila Maria

Acadêmicos do Tatuapé

Dragões da Real

 

SÁBADO

Vai-Vai

Gaviões da Fiel

Mocidade Alegre

Águia de Ouro

Barroca Zona Sul

Rosas de Ouro

Império de Casa Verde

 

 

GRUPO DE ACESSO 1

 

DOMINGO

Morro da Casa Verde

Camisa Verde e Branco

Mocidade Unida da Mooca

Independente Tricolor

Estrela do Terceiro Milênio

X-9 Paulistana

Leandro de Itaquera

Pérola Negra

 

 

SEGUNDA-FEIRA

Brinco da Marquesa

Camisa 12

Uirapuru da Mooca

Primeira da Cidade Líder

Unidos de Santa Bárbara

Torcida Jovem

Nenê de Vila Matilde

Unidos do Peruche

Imperador do Ipiranga

Amizade Zona Leste

Tradição Albertinense

Dom Bosco de Itaquera


 

 CONFIRA A TABELA DE PREÇOS

Camarotes 10 Pessoas

Setores

Sexta

 Sábado

Domingo

Segunda

Campeãs

A

R$ 13.000,00

R$ 13.000,00

R$ 7.000,00

R$ 7.000,00


Camarotes 25 Pessoas

Setores

Sexta

Sábado

Domingo

Segunda

Campeãs

A

R$ 32.500,00

R$ 32.500,00

R$ 17.500,00

R$ 17.500,00


Cadeira de Pista

Setores

Sexta

Sábado

Domingo

Segunda

Campeãs

A

R$ 400,00

R$ 400,00

R$ 130,00

R$ 30,00

R$ 205,00

B

R$ 594,00

R$ 594,00

R$ 130,00

R$ 30,00

R$ 300,00

G

R$ 500,00

R$ 500,00

R$ 130,00

R$ 30,00

R$ 240,00


Mesa de Pista - 4 Lugares

Setores

Sexta

Sábado

Domingo

Segunda

Campeãs

A

R$ 1.660,00

R$ 1.660,00

R$ 518,00

R$ 160,00

R$ 830,00

B

R$ 2.160,00

R$ 2.160,00

R$ 518,00

R$ 160,00

R$ 1.080,00


Arquibancadas

Setores

Sexta

Sábado

Domingo

Segunda

Campeãs

A

R$ 100,00

R$ 100,00

R$ 50,00

R$ 10,00

R$ 70,00

B

R$ 160,00

R$ 160,00

R$ 50,00

R$ 10,00

R$ 90,00

C

R$ 160,00

R$ 160,00

R$ 50,00

R$ 10,00

R$ 90,00

E

R$ 90,00

R$ 90,00

R$ 50,00

R$ 10,00

R$ 70,00

F

R$ 90,00

R$ 90,00

R$ 50,00

R$ 10,00

R$ 70,00

G

R$ 160,00

R$ 160,00

-

R$ 10,00

R$ 90,00

H

R$ 190,00

R$ 190,00

R$ 50,00

R$ 10,00

R$ 90,00

 

 

ALK Live Entertainment 

www.alkeventos.com.br


A necessidade e o retorno dos investimentos em Iluminação Pública


Cada vez mais prefeituras estão contratando serviços especializados em modernização, gestão e manutenção dos sistemas de iluminação pública. Prova disso é a estimativa nacional de R$ 18 bilhões em investimentos para os próximos anos, segundo a ABCIP – Associação Brasileira das Concessionárias Privadas de Iluminação Pública. Seja por concessões seja em parcerias público-privadas, administrações municipais de todos os estados estão deixando suas ruas e praças mais seguras e iluminadas para a população. 

Todavia, como em qualquer investimento público, há de se ter um retorno e esse precisa ser mensurado. No caso dos investimentos em iluminação pública, não que a satisfação dos pedestres e usuários de transporte coletivo ao circularem durante a noite com mais tranquilidade, assim como o fato de proporcionar melhor visão aos motoristas, já não sejam excelentes indicativos. Sem contar a economia que pode superar os 50%, com o uso das lâmpadas de LED, que são mais duráveis e iluminam muito melhor que as lâmpadas de vapor de metal. 

Entretanto, quando se investe em iluminação pública você alcança um sistema eficiente a partir da modernização e da manutenção planejada da rede. Nesse caso, um dos indicadores importantes que realmente comprovam o sucesso do projeto é o índice de falhas no sistema, ou seja, uma amostragem do número de lâmpadas apagadas em relação ao total de pontos de iluminação do parque. Para citar um exemplo de retorno positivo, o consórcio SQE Luz – formado pelas empresas ENGIE e QUANTUM Engenharia – atua em seis municípios catarinenses que, juntos, somam mais de 200 mil pontos de luz. Em sua área de operação, o índice de falhas é sempre inferior a 2%. 

Trata-se de um índice inalcançável para municípios que ainda não aderiram aos investimentos em seus parques de iluminação. Fica ainda mais claro no caso da concessionária IP Minas, que assumiu o trabalho de modernização da rede e dos mecanismos de controle, monitoramento e manutenção do sistema de Ribeirão das Neves, em Minas Gerais. Formada pelas empresas Quantum Engenharia e Fortnort, a contratada da prefeitura reduziu o índice de falhas na rede de 5,56%, no mês de julho de 2020, para o percentual de 1,11% no mesmo período em 2021, de um total de 26.512 pontos luminosos. 

Com isso, fica evidente que os investimentos em mão de obra e novas tecnologias são fundamentais para o desenvolvimento de um sistema de iluminação pública eficiente. Cada vez mais prefeituras sabem disso.

 


Dilnei Sousa - Diretor Operacional da Quantum


ENEL DISTRIBUIÇÃO SÃO PAULO: O QUE ABRE E FECHA NO FERIADO DE 12 DE OUTUBRO

   

       Lojas de atendimento em toda área de concessão estarão fechadas na terça-feira (12/10);

 

       Canais digitais e Call Center funcionarão normalmente

  

Devido ao feriado nacional de Nossa Senhora Aparecida, na próxima terça-feira (12/10), as lojas de atendimento presencial da Enel Distribuição São Paulo nos 24 municípios da sua área de concessão estarão fechadas, retornando às atividades na quarta-feira, 13/10. Na segunda-feira (11/10), o expediente é normal, das 8h30 às 16h30. 

Apesar de as lojas não funcionarem, os clientes terão à disposição os demais canais de atendimento para registrarem as suas solicitações. Os consumidores podem entrar em contato com a companhia por meio da Agência Virtual (https://www.enel.com.br/ptsaopaulo), do aplicativo Enel SP, disponível gratuitamente para iOS (https://apple.co/2VpYh8q) e Android (http://bit.ly/2VmOsIj), do WhatsApp Elena (2199601-9608) e do Call Center (0800 72 72 120 – atendimento comercial – e 0800 72 72 196 – atendimento emergencial).

 

Prestação de serviço 24h: 

 

              Central de Atendimento Comercial (0800 72 72 120): Consulta de débito, segunda via de conta, religação, pedido de novas ligações, débito automático, oscilação de voltagem, consumo elevado e suspensão do fornecimento de energia. 

 

              Central de Atendimento de Emergência (0800 72 72 196): Informações sobre falta de energia, casos de fios partidos, postes ou problemas na rede de distribuição.

 

              Os clientes podem ainda falar com a Enel SP por meio do WhatsApp, enviando um “Olá” para o número (21) 99601-9608. A atendente virtual Elena atende e oferece serviços como falta de energia, consulta de débitos e envio de 2ª via da conta, além de tirar dúvidas sobre as perguntas mais frequentes.

 

Hábito de estudos: a melhor forma para alcançar sucesso acadêmico

Diante do panorama atual, no qual a oferta de atividades de lazer, em sua maioria, é proporcionada pela tecnologia, como games, Instagram, Whatsapp, Tiktok, entre outros, observamos que as crianças e adolescentes passam um grande período conectadas, deixando de lado suas obrigações escolares.

Essa falta de organização do tempo e dos afazeres escolares causa um acúmulo de atividades e, consequentemente, gera grande ansiedade e um sentimento de incapacidade por não dar conta da demanda escolar, provocando também uma baixa autoestima com a comprovação de notas baixas que chegam no boletim.

O que podemos fazer para ajudar os estudantes a se organizarem e alcançarem melhores resultados acadêmicos?

Primeiramente, deve-se criar o hábito de estudar e, para isso, é necessário ter disciplina, determinação, esforço, comprometimento e vontade de melhorar. Sabemos que o prazer que a tecnologia oferece é imediato, mas a satisfação de alcançar seus objetivos, mesmo que pequenos, provocará uma maior motivação para os próximos desafios durante toda a sua vida.

O que é necessário para criar um hábito de estudo?

Lembre-se de que o hábito de estudar pode variar de indivíduo para indivíduo e precisa ser ensinado. Devemos fazer com que o estudante entenda a importância de criar uma rotina, observando suas individualidades. Nem sempre a rotina de um é igual à do outro. Deve-se levar em conta qual a sua disponibilidade de tempo, e assim criar o próprio plano de estudos. Com planejamento e dedicação, ela trará muitas vantagens para os estudantes.

Abaixo, estão algumas dicas para criar o hábito de estudar com uma rotina de estudos leve e agradável que ajudará na conquista de seus objetivos acadêmicos:

• Ter um planejamento organizado

• Ter disciplina para cumprir as metas estabelecidas

• Ter um local e horário adequado para estudar

• Ficar longe de distrações (tv, celular, computador, barulho...)

• Criar seu próprio método de estudo

• Organizar seu tempo

Ao montar um plano de estudos, o estudante deve estabelecer, no início, metas de curto prazo. É mais fácil de conseguir alcançá-las e isso trará maior motivação para seguir em frente. Fazer um quadro onde pode marcar cada atividade concluída facilitará a visualização do progresso. Criar uma tabela ou um planner semanal com horários das atividades extras que tem durante a semana e encaixar nos intervalos um tempo para estudar são estratégias que ajudarão a evitar que o estudante acabe se perdendo no tempo e não chegue no final do dia com a sensação de que não conseguiu realizar as atividades escolares. Se organizar e determinar quais as matérias que serão estudadas em cada dia fazem toda a diferença.

Não inicie a rotina de estudos com um tempo que poderá não conseguir cumprir. É melhor começar com trinta minutos por dia e ir aumentando gradativamente. Lembre-se de fazer uma pausa durante o tempo de estudos! Intervalos curtos deixam o estudo menos cansativo. Cumpra o seu plano de estudos de segunda a sexta-feira e deixe os finais de semana para descansar e se organizar para a próxima semana.

Escolha um local adequado, longe de celular, computador, barulho, TV, pois esses são os maiores "sabotadores" do tempo e ajudam a desviar do foco. Deixar o celular desligado, ou no silencioso para não ver as notificações, é uma boa estratégia.

Deixe o material de estudo sempre à mão e em um único local para evitar ter que se levantar para ir buscar. Alterne as matérias que vai estudar no mesmo dia para não ficar cansativo.

Criar o seu próprio método de estudo é o que ajudará a ter bons resultados acadêmicos. Faça resumos, anotações com caneta colorida no livro, esquemas que resumam informações em sequência... Lembre-se de rever a matéria que foi dada durante a aula. Sabe-se que, de acordo com a teoria da "Curva do esquecimento" do filósofo alemão Ebbinghaus, após estudar um conteúdo, o cérebro vai desarmazenando os conteúdos que foram aprendidos e é por isso que é muito importante rever os conteúdos periodicamente. As lições de casa devem ser feitas no dia que o professor pediu para fazer, não deixe para fazer em outro dia. Isso ajudará na fixação do conteúdo dado em aula e não correrá o risco de esquecer de fazer.

Ao estabelecer suas listas de atividades ou metas a serem cumpridas, mantenha o foco e determinação para realizá-las. Se priorizar a diversão ou as redes sociais, o aprendizado não será eficiente. Não adianta passar a tarde fazendo exercícios se está preocupado com a festa do final de semana.

Se perceber que está com dificuldade em organizar o seu tempo e sua rotina de estudo, peça ajuda à sua família, aos professores e Orientadores Educacionais do seu Colégio. Com certeza eles ajudarão a montar uma rotina de estudos e com determinação e compromisso, e você alcançará o sucesso!

 


Christiane Zanin - coordenadora do 6º e 7º ano do Ensino Fundamental II do Colégio Presbiteriano Mackenzie Tamboré.



Consultor especializado no mercado americano dá dicas de como empreender e dolarizar patrimônio

Pesquisa sobre tipo de negócio deve começar antes do processo migratório para não conflitar com o visto, revela Daniel Toledo


Os empresários brasileiros nunca foram tão testados em todas as suas habilidades como vem acontecendo. Além dos inúmeros desafios que empreender já traz de forma natural à atividade dedicada, veio a pandemia em 2020 e a luta insana para preservar os negócios.  Os desafios que o Brasil impõe ao empreendedor não são encontrados em lugar nenhum do mundo.

A instabilidade imposta pela volta da inflação, desvalorização do real, desequilíbrio das contas públicas e reformas que insistem em não serem aprovadas, tornam o Brasil um país pouco atrativo para investimentos, mesmo com a vacinação, que também é um problema, dada a inconstância no fornecimento dos imunizantes pelo Governo Federal.

Por todos esses motivos, a saída para muitos tem sido a imigração. Seja para os Estados Unidos ou Europa, esses empreendedores têm deixado o Brasil de forma assustadora. Não só eles, mas profissionais altamente qualificados também estão buscando por dias melhores em terras distantes, contribuindo para um crescente movimento de “fuga de cérebros”.

No entanto, para sobreviver em outro país, é preciso unir diversas habilidades que muitas vezes não são aprendidas nos bancos das universidades. Além de estudar o mercado, ter fôlego para investir e ser um profissional acima da média, é fundamental acelerar o planejamento para imigrar a fim de não conflitar com o tipo de visto solicitado.

Daniel Toledo, que atua há quase vinte anos ajudando pessoas a expandirem seus negócios nos Estados Unidos e Europa, é consultor de negócios e advogado especializado em Direito Internacional, além de sócio fundador da Toledo e Advogados Associados. Ele explica que durante o planejamento migratório que envolve uma série de levantamentos e organização de documentos, sempre surge uma dúvida comum e que preocupa todos os aplicantes.  A mais comum a todos é como fazer para dolarizar o recebível, o dinheiro, ao invés de depender de uma renda em real.

Muitos se programam para sair do Brasil, mas ainda recebem em reais ou têm uma reserva financeira. “Essa moeda vem se desvalorizando bastante em relação ao dólar, bem como também nas demais”, aponta Toledo.

É muito importante entender que não basta ir para os Estados Unidos com qualquer tipo de visto, ou viajar para Portugal e Espanha com visto de turista e começar a empreender. “Não é assim que funciona, é preciso planejar antes de sair do Brasil, um dos principais pontos que fazem realmente a diferença para quem pensa em morar no exterior. Vemos muitas pessoas chegarem sem estrutura e começam a patinar, como eles chamam aqui, ganham o dinheiro de manhã para comer à noite e literalmente é assim mesmo que funciona”, alerta.


Por onde começar esse planejamento?

Com experiência desde 2003 em consultoria de negócios com a Loyalty Miami — absorvida em 2019 pela Toledo and Associates Consulting —, o advogado Daniel Toledo explica que o mais importante para quem deseja empreender nos Estados Unidos é entender qual é a área de atividade. “A maioria acredita que basta chegar ao país, montar uma empresa de limpeza, seja faxina ou manutenção de piscina, jardinagem, que são trabalhos simples e que o brasileiro tem certa facilidade em desenvolver”, exemplifica.

Mas na prática, não é bem assim que funciona. “Primeiro, porque a pessoa vai precisar de uma autorização de trabalho e se ela não tiver este documento, já está cometendo uma ilegalidade, por isso, empreender, de forma certa, é sempre o melhor caminho e o mais indicado”, destaca.

Além disso, é preciso tomar cuidado para o negócio pretendido não conflitar com as exigências do visto. “Por isso, antes de iniciar qualquer tipo de processo imigratório, a nossa equipe tem uma longa conversa com o cliente para que ele entenda quais são as possibilidades dele, no determinado país onde ele deseja ir”, esclarece Toledo.

E há inúmeras possibilidades de entrar legalmente no país, seja para ocupar algum cargo dentro de uma empresa, prestar serviço como autônomo ou investir e começar um novo projeto. E entre as aplicações mais requisitadas no momento, e que tem um alto nível de aprovação, é a referente ao visto EB-2, um dos mais cobiçados por graduados e empresários que pretendem imigrar legalmente para os Estados Unidos. “É importante planejar todos os passos, com bastante antecedência, ter uma reserva financeira significativa para custear as despesas da família enquanto não consegue ter uma renda na moeda local e contar com uma equipe que dê suporte em todas as etapas do processo”, aconselha Toledo.

O consultor de negócios também traz uma boa notícia para quem aplicou o EB-2. “No caso do visto EB-3, o aplicante precisa receber uma proposta para trabalhar nos Estados Unidos, até porque essa é uma das condições de aprovação, mas em paralelo a essa ocupação, é possível sim ter um negócio próprio”, explica. 

Muita gente chega e não tem ideia de como funciona o mercado, coisas que vendem muito bem no Brasil, nos Estados Unidos pode não funcionar. “O entrosamento, a interligação desse planejamento com a atividade que o imigrante vai fazer em qualquer outro país, é muito importante antes mesmo de começar o projeto, porque no momento da aplicação do processo, é preciso avaliar bem o que pretende fazer, para não afetar visto pretendido”, orienta o advogado.


Dez vezes mais chances de as empresas darem certo nos EUA

A legislação brasileira é muito complexa, o que leva o empreendedor a ter seus momentos de falha e esses equívocos acabam resultando em multas. “Já nos Estados Unidos, as leis são mais simples, se comparadas as nossas. Embora os impostos sejam mais altos, basta entender o que é preciso pagar”, explica Toledo.

O consumismo é uma regra social geral e o governo incentiva essa prática e, além disso, o mercado influencia constantemente a compra e aquisição de coisas novas e levando as pessoas a sempre buscar pelo que há de mais novo e atual. “A chance de uma empresa dar certo nos Estados Unidos é dez vezes maior se comparado ao Brasil. Mas é preciso estar atento à peculiaridade de cada estado. Não adianta querer vender uma coisa que é típica da Flórida no Texas, porque não vai vender”, alerta o consultor de negócios.

 

 

Daniel Toledo - advogado da Toledo e Advogados Associados especializado em Direito Internacional, consultor de negócios internacionais, palestrante e sócio da LeeToledo PLLC. Para mais informações, acesse: http://www.toledoeassociados.com.br. Toledo também possui um canal no YouTube com quase 120 mil seguidores https://www.youtube.com/danieltoledoeassociados com dicas para quem deseja morar, trabalhar ou empreender internacionalmente. Ele também é membro efetivo da Comissão de Relações Internacionais da OAB São Paulo e Membro da Comissão de Direito Internacional da OAB Santos.

 

Toledo e Advogados Associados

http://www.toledoeassociados.com.br  

 

Lee Toledo Law

https://leetoledolaw.com/

 

7 mudanças para fazer na sua vida financeira nos próximos meses

Guarde um pouco de dinheiro a cada mês, estabeleça sonhos e tenha uma quantidade separada para reserva estratégica


Ainda que o ano esteja longe do fim, já é tempo para reavaliar as contas e gastos e planejar as finanças para o restante do ano e principalmente para 2022. Lembrando que, mesmo com a pandemia apresentando sinais de melhoras, a economia deve passar ainda por um longo período de crise.

"Não existem fórmulas mágicas em relação às finanças, como muito ‘especialistas’ afirmam ter. As pessoas querem ter dinheiro guardado, mas se esquecem de um ponto básico: as coisas não acontecem sozinhas; que é preciso planejamento. Além disso é preciso tempo para que as coisas acontecerem, por isso, cuidado com o imediatismo", explica Reinaldo Domingos, presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (ABEFIN).

Assim, para que alterações de rotas ocorram são possíveis algumas mudanças nas finanças para alcançar objetivos financeiros e não deixar de lado necessidades, como investir em aposentadoria. Confira alguns pontos que Reinaldo Domingos elaborou sobre o tema:

• Sempre poupe: é fundamental guardar uma quantidade de dinheiro todos os meses, mesmo que seja pequena. O importante é criar o hábito de guardar dinheiro. O segredo para isso é que não se deve guardar o que sobra do mês, pois dessa forma dificilmente irá sobrar. Recomendo que separe o valor desejado assim que você receber o salário, evitando com que a quantia faça parte das contas do mês.

• Reveja os gastos: reveja as contas dos meses passados e identifique quais foram os maiores gastos e veja o que pode reduzir. Mas, o mais importante é identificar todos as contas, os pequenos gastos são os mais importantes para manter um orçamento saudável, pois é onde as pessoas costumam se descontrolar na economia. Os gastos em excesso de uma família podem chegar a 30%.

• Reserva estratégica: mantenha sempre valores guardados para gastos extras e ‘emergenciais’, procure ter guardados mais que seis meses da renda atual. Se for possível, estenda o valor para até 12 meses de salário.

• Foque Saúde: caso você não tenha um plano de saúde, considere contratar um que se adeque a sua realidade, pois dessa forma é possível economizar em despesas médicas. Lembrando que os gastos com a saúde aumentam junto com a idade. Também busque se cuidar para que precise usar o mínimo.

• Pense na aposentadoria: aumente suas contribuições para uma futura aposentadoria, para garantir que você tenha uma boa quantia quando precisar. Recomendo analisar o quanto se ganha e por quanto tempo se pretende manter o padrão de vida atual para escolher o melhor caminho para poupar.

• Descontos sempre: Um dos maiores investimentos que a pessoa pode fazer é conseguir descontos, assim deixa a vergonha de lado e sempre que puder tente reduzir os preços que pagará de um produto ou serviço.

• Tenha sonhos: O grande caminho para melhorias nas finanças é traçar objetivos e ter sonhos. Com base nisso é muito mais fácil controlar o dinheiro, podendo dar foco nos objetivos de devem ser mais de um, pensando em curto, médio e longo prazo.

 

 

Postos do Poupatempo estarão fechados na terça-feira (12), feriado nacional de Nossa Senhora Aparecida

Com atendimentos presenciais suspensos, a opção são os mais de 150 serviços digitais; na quarta-feira (13), as unidades voltam a atender normalmente com agendamento prévio pelo portal, aplicativo ou totens  

  


Por conta do dia de Nossa Senhora Aparecida, os postos do Poupatempo em todo estado de São Paulo estarão fechados na terça-feira (12). Já na segunda feira (11), véspera do feriado nacional, as unidades vão funcionar exclusivamente para o mutirão do RG, atendendo apenas às solicitações de Carteiras de Identidade, durante o expediente normal de cada posto.    

Na quarta-feira (13), todas as 86 unidades do Poupatempo voltam a funcionar normalmente, no horário habitual e mediante agendamento. Os canais digitais do programa – com mais de 150 opções online, como a renovação da CNH, Carteira de Trabalho, seguro-desemprego, licenciamento de veículos, carteira de vacinação da Covid-19, entre outros –, estarão à disposição da população mesmo durante o feriado prolongado.    

Os atendimentos nos postos do Poupatempo são realizados somente para serviços que dependem da presença do cidadão para serem concluídos, como os de RG (primeira via e renovação com alteração de dados), transferência interestadual e mudança nas características de veículos, por exemplo. O agendamento, gratuito, pessoal e intransferível, é obrigatório e deve ser feito pelo portal www.poupatempo.sp.gov.br, aplicativo Poupatempo Digital ou ainda nos totens de autoatendimento.   

  

Mutirão do RG  

O Poupatempo realiza no sábado, 9 de outubro, e ainda na segunda-feira (11), o mutirão do RG nos postos para atender às solicitações de Carteiras de Identidade. Serão ofertadas 30 mil vagas destinadas às pessoas que precisam emitir a primeira ou segunda via do documento.    

No sábado (9),as unidades vão operar em horário estendido, das 13h às 17h. Já na segunda-feira (11), a ação será realizada durante o expediente normal de cada posto. Excepcionalmente nesses dois dias de mutirão, o Poupatempo de Bebedouro não funcionará em decorrência da mudança de endereço da unidade.    

Para ser atendido, o cidadão deve comparecer com original e cópia simples de um dos seguintes documentos: Certidão de Nascimento ou Casamento, ou RG anterior. Menores de 16 anos devem estar acompanhados por um dos pais ou responsável legal, portando um documento de identificação com foto. Caso não seja possível, basta o responsável assinar uma autorização, que pode ser acessada pelo link http://bit.ly/2txpHQY, para ser apresentada no ato do atendimento, junto com um documento de identificação do responsável, com a mesma assinatura.    

O agendamento para a realização do serviço é obrigatório e deve ser feito previamente pelos canais digitais. As informações sobre endereços e horários de funcionamento das unidades, podem ser consultadas no portal do Poupatempo.  


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