Pesquisar no Blog

quinta-feira, 7 de outubro de 2021

11 de outubro: Dia Internacional da Menina

A ONG Plan International Brasil promove ocupações presenciais e on-line em instituições públicas e privadas para o movimento Meninas Ocupam em São Paulo, no Maranhão, no Piauí e na Bahia


11 de outubro é o Dia Internacional da Menina. A data foi estabelecida pela Organização das Nações Unidas no final de 2011 e teve seu primeiro movimento em 2012. O intuito é reconhecer os direitos das meninas e os desafios únicos que elas enfrentam em todo o mundo. Neste ano, a ONG Plan International Brasil vai retomar atividades presenciais no movimento Meninas Ocupam, em que adolescentes e jovens de projetos e programas da Plan realizam ocupações de cargos públicos e privados, em organizações e veículos de comunicação durante todo o mês.

 

Este gesto simbólico tem como objetivo criar oportunidades significativas para as meninas participarem em lugares onde tradicionalmente não são vistas nem ouvidas, para ilustrar o direito de todas as meninas de acessar as mesmas oportunidades que meninos e adultos. Assim como no ano passado, algumas ocupações também estarão no espaço digital, especialmente em perfis de redes sociais.

 

A campanha deste ano tem o mote Meninas contra as fake news, em alusão ao lançamento da pesquisa global Verdades e Mentiras – As meninas na era da desinformação e das fake news, que teve a participação de 26 mil meninas e jovens mulheres de 26 países, sendo 1 mil meninas do Brasil. O estudo se concentrou em entender o impacto da desinformação e das fake news associado a um olhar de gênero e mostrou que 87% das meninas disseram que as fake news afetaram negativamente suas vidas. O movimento Meninas Ocupam também faz parte da campanha Meninas pela Igualdade.


“De forma geral, a pesquisa aponta que o cenário no Brasil é ainda mais crítico do que o observado em outros países, com efeitos cruéis sobre a vida, o desenvolvimento e a saúde mental de meninas e jovens mulheres”, afirma Cynthia Betti, Diretora Executiva da Plan International Brasil. No país, o estudo apontou que 72% das participantes receberam alguma fake news sobre a pandemia; 32% acreditaram em uma fake news sobre a COVID-19 e 22% questionaram a necessidade de tomar a vacina.

 

Confira a seguir a agenda de ocupações programadas com as meninas de projetos e programas da Plan International Brasil em São Paulo, no Maranhão, na Bahia e no Piauí (o cronograma ainda está sujeito a alterações):

 

São Paulo – SP

8/10

10h – Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania – Visita à secretaria e demais coordenações. (presencial)

14h – Ministério Público do Estado de São Paulo – Jovem vai ocupar o cargo do procurador-geral de Justiça, Mario Sarrubbo. (presencial)

 

11/10 – Dia da Menina

12h – TV Cultura – Jornal da Tarde – Jovens vão participar do jornal. (presencial)

Dia todo – Ocupação das redes sociais da Organização Internacional para as Migrações (OIM Brasil). (on-line)

Dia todo – Ocupação das redes sociais da AstraZeneca. (on-line)

Dia todo – Ocupação das redes sociais da Embaixada da Suécia no Brasil. (on-line)

Dia todo – Ocupação das redes sociais do Museu da Imigração. (on-line)

Dia todo – Ocupação das redes sociais da chef Irina Cordeiro. (on-line)

Dia todo – Ocupação das redes sociais da vereadora Erika Hilton. (on-line)

Dia todo – Ocupação das redes sociais da jornalista Ana Paula Padrão. (on-line)

 

13/10

18h – AstraZeneca – Live sobre fake news e desinformação sobre as vacinas – Instagram @planbrasil. (on-line)

 

14/10

14h – Instituto Butantan – Meninas do projeto Escola de Liderança para Meninas vão conhecer o instituto. (presencial)

 

18/10

12h – AstraZeneca – Jovem participará de uma conversa com o presidente da empresa no Brasil e de uma reunião com ele. (on-line)

 

20/10

10h30 – Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) – Seis meninas participação de uma simulação plenária com a deputada estadual Marina Helou. (presencial)

 

Data a definir

Dia todo – Ocupação das redes sociais da deputada estadual Erica Malunguinho. (on-line)

 

 

Bahia

Salvador

 

07/10

9h – Governo do Estado da Bahia – Coordenação Estadual de Políticas para Juventude (presencial)

14h – Ouvidoria da Defensoria Pública do Estado da Bahia (presencial)

 

08/10

9h – Ministério Público do Estado da Bahia – Centro de Apoio Operacional da Criança e do Adolescente (presencial)

 

13/10

9h – Câmara de Vereadores de Salvador (presencial)

 

Maragojipe

 

14/10

14h – Unidade da Saúde da Família de Capanema (presencial)

 

 

Maranhão

São Luís

 

6/10

Manhã – IEMA – Ocupará a diretoria do IEMA RIO ANIL (presencial)

 

8/10

Manhã – Centro de Apoio Operacional à Infância e Juventude (presencial)

Manhã – Escola Superior do Ministério Público do Maranhão (presencial)

 

15/10

Horário a confirmar – Secretaria de Direitos Humanos e Participação Popular (presencial)

 

11/10

Dia todo – Ocupação das redes sociais do Governo do Estado do Maranhão, com o governador Flavio Dino. (on-line)

Dia todo – Ocupação das redes sociais da jornalista Helô Batalha. (on-line)

Dia todo – Ocupação das redes sociais de Carol Alves. (on-line)

Dia todo – Ocupação das redes sociais de Karol Barros. (on-line)

 

14/10

Manhã – Banco Mercedes (presencial)

 

25 a 29/10

Manhã – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – IFMA (presencial)

 

A definir

Prefeitura de São Luís (presencial)

 

A definir

Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão (ALEMA) – Gabinete da Deputada Estadual Daniela Tema e TV Assembleia (presencial)

 

A definir

Secretaria de Educação do Governo do Estado do Maranhão – SEDUC (presencial)

 

A definir

Defensoria Pública (presencial)

 

A definir

Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente – DPCA (presencial)

 

 

Codó

14/10

Manhã – Delegacia da Mulher (presencial)

 

18/10

Manhã – 17º Batalhão de Polícia de Codó – posição de cabo (presencial)

 

19/10

Manhã – Batalhão de Polícia – posição de tenente (presencial)

 

A confirmar

Secretaria Executiva dos Conselhos de Direitos (presencial)

 

Timbiras

15/10

Manhã – Redes sociais da Miss Timbiras, Nabia Sousa  (on-line)

 

 

Peritoró

13/10

Manhã – Secretaria da Mulher (presencial)

 

Piauí

Teresina

 

6/10

Manhã – Secretaria Municipal da Juventude (presencial)

 

8/10

Manhã – Fundação Municipal de Saúde (presencial)

 

11/10

Dia todo – Ocupação das redes sociais da Sec. Mun. de Políticas Públicas para Mulheres de Teresina, Karla Berger. (on-line)

Dia todo – Ocupação das redes sociais da influenciadora Hiandara Santos. (on-line)

Dia todo – Ocupação das redes sociais da delegada de polícia civil Anamelka Cadena. (on-line)

Dia todo – Ocupação das redes sociais da cantora Isa Luz. (on-line)

Dia todo – Ocupação das redes sociais da jogadora de futebol Valéria Cantuário. (on-line)

Dia todo – Ocupação das redes sociais da advogada Isabella Paranaguá. (on-line)

 

13/10

Dia todo – Ocupação das redes sociais da marca Intimus. (on-line)

 

15/10

Manhã – Coordenadoria Estadual de Políticas para Mulheres (presencial)

 

20/10

Manhã – Assembleia Legislativa do Piauí, com a deputada estadual Lucy Soares (presencial)

 

21/10

Manhã – Secretaria Municipal de Política Pública para Mulheres (presencial)

 

A definir

Secretaria Municipal de Educação (presencial)

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (presencial)

Secretaria Municipal de Comunicação (presencial)

Ordem dos Advogados do Brasil do Piauí (presencial)



Sobre a Plan International

 

A Plan International é uma organização humanitária, não-governamental e sem fins lucrativos que promove os direitos das crianças e a igualdade para as meninas. Acreditamos no potencial de todas as crianças, mas sabemos que isso é muitas vezes reprimido por questões como pobreza, violência, exclusão e discriminação. E as meninas são as maiores afetadas. Trabalhando em conjunto com uma rede de parcerias, enfrentamos as causas dos desafios de meninas e crianças em situação vulnerável. Impulsionamos mudanças na prática e na política nos níveis local, nacional e global, utilizando o nosso alcance, a nossa experiência e o nosso conhecimento. Construímos parcerias poderosas há mais de 80 anos e que se encontram hoje ativas em mais de 70 países.

 


Sobre a Plan International Brasil

A Plan International chegou ao Brasil em 1997. Desde então, se dedica a garantir os direitos e promover o protagonismo das crianças, adolescentes e jovens, especialmente meninas, por meio de seus projetos, programas e ações de incidência e de mobilização social. Tem também viabilizado condições de subsistência em comunidades que sequer tinham acesso a recursos essenciais, como a água. Implementamos projetos no Maranhão, no Piauí, na Bahia e em São Paulo. Nossas estratégias, atuando em rede com outras organizações do terceiro setor e movimentos sociais, têm pautado as demandas das meninas em novos espaços do Legislativo, Executivo e na sociedade civil, alcançando todo o território nacional. Considerada uma das organizações mais confiáveis do país, a Plan International Brasil ficou entre as 100 Melhores ONGs do país em 2020 e recebeu a certificação A+ no Selo Doar Gestão e Transparência. A Plan acredita que um mundo melhor para as meninas é um mundo melhor para todas as pessoas. E, para construir uma sociedade mais justa e igualitária, conta com o apoio de embaixadoras como Ana Paula Padrão, Thainá Duarte, Joyce Ribeiro e Astrid Fontenelle. Mais informações: www.plan.org.br


A especialista em treinamento e desenvolvimento humano ESTER GOMES, dá 10 dicas de como tornar o emprego temporário em efetivo.

 10 dicas para se tornar efetivo.

10 dicas de como transformar uma vaga de temporário em uma vaga efetiva?!



1- Efetivação
Uma vez que se está trabalhando, o ideal é encarar o emprego como algo que o seu desempenho determinará a sua efetivação desde o primeiro dia.

2- Dedique- se ao máximo
As empresas procuram candidatos que tenham bastante energia. O temporário deve estar predisposto a estar disponível e aberto para novos aprendizados.
 

3- Aprenda com quem já trabalha na empresa como efetivo
O temporário precisa estar atento a toda movimentação interna na corporação, principalmente em relação à expectativa da empresa para com os colaboradores. Por isso, aprender com funcionários efetivos é de grande importância.

4- Trabalhe em equipe
A competência da colaboração pode favorecer o temporário na hora de decidir uma efetivação. “A opinião dos funcionários antigos conta muito. Quem consegue mostrar suas qualidades perante o RH também tem mais chances de ser contratado.

5- Adapte-se a cultura da empresa
É preciso ter interesse pelas tarefas da empresa, iniciativa, força de vontade, boa comunicação, bom humor e trabalhar todos os dias como se fosse o primeiro.

6- Foque em resultados
Para ser efetivado, o temporário precisa “ir além” mostrando ideias inovadoras e consequentemente gerando resultados.


7- Inteligência Emocional
A I.E é uma competência essencial para todos os profissionais. O temporário que se destaca em saber lidar com conflitos utilizando a I.E já ganha pontos para uma futura contratação.

8- Faça cursos
Realize cursos direcionados à área em que está trabalhando, pois atualizar-se academicamente pode desenvolver ainda mais suas habilidades.


9- Leia sempre
É muito bom se atualizar lendo livros, notícias, enfim, estar conectado com o que está acontecendo no mundo. O mercado admira profissionais atualizados.

10- Não fale mal com seus colegas da empresa , muito menos do salário ou benefícios.
Mesmo não ocorrendo a efetivação, todo aprendizado é válido. Você também pode aproveitar o emprego temporário para consolidar a carreira, construir uma boa reputação e ser um profissional de excelência. E por fim, deixas as portas abertas para ser contratado quando a empresa abrir vagas  como funcionário efetivado.

 

Bariloche prepara temporada de primavera-verão com atrações para atrair turistas



Festival gastronômico Bariloche a la Carta, festival internacional de música e teatro, competições esportivas e festividades natalinas são algumas das atrações para este ano 

 

A cidade argentina Bariloche se prepara para continuar o caminho de recuperação do turismo. Durante o inverno de 2021, a região teve cerca de 80% das redes hoteleiras ocupadas e a expectativa da Emprotur é que o número de visitantes aumente com a abertura gradual das fronteiras no país. Para a temporada de primavera-verão, ainda este ano, estão programados o festival gastronômico Bariloche a la Carta, que começou na segunda-feira (4); um festival internacional de música; um grande espetáculo de teatro; competições esportivas e as festividades de natal.  

De acordo com o diretor executivo da Emprotur, Diego Piquin, apesar das limitações impostas pela pandemia da Covid-19, a temporada de inverno superou as expectativas dos agentes de turismo da cidade. Foi durante o período que ocorreu o retorno da conectividade aérea, com mais frequências de voos a Buenos Aires e voos internos diretos a Córdoba, Rosário, Mendoza e El Calafate. 

Mesmo com bons resultados, a falta de brasileiros para a visitação dos pontos turísticos foi sentida pelos moradores locais e pelos trabalhadores do setor. Isso porque Bariloche é considerado o principal destino argentino para os brasileiros durante o inverno, por conta da expressiva incidência de neve e das várias atividades possíveis para o período, como as visitas ao Cerro Otto, Cerro Catedral e Piedras Blancas, além da prática de esqui, tão comum na região da patagônia argentina. 

“As promoções de pré-venda on-line de 2021 tiveram Bariloche no topo das preferências. Com a pandemia, Bariloche se esforçou para oferecer segurança tanto aos moradores quanto aos visitantes e conseguimos obter bons resultados. Esperamos com boas expectativas a reabertura aos visitantes da região e do exterior, já que temos muitas novidades a preços competitivos”, destaca Piquin. 

 

Abertura das fronteiras 

Na sexta-feira (1º), o governo argentino liberou as fronteiras aéreas para brasileiros que tiverem a vacinação contra a Covid-19 completa há pelo menos 14 dias e apresentarem um exame RT-PCR negativo realizado nas 72 horas anteriores à viagem. As pessoas que não estiverem imunizadas com a segunda dose da vacina terão que passar uma semana em isolamento. A intenção do governo argentino é diminuir progressivamente as exigências para entrada de estrangeiros, na medida em que o índice de vacinados da Argentina aumente.  

 

Calendário de eventos, novidades e atrações 

Enquanto a liberação para entrada de brasileiros no país ocorre progressivamente, Bariloche se prepara para oferecer os eventos tradicionais, como o festival gastronômico Bariloche a la Carta, que acontece desde segunda-feira (4) e vai até a próxima segunda-feira (11); e as festividades natalinas, no mês de dezembro.  

Também estão programados um festival internacional de música e teatro, em novembro, e competições esportivas a partir de dezembro. Uma das disputas que acontecerá é o Desafio da Ruta 23, uma espécie de mistura de mountain bike com ciclismo, que começa na montanha e termina no mar, com um percurso de mais de 650 quilômetros. O desafio está previsto para ocorrer entre os dias 1 e 4 de dezembro.  

“Bariloche agora conta com infraestrutura urbana otimizada, com nova iluminação nas vias principais. Também cresceu a oferta gastronômica, tendo maior quantidade de restaurantes e cervejarias, por exemplo”, ressalta o secretário de Turismo de Bariloche, Gastón Burlón. 

Além das novas atrações, também é possível que os turistas naveguem pelo lago Nahuel Huapi, adentrem à Ilha Victoria e o Bosque de Arrayanes, o Porto Blest, a Cachoeira dos Cántaros, e, também, desfrutem das subidas aos clássicos Cerro Otto e Cerro Catedral, que possuem vistas deslumbrantes da patagônia argentina. Há a possibilidade de realizar passeios a cavalo, trekking, escaladas, mountain bike, travessias por caiaque etc. 

Os turistas brasileiros interessados em conhecer mais os roteiros de Bariloche podem acessar o site visitebariloche.com. A plataforma foi criada em julho deste ano e é exclusiva para os brasileiros. 

 


 

 

Para mais informações de Bariloche:  

Em português: 

www.visitebariloche.com 

Instagram @barilochebrasil 

Em espanhol: 

barilocheturismo.gob.ar/br/home  

Facebook @BarilochePatagoniaBR  

Instagram @barilochear  


É hora de voltar para o escritório, mas não descarte o home office

Após 18 meses de distanciamento social, estamos retomando nossas atividades comerciais, sociais e corporativas. E esta questão é muito importante, pois, devemos entender como proceder nesta retomada, colocando em prioridade a saúde coletiva.

Não e só a questão de preocupar- se com a saúde das pessoas ao seu entorno, mas sim, com a retomada social, a rotina que levará a encontrar-se e manter contato com outros setores de serviços, que não fazem parte de sua rotina atual, impactará na saúde. Desde os amigos no trabalho, a equipe de limpeza, os conhecidos de empresas vizinhas que dividem os elevadores, a fila no restaurante para as refeições, a higiene nos ambientes que frequentará, enfim, toda a cadeia que faz parte de sua rotina, devidamente vacinada e higienizada.

Neste sentido é importante que os gestores e responsáveis, analisem o formato híbrido na funcionalidade de sua rotina nas empresas.

Do corpo de funcionários e colaboradores, quais são os profissionais que podem continuar seu trabalho remotamente permitindo que sua estrutura se torne mais “enxuta”, com menor demanda física para comportar seus colaboradores e com isto economizar uma fração de sua planilha de despesas fixas, podendo este valor ser investido na empresa.

Nesta retomada, todo conteúdo informativo para orientação nos procedimentos do retorno ao trabalho é necessário. Porque os fatores externos terão um impacto bastante significativo na conduta dos colaboradores na empresa. Ainda estamos em processo de vacinação caracterizando uma fragilidade social, que necessita de cuidados por um período ainda.

Organizar e definir qual o melhor formato para a empresa é um planejamento de gestão, utilizando uma análise comportamental e de rendimento deste período dos últimos 18 meses. Algumas possibilidades podem ser estudadas como, definir que o colaborador esteja presentes em dias específicos na empresa ou que participe fisicamente somente nas reuniões, ou quem sabe, continuar de forma remota, participando ativamente através das reuniões on-line, permitindo que ele mantenha sua produtividade, aproveitando o horário de deslocamento do trânsito e a perda de energia gasta com este processo, em atividades complementares de aperfeiçoamento para benefício da empresa.

O importante é entender que todos nós nos ressignificamos, seja pessoal ou profissionalmente e isto deve ser aproveitado da melhor forma. 

Destacando a responsabilidade da empresa com relação a saúde de seus colaboradores. A empresa deve oferecer um ambiente devidamente e continuamente higienizado, com funcionário disponível para higienização constante nos ambientes de trabalho.

Higienização contínua dos dutos e equipamentos do ar-condicionado, dos elevadores e área social.

Ter equipamentos para identificar qualquer alteração física em seus colaboradores.

Exigência das etapas de imunização para a saúde coletiva, todos os processos são de responsabilidade da empresa quando ela decidir que seus colaboradores poderão retomar suas atividades dentro da empresa.

O importante é encontrar o melhor formato que hoje atenda suas necessidades e seu planejamento de crescimento empresarial, mantendo as novas formas de interação com seus colaboradores e funcionários.

O formato híbrido veio para ficar, pense nisto!

 


Conceiyção Montserrat - Conceiyção Montserrat Gestão e Negócios

 

Cartilha da Galunion dá dicas de boas práticas na redução de desperdício em bares e restaurantes

Medida foi potencializada em várias marcas com a chegada da pandemia

 

Preocupada com a rentabilidade das operações do setor de alimentação e com o futuro dos negócios, a Galunion Consultoria, especializada no mercado de Food Service, desenvolveu uma cartilha que traz oito dicas para ajudar a reduzir o desperdício nos restaurantes. Apesar de ser uma pauta vigente neste mercado, diminuir o desperdício está relacionado diretamente com os resultados da operação. Ou seja, aproveitar ao máximo os produtos e as matérias-primas faz com que o estabelecimento compre menos insumos e potencialize as vendas e a rentabilidade. Porém, a chegada da pandemia interferiu na capacidade produtiva de indústrias e produtores no campo, gerando a falta de insumos e o aumento de preços sentido pelo consumidor e pelo operador. Diante disso, a Galunion preparou esta cartilha para que as empresas possam reestruturar as estratégias.


Dica 1: Crie receitas com itens que provavelmente seriam descartados

Recomenda-se aproveitar ao máximo o ingrediente. Neste caso, a criatividade somada a técnicas de cocção, permite aproveitar com excelência e ao máximo os ingredientes e matérias-primas. Como exemplo, temos bolo e doces com casca de laranja, cítricos e banana. A biomassa feita da casca da banana é extremamente nutritiva. Talos empanados e fritos servidos como porção. Sementes secas moídas, como farinha. Folhas refogadas e/ou trituradas usadas em recheios e como acompanhamento de pratos. Ossos, cascas, folhas e sobras de legumes para preparação de sopas, caldos etc.


Dica 2: Tenha controle do seu estoque!

Esta dica está relacionada com a gestão de rotinas operacionais, administrativas e financeiras.
O conhecimento das necessidades de compra para suprir as vendas por dia da semana, período do mês e/ou do ano, possibilita que as compras sejam feitas em volumes menores e/ou precisos para suprir adequadamente a produção de um período curto. Isso minimiza a perda de produtos perecíveis, utilizando e pré-preparando aquilo que realmente será necessário para a venda do período em questão. Dessa forma, compra, estoque, pré-preparo e finalização estarão em total harmonia com a venda do restaurante.


 
Dica 3: Embalagens para o consumidor

Durante a pandemia, houve uma crescente adesão ao serviço de delivery. Esse formato de venda tem a necessidade de utilizar embalagens para envio dos alimentos e, de uma forma geral, elas são descartáveis. O que temos visto para minimizar o impacto das embalagens são novos tipos de materiais que possam ser recicláveis, biodegradáveis e, até mesmo, compostáveis. Nestes casos, já temos uma diminuição no impacto que esse lixo gera, desde que sejam enviadas para reciclagem ou tenham o fim adequado para degradarem-se e, por fim, seja feita a compostagem. Tenha embalagens reutilizáveis, para que o consumidor possa usá-las para outros fins, como armazenar outros itens ou até alimentos em sua casa. Outra opção são embalagens retornáveis, em que o cliente leve de volta para a próxima compra, dessa forma, ela continua tendo uso para o delivery na sua operação.


 
Dica 4: Embalagens dos produtos que chegam até você, no restaurante

Quando falamos das embalagens primárias, que são as externas, e a secundárias, que são as que embalam o produto, temos normalmente muita caixa, plástico e madeira, ou seja, um futuro “lixo” entrando no restaurante. Essas embalagens são importantes para proteger a integridade dos produtos no fluxo que vem do fornecedor até chegar ao restaurante. A relação com fornecedores menores, regionais, da vizinhança, além de ajudar a economia local, tem propósito. Ao se relacionar com fornecedores atentos a este assunto, mais parceiro e com facilidade logística, podemos ter embalagens retornáveis, que podem ser caixas plásticas, containers, vidros, entre outros. O importante é garantir a qualidade e segurança do produto e ter uma relação de parceria que faça com que o insumo venha sempre do mesmo fornecedor. Além de diminuir o lixo e o desperdício, provavelmente teremos um custo mais baixo por não ter embalagem e, até mesmo, um custo logístico menor de entrega.


 
Dica 5: Lidando com o lixo produzido em seu restaurante

Resíduos de sobras de pratos e preparações, provenientes da limpeza de alimentos, entre outros, se tratados dentro do restaurante, não só diminuirão o lixo e o desperdício, como podem se tornar fonte de produtividade para outras matérias-primas. Hoje temos estrutura para compostagem em tamanhos adequados a serem instalados em um restaurante. Além de eliminar o lixo, os resíduos já compostados se transformam em matérias-primas excelentes para hortas, onde podemos plantar ervas, frutas e legumes que serão utilizados na produção do restaurante. A criação de hortas e a produção de produtos que normalmente seriam comprados de algum fornecedor ou produtor é uma ação que está na moda. Os ganhos são inúmeros ao fazer isso dentro do restaurante: decoram, trazem uma percepção e ambientação floral muito agradável ao ambiente e aumentam a satisfação do cliente. Além de economizar dinheiro com a compra dos insumos, o frescor, o aroma e o sabor dos alimentos será ainda maior. Também existem locais especializados em coleta e compostagem de lixo orgânico, se não puder ter uma estrutura própria para isso. Com essas ações, ganha o dono do restaurante eliminando espaço de estoque, ganha o cliente que terá um prato mais saboroso, e ganha o planeta com a diminuição do lixo.


 
Dica 6: Reduzindo o desperdício nos processos

Locais que têm buffet e/ou a montagem da pista fria ou quente para a finalização dos pratos na cozinha precisam planejar a quantidade a ficar disposta, a partir do volume de venda, do horário do serviço e do momento do dia. Em um restaurante “por quilo” em uma região de escritórios, na hora do almoço de segunda a sexta-feira, principalmente no início do serviço próximo ao meio-dia, temos um volume intenso de clientes para servir. Tanto a cozinha com os preparos e produtos a serem finalizados para irem ao buffet, quanto o próprio buffet devem estar bem abastecidos. Quando o tempo passa e chegamos ao fim do horário do serviço, a partir das 13h30/14h, não faz mais sentido manter utensílios de serviço grandes e cheios. Nessa hora, diminuir o tamanho, a altura e a quantidade de alimentos expostos, sem perder a beleza na apresentação, é fundamental para não correr o risco de desperdiçar os alimentos expostos.


Dica 7: Reduzindo o desperdício em equipe!

Consumimos outros tipos de materiais no escritório, como papel, canetas, tinta de impressora, etiquetas, caixas para armazenar documentos, entre outros materiais. Ao digitalizar os processos do escritório e eliminar o papel, o que sobrar servirá para a comunicação interna, para imprimir documentos, boletos e avisos. E por falar em papel, o usamos muito também na operação. No salão, no cardápio impresso, para tirar o pedido do cliente, na cozinha para imprimir o pedido a ser executado, no caixa para imprimir a conta, entre outros. No entanto, o mundo digital já nos ensinou que podemos viver sem isso a partir de equipamentos que gerem informação sem a sua necessidade. O próprio celular é um equipamento que me permite ver o cardápio, tirar o pedido, receber e pagar a conta. Há também totens que facilitam a interatividade para fazer o pedido e pagar a conta em um só lugar. Na cozinha, podemos ter monitores de gestão dos pedidos que, além de eliminarem o papel, gerenciam os produtos a serem executados em locais distintos da cozinha, as praças, até a junção e montagem final do prato.


 
Dica 8: Engajamento do time

Uma equipe envolvida, que entenda que a empresa é mais do que um emprego e tenha comprometimento, propósito, atitude e conscientização social, será fundamental para que tudo isso que falamos até aqui aconteça. A cultura é implantada pelo exemplo, pela atitude, pela união e busca por um propósito comum em que todos acreditem. Vemos muitas pessoas e empresas escolherem e serem escolhidas não só pelas atividades, experiências e valores financeiros, mas por outras ações intrínsecas. Tendo um time conciso que acredite, se responsabilize e se orgulhe por todas as ações implantadas para reduzir o desperdício, é possível transformar o seu mundo interno, que é o restaurante, em um mundo melhor para todos. Essa conquista tanto financeira quanto social, em uma empresa com uma cultura voltada às pessoas e ao mundo, não será apenas do dono e sim de todo o time.


A versão na íntegra da cartilha está disponível em www.galunion.com.br.

 


Posts mais acessados