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terça-feira, 27 de novembro de 2018

Por que ter uma página nas redes socias é importante para o seu negócio?


 
Quando uma empresa cria uma página nas redes sociais, pressupõe-se que tenha o objetivo principal de manter um canal aberto e direto com o cliente. Por se tratar de uma excelente ferramenta para medir a relevância de sua empresa na sociedade, as redes sociais servem como termômetro para você entender o que o seu cliente pensa e deseja da sua marca, se o seu produto está ou não agradando.

A maioria dos comentários ou mensagens deve ser usada para facilitar o entendimento e atendimento ao cliente. Se esse canal, for bem trabalhado, rapidamente vai fidelizar e captar novos clientes, mas isso só vai acontecer se a empresa aprender a ouvir e entender o desejo do público.

Como conquistar fãs?

Estar nas redes socias não significa somente abrir uma conta. É preciso que haja interação com os fãs por meio da produção de um conteúdo de qualidade e de interesse do seguidor, sem nunca deixar de lado um bom trabalho de relacionamento com o consumidor. Usuários que recebem atenção e uma “prestação de serviços” certamente irão se tornar fãs da sua marca e vão influenciar positivamente outras pessoas, tornando-se porta-vozes do seu negócio, além de transformar a sua marca em referência para assuntos do seu setor.

De acordo com dados da Fundação Getúlio Vargas, o Brasil tem mais smartphones ativos do que pessoas, são 220 milhões de celulares em funcionamento no país contra 207,6 milhões de habitantes (dados do IBGE). Por esses dados, podemos concluir que com o uso dos dispositivos móveis, como smartphones e tablets, cada vez mais difundidos, as empresas têm em mãos um vasto campo para explorar e as redes sociais é o campo escolhido para se jogar essa partida.  Entre as cinco principais redes sociais do mundo estão o Facebook com mais de 2 milhões de inscritos, seguido pelo You Tube e WhatsApp com 1,5 milhão cada, Facebook Messenger com 1,3 milhão e o Instagram com Um Milhão de usuários. Trata-se de um imenso universo para fidelizar e conquistar novos fãs. Estar presente nas redes sociais é estar a um click do cliente.

Em comunicação digital é preciso se aproximar dos seguidores, entender o que eles querem e oferecer isso. Mas é preciso ter em mente que esse não é um trabalho fácil, que não é qualquer pessoa que pode cuidar da imagem da sua marca ou produto nas redes sociais. Por ser um trabalho que exige atenção, dedicação, seleção criteriosa dos materiais que serão publicados e da linguagem que será empregada, a pessoa responsável por sua rede social também deve ser capacitada para desenvolver essa atividade.

Existem inúmeros meios e estratégias de marketing para atingir o seu público alvo. Uma página desatualizada, com um conteúdo ruim ou com erros de língua portuguesa, por exemplo, irá depor contra a imagem da sua marca. Um cliente que não recebe um feedback rápido e apropriado não se sentirá acolhido e irá procurar uma outra empresa que o satisfaça ou o atenda de maneira eficaz.

Oferecer um conteúdo de valor, informativo, relevante e útil, fazer uso das ferramentas de anúncio das próprias redes sociais, ter o apoio de clientes antigos por meio de depoimentos, criar ofertas específicas para os seus seguidores, ter planejamento, periodicidade e sistemática; apostar em parcerias com blogueiros ou produtores de eventos, atender imediatamente ao consumidor - tanto aquele que está satisfeito, mas principalmente aquele que demonstra qualquer insatisfação -, são ações que podem ser cruciais para fidelizar ou perder vários clientes em potencial.

Criar uma presença digital de qualidade pode parecer simples, mas o ideal é consultar um profissional ou agência que tenha qualificação. A ideia é engajar o público ao ponto de ele fazer propaganda gratuita para a sua empresa. Isso só irá acontecer com um trabalho bem alinhado aos objetivos a serem alcançados, e com o emprego de métricas e estatísticas para mídias sociais. Em um mundo altamente conectado, usar as mídias sociais para ficar próximo ao público é fundamental para qualquer negócio.








Adriana Vasconcellos Soares - formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes e Pós-graduada em Comunicação Organizacional e Relações Públicas pela Faculdade Cásper Líbero. Com 18 anos de experiência em assessoria de imprensa e no desenvolvimento de estratégias para divulgar empresas, produtos, e serviços em geral, além de gestão de redes sociais já atuou em algumas das principais agências de comunicação de São Paulo atendendo diversos clientes em vários segmentos. Desde 2012 é sócia da Six Bureau de Comunicação. 
 

Cautela com cartão de crédito é chave para um ano novo sem stress


              Com as festas de fim de ano se aproximando, o trabalhador brasileiro se depara com uma de suas maiores felicidades: o 13º salário. Com ele, chegam também muitos gastos que, às vezes, são inevitáveis: confraternizações com a galera do trabalho, amigos secretos, a ceia natalina, presentes para os familiares e viagens para curtir o réveillon. Todos nós queremos curtir a virada de ano, mimar nossos filhos com as maiores novidades do mercado e tomar aquela cervejinha na festa do colega, e o parcelamento destes custos no cartão de crédito pode parecer uma grande solução a curto prazo. Há, porém, a necessidade de tomar muito cuidado. É preciso lembrar que comemorações no final do ano são sempre sucedidas por ocasiões menos festivas, como o pagamento do IPVA, IPTU, matrícula escolar e muitos outros. 

Não há nada pior do que já começar o ano endividado. E o cartão de crédito, logo ele que por tantas vezes é um forte aliado, pode se virar contra nós. Pequenas e suaves parcelas rapidamente se tornam uma grande, incontrolável dívida. Então, a palavra-chave é a cautela. Mantenha suas responsabilidades financeiras em mente. Se necessário, coloque-as na ponta do lápis. Lembre-se que duzentos reais gastos agora podem significar uma quantia que fará falta em 2019. Mais que isso: pense que uma dívida acumulada no início do ano tende apenas a crescer e criar proporções catastróficas ao longo dos 12 meses. Então, o foco do planejamento deve ser passar o ano zerado em termos de dívidas. 

O que fazer, então, com o 13º salário? Primeiramente, pense em quitar quaisquer dívidas pendentes. Depois, se certifique que você consegue cumprir com os gastos já descritos aqui: IPVA, IPTU, etc. Tente, se possível, guardar algo extra, por menor que seja, para dias mais complicados de 2019. E, só então, comece a usufruir dele para viagens, presentes e comemorações. Evite, porém, parcelas muito longas. Será que vale a pena pagar o divertimento de dezembro até outubro do ano que vem? 

Ter o pé no chão no fim de ano é, sim, complicado. Afinal, são muitas as oportunidades para satisfações pessoais. É importante, então, lembrar que a passagem do 31 de dezembro para o 1º do janeiro é apenas mais um dia. O sentimento de renovação é prazeroso, mas permanece dentro de você. Suas dívidas e responsabilidades financeiras não desaparecem junto com os fogos e nem te deixam de lado para pular ondinhas. Comemore o fim de 2018, suas conquistas e realizações, sim, mas lembrando sempre que 2019 trará outros 365 dias.       





               
Dora Ramos - contadora, orientadora financeira e diretora responsável pela Fharos Contabilidade & Gestão Empresarial.



O seu dinheiro trabalhando para você


Sempre é bem vindo um dinheirinho sobrando para respirar tranquilo em situações de emergência, ou até mesmo para conquistar algo tão sonhado. E você já deve ter se dado conta que apenas trabalhando, fica difícil de conquistar isso. Na verdade, o que todos você precisa é aprender a ser um bom investidor.

Veja no infográfico preparado pelo Juros Baixos, os modos para se conseguir a tão desejada independência financeira.




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