Curitiba foi a primeira cidade a contar com a lombada
eletrônica. Em sete anos, a capital paranaense reduziu em 40% o número de
acidentes
Foto: Arquivo Perkons
O equipamento número 1 continua
em pleno funcionamento em Curitiba
A velocidade é a maior causa de
acidentes de trânsito e, portanto, conter os apressadinhos é uma tarefa que
precisa ser realizada em conjunto com órgãos de trânsito e campanhas de
conscientização. Somada a isto, a tecnologia reforça aos motoristas a necessidade
de manter o ponteiro do velocímetro dentro do permitido nas vias.
No dia 20 de agosto de 1992, a
primeira lombada
eletrônica do mundo foi instalada na cidade de Curitiba
(PR). Inventada pela Perkons, ela trouxe um novo conceito para promover a
redução da velocidade de forma menos abrupta do que com uma lombada física. O
primeiro equipamento foi instalado na Rua Francisco Derosso, em frente a uma
escola, no bairro Xaxim. Esta já era uma das vias mais movimentadas do bairro,
e a lombada permanece lá, até os dias de hoje, ajudando a salvar vidas.
Ao longo de quase três décadas e
atualmente utilizada em larga escala no Brasil e no mundo, a lombada eletrônica
colabora para resultados importantes no trânsito. Segundo pesquisa realizada
pelo Instituto
Brasileiro de Mercado de Capitais (Ibmec-Rio), cada um
desses dispositivos evitam cerca de três mortes e 34 acidentes por ano. “Passam
pelos nossos equipamentos mais de 4 bilhões e meio de veículos todos os anos. O
índice de respeito à velocidade nos trechos fiscalizados é de 99,93%. Isso é
motivo de muito orgulho para a Perkons, que desde a invenção da lombada
eletrônica contribui para a segurança no trânsito e para a redução dos
acidentes”, relata Luiz Gustavo Campos, diretor da empresa.
Reconhecimento ao vanguardismo
A invenção da lombada eletrônica
rendeu premiações à Perkons, como
o Prêmio Destaque Indústria, realizado pela Federação das Indústrias do Estado
do Paraná (FIEP), em 1994, pela criação e desenvolvimento tecnológico do
dispositivo. No mesmo ano, a criação também foi premiada no VIII Prêmio Volvo
de Segurança no Trânsito. Ela também ganhou destaque no livro 101 Inovações
Brasileiras, que tem o objetivo de valorizar a criatividade e o
empreendedorismo nacional.
Além dos prêmios, os números também
certificam a revolução que a lombada eletrônica causou nas vias e ruas. De
acordo com o Detran-PR, sete anos após o início da utilização do
equipamento, Curitiba teve uma redução
de 40% no número de acidentes de trânsito.
“Ser reconhecida, desde os primórdios,
por promover inovação e segurança no trânsito é uma grande honra. A cada ano
que passa o resultado do nosso trabalho mostra que nos mantemos no caminho
certo, e também nos desafiam a aperfeiçoar nossas tecnologias e
serviços”, afirma Campos.
Sempre de olho no futuro
Os aparelhos de fiscalização
eletrônica de trânsito estão cada vez mais modernos e registram muitas
situações além do excesso de velocidade, tais como: avanço de sinal vermelho,
parada sobre a faixa de pedestres, conversão ou retorno em locais proibidos,
transitar no acostamento ou contramão, ultrapassagem em local proibido, e
transitar em locais e horários não permitidos ou em pistas de circulação
exclusiva.
Também
monitoram múltiplas faixas e podem ser instalados em diferentes configurações:
com ou sem display, em postes ou outras estruturas pré-existentes. As câmeras
são de altíssima resolução para capturar imagens cada vez mais nítidas, sendo
ideais para o monitoramento e registro automático de infrações em rodovias,
trechos expressos, vias arteriais, coletoras e locais.