Empresas brasileiras com cultura de startup
saem na frente na preferência da nova geração
Jovens desejam treinamentos como programas de
formação, workshops de filosofia e valorização da diversidade atraem talentos
Pesquisa da Deloitte
publicada na última terça-feira, 15, com mais de 10 mil pessoas em 36 países
revelou que as gerações millenium e Z - nascidos de 1980 a 2010 - sentem-se
despreparadas para as mudanças da Indústria 4.0 e querem que os negócios os
ajudem a desenvolver as habilidades necessárias para o sucesso. Apenas 36% dos
millennials, e 42% da geração Z, relataram que seus colaboradores os ajudavam a
entender e se preparar para as mudanças associadas à essa nova revolução
industrial.
Outro ponto importante
abordado pelos jovens é a busca por orientação muito mais ampla do que o
conhecimento técnico. Os jovens profissionais buscam especialmente ajudar na
construção de habilidades mais flexíveis, como confiança, habilidades
interpessoais e - particularmente para a Geração Z - aptidão ética/
integridade.
No Brasil, empresas com
cultura de startup já têm essa percepção e inovaram na forma de atrair e reter
os talentos dessa geração. A FCamara, consultoria que desenvolve soluções
tecnológicas para plataformas e e-commerces, com mais de 400 consultores,
desenvolve entre seus colaboradores, de forma contínua, workshops que visam
criar uma rede de conhecimento compartilhada. Com temas que variam entre
conhecimentos técnicos da área de tecnologia e aspectos filosóficos aplicados
ao mundo dos negócios, os encontros promovem a troca de ideias e informações
que são usadas no dia a dia do trabalho e que ajudam no repertório criativo
desses profissionais
"Além dos workshops, que
oferecemos para todos os colaboradores com foco principal em liderança,
filosofia e gestão, nós temos um culture code que dá diretrizes modernas e
liberais, inspiradas nas empresas do Vale do Silício, no qual incentivamos a
auto responsabilização e execução de ideias para o desenvolvimento de
inovações. Temos também um importante programa de formação no qual selecionamos
e preparamos profissionais que se tornam referência na área no mercado. Temos o
compromisso de ter esses profissionais em nossa empresa pelo mínimo de 2 anos,
pois acreditamos que esse tempo é um investimento positivo para os dois lados -
a empresa que conta com a excelência do trabalho do candidato treinado e o
profissional que sabe que está inserido em um ambiente onde suas ideias serão
ouvidas e que ele encontra boas oportunidades de crescimento e
desenvolvimento", explica Fábio Camara, CEO da empresa.
Programa de Formação
Outro grande atrativo da
empresa é o Programa de Formação. Por meio dele, novos talentos são
selecionados para participar de um estágio remunerado de 3 meses, no qual são
inseridos em projetos reais e solucionam desafios semelhantes ao que
encontrariam na rotina de trabalho da empresa. Os trainess recebem treinamentos
e orientações por meio de coaching filosófico ministrado por consultores da
empresa e pelo próprio CEO. Os que finalizam o programa e se destacam são
convidados a integrarem a equipe, sendo contratados efetivamente. Só no último
semestre, mais de 1.000 jovens se inscreveram para o programa e cerca de 50
foram contratados.
"Queremos treinar esses
jovens talentos para formar times de sucesso. Na FCamara valorizamos a
diversidade e trabalhamos de forma horizontal, incentivando as pessoas a
crescerem pessoalmente e profissionalmente", explica. A empresa também
conta com uma Venture Builder, que é uma organização interna para construção de
startups com seus próprios recursos, dando oportunidades para profissionais que
tenham uma boa ideia de negócio e vontade de empreender fazê-lo em parceria com
a empresa.
FCamara