Principal evento de moda GG do país foi
realizado no
Centro de Convenções Frei Caneca
O Centro de Convenções Frei Caneca
recebeu, no dia 08 de
abril (domingo), o Fashion
Weekend Plus Size- FWPS principal evento de moda GG e maior
evento de negócios do setor que reuniu desfiles de marcas plus size, palestras
para lojistas e salão de negócios.
Silvia Neves, modelo convidada para estrelar o editorial do FWPS Inverno 18 // Foto:Katia Ricomini
A
17ª edição do FWP teve
o patrocínio do Shopping Frei Caneca e recebeu com 1.200 convidados que puderam
conferir desfiles de grifes especializadas no setor plus size apresentando coleções
para o inverno 2018.
Confira algumas
informações sobre as grifes que participaram do evento:
Realist Plus – A grife de José Bonifácio/SP participou pela primeira vez do Fashion Weekend Plus Size, com
uma elegante coleção, com recortes modernos que valorizam a silhueta plus size.
A marca é uma das grandes fornecedoras de lojas multimarcas de todo o Brasil.
Look da Realist
Plus, em desfile do FWPS inverno 18/ Foto: Kátia Ricomini
Maria Abacaxita – Marca fun size
carioca, do manequim 40 ao 60, trouxe para a passarela do Fashion Weekend Plus Size a coleção Pretty Woman, com um toque retrô, com muitos looks em alfaiataria. Destaque para
os clássicos xadrez e poá, para garotas delicadas, doces e que não dispensam um
toque de sensualidade em suas produções.
Look da Maria Abacaxita, em desfile do FWPS inverno 18/ Foto:
Kátia Ricomini
Elvira Matilde – A marca mineira segue
há anos um conceito bem democrático fazendo roupas no conceito “all size”, ou
seja, para todos os tamanhos, do PP ao plus size. O
destaque da marca foram as estampas exclusivas, lúdicas em modelagens leves e
confortáveis. A coleção inverno 2018 Noite e Dia levou vestidos,
camisetas e macacões com o jeitinho inconfundível de Elvira Matilde.
Look da Elvira Matilde em desfile do FWPS inverno 18/ Foto:
Kátia Ricomini
Pernambucanas – A rede de varejo Pernambucanas é líder do
segmento em moda plus size. Em suas lojas, produtos plus size obtém posição de
destaque e a empresa está em constante investimento no desenvolvimento de
modelos modernos, jovens e acessíveis para as mulheres que usam a partir do
manequim 46.
Look da Pernambucas, em desfile do FWPS inverno 18/ Foto: Kátia
Ricomini
Mirasul – A grife de Sarandi (RS) tem mais de 40 anos de existência e tem
tecelagem e estamparia própria, o que garante a fabricação de um produto
exclusivo, com qualidade diferenciada do fio ao acabamento final. Também é uma
marca com conceito all size.
Look da Mirasul, em desfile do FWPS inverno 18/ Foto: Kátia
Ricomini
Le Patye – Da Zona Norte de São
Paulo para a passarela do Fashion
Weekend Plus Size.
Look da Le Patye, em desfile do FWPS inverno 18/ Foto: Kátia
Ricomini
Geração Plus – A paulistana Geração Plus fez seu lançamento
no Fashion Weekend Plus Size
com a coleção de bodies.
Look da Geração Plus, em desfile do FWPS inverno 18/ Foto:
Kátia Ricomini
Fajos – A marca Fajos integra o coletivo de
grifes plus size do Shopping Via Direta, de Americana/SP. Com quase três
décadas de atuação na área, a marca segue o conceito all size, com roupas para
magras e gordas contemporâneas.
Look da Fajos, em desfile do FWPS inverno 18/ Foto: Kátia Ricomini
Arruaça – Também compõe o time de
grifes do Shopping Atacadista Via Direta, de AMERICANA/SP. Em atuação desde
1997, produz roupas com o mesmo sistema democrático de tamanhos, para magras
até o manequim G7.
Look da Arruaça, em desfile do FWPS inverno 18/ Foto: Kátia
Ricomini
Astutti – É a terceira do Grupo de
grifes do Via Direta. Uma marca jovem, no mercado desde 2012, com conceito “all
size”. Entrou na passarela com looks jovens e modernos.
Look da Astutti, em desfile do FWPS inverno 18/ Foto: Kátia
Ricomini
Vislumbre – De Guaporé/RS, a Vislumbre firmou-se como uma
das mais importantes marcas de lingerie plus size no Brasil. Foi percussora na
produção de modelos antes banidos para mulheres gordas, como fio dental,
espartilhos etc. Sua coleção veio delicada e elegante, com destaque para
os tons de nude.
Look da Vislumbre, em desfile do FWPS inverno 18/ Foto: Kátia
Ricomini
La Curvy – Marca fitness 100% plus size que mostra que as gordinhas, quando o
assunto é roupa para se exercitar, merecem muito mais do que legging e
camisetão. A marca aposta em tecidos tecnológicos, que garantem modelos com
alta performance, mas sem perder o estilo. As peças tem shape e cores
diferenciados.
Looks da La Curvy, em desfile do FWPS inverno 18/ Foto: Kátia
Ricomini
Edson Eddel – Estilista de Curitiba/PR, vai apresentou no Fashion Weekend Plus Size uma coleção de noivas inspirada na novela O OUTRO LADO DO PARAÍSO, da Rede Globo. Os destaque serão os vestidos
de noiva dedicados às mulheres anãs, como a personagem Estela, vivido pela
atriz Juliana Caldas.
Look do Edson Eddel, em desfile do FWPS inverno 18/ Foto: Kátia
Ricomini
Bruno Bacck – o paulistano Bruno Bacck, é conhecido por suas coleções de
beachwear sem tamanho máximo, já que vende também sob medida. Para encerrar a
noite de desfiles do Fashion
Weekend Plus Size, Bruno levou a passarela um desfile de bodys
inspirados nas baladas paulistanas.
Look da Realist Plus, em desfile do FWPS inverno 18/ Foto: Kátia
Ricomini
O evento ainda
contou com as palestras: Eu conheço o meu
público? , palestrante: Rafa Coelho& lt; Tendências inverno 2018, palestrante: Isabela Helou; Mulheres maduras e a nova moda Plus Size, palestrante: Dani Rudz.
SOBRE O FASHION WEEKEND PLUS SIZE
Fashion Weekend Plus Size acontece
semestralmente, desde 2010, e reúne salão de negócios e desfiles de
especializados em moda GG, a partir do manequim 44. Na passarela, mais de 80
modelos gordas apresentam looks de 14 marcas.
Dados sobre o setor
Segundo
dados do IEMI – Inteligência de Mercado, no ano de 2017 a moda plus size
cresceu quase 7% comparando com o ano anterior, enquanto o mercado de vestuário
geral cresceu apenas a metade disso.
O mercado plus size, de acordo com a ABRAVEST – Associação Brasileira do
Vestuário, movimenta cerca de R$ 5 bilhões por ano e os dados do IBGE apontam
mais de 100 milhões de brasileiros plus size. De acordo com levantamentos
do Fashion Weekend Plus Size, todo esse mercado
potencial é hoje atendido por menos de 10 mil lojas físicas que revendem moda
plus size e pouco mais de 200 lojas online. Ou seja, um mercado ainda em
ascensão e com grandes oportunidades de investimento e retorno.