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quinta-feira, 5 de abril de 2018

Uso de jogos digitais eleva em 30% o desempenho em matemática em escola pública de SP


Nível de aprovação dos alunos da Estadual Henrique Dumont Vilares evoluiu de 57,6% em 2016 para 84,8% em 2017, um resultado bem acima da média estadual, que ficou em 51,3% no último ano


A Estadual Henrique Dumont Vilares, de São Paulo (SP), registrou um aumento de quase 30% no desempenho de seus alunos em matemática no último ano em comparação com o exercício anterior, segundo o Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp). Um dos principais motivos foi a implantação do sistema de jogos digitais para o ensino da disciplina durante o ano letivo de 2017.

O desempenho dos alunos do 3º ano na disciplina evoluiu de 57,6% em 2016 para 84,8% em 2017, um resultado bem acima da média estadual, que ficou em 51,3%, de acordo com o Saresp. O índice é aplicado pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo por meio de provas de conhecimento, com a finalidade de produzir um diagnóstico da situação da escolaridade básica paulista em Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Redação. Os resultados integram o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo (Idesp), que tem a Dumont Vilares como a primeira colocada.

O sistema de jogos matemáticos da EE Henrique Dumont Vilares foi desenvolvido e fornecido pela startup israelense Matific, especializada em gamificação para o ensino da matemática da educação infantil até o sexto ano. A mesma ferramenta é utilizada atualmente por cerca de 100 mil alunos da rede pública e privada no Brasil, somando mais de 260 colégios.

A plataforma da Matific conta com 1,6 mil jogos pedagógicos alinhados com o currículo escolar de cada região do País. A empresa também disponibiliza cerca de 600 planos de aula para contribuir com a organização da aula, além de relatórios de desempenho dos alunos de forma automática e em tempo real. O programa é online e tem atualizações a cada seis semanas, com acréscimo de jogos e outras funcionalidades.

“Ensinar matemática por meio da gamificação substitui a visão negativa de que a disciplina é chata e difícil. A tecnologia educacional, quando bem aplicada e alinhada ao pedagógico, é uma grande ferramenta para os educadores e, ao mesmo tempo, se aproxima da realidade de uma geração que está acostumada com os sistema digitais”, acrescenta Dennis Szyller, diretor da Matific no Brasil.



Jogos tiram a ideia de que matemática é “chata e difícil”

Segundo uma pesquisa recente com 537 professores do ensino fundamental, feita pela Matific no segundo semestre de 2017, o uso de jogos educacionais para o aprendizado da matemática tira a ideia de que a disciplina é “chata e difícil” e aumenta o envolvimento dos alunos na matéria.

É o que disseram cerca de 90% dos professores consultados pela Matific. De acordo com a sondagem, 64,8% dos entrevistados afirmam que o uso das tecnologias educacionais também reduz a ansiedade dos alunos em relação à matemática.

A pesquisa mostrou ainda que 98,3% dos professores aceitariam usar mais plataformas tecnológicas para complementar o cronograma de aulas, embora 42,3% afirmem não receber treinamento algum do colégio. Porém, apenas 8% dizem ter dificuldade em utilizar sistemas digitais em salas de aula.

 



Matific
https://www.matific.com/bra/pt-br

Os benefícios da mobilidade nos processos de vendas da indústria alimentícia


A mobilidade é uma área muito importante na estratégia de Transformação Digital de uma empresa passando a fazer parte do dia a dia dos profissionais de vendas que perceberam que as novas tecnologias permitem maior visibilidade e controle das atividades em campo. Com as informações coletadas é possível gerar relatórios de insights acionáveis, melhorando a tomada de decisão e a definição de estratégias de vendas e marketing. Na indústria de alimentos não é diferente e se torna ainda mais relevante considerando as peculiaridades deste setor - como o controle de estoque e a data de validade dos alimentos, por exemplo.

Dados da Organização das Nações Unidas - ONU estimam que um terço da produção mundial de alimentos seja perdida ou desperdiçada a cada ano no mundo. Na América Latina o percentual chega perto de 15% e na África a 22%. Nos países destas regiões, as perdas se concentram no início da cadeia alimentar, nas etapas da produção agropecuária, colheita e armazenagem. Falando especificamente do Brasil, o país que tem boas práticas - como as centrais de abastecimento (ceasas) e bancos de alimentos - entre 10% e 30% dos alimentos são desperdiçados desde a colheita até o consumidor, podendo chegar a 40% em alguns casos.

Considerando estes dados, contar com iniciativas que auxiliem na diminuição do desperdício de alimentos se torna de extrema importânciapara o sucesso dos negócios.

Uma melhor gestão da venda dos alimentos é o primeiro passo e a mobilidade corporativa é o caminho a ser seguido. Por meio da mobilidade e de soluções de automação dos processos do ciclo de vendas, os pedidos são realizados em tempo real, fazendo com que a indústria de alimentos tenha um melhor controle do seu estoque e maior produtividade, ampliando o resultado em vendas.

Neste cenário, fica claro o porquê de as previsões da consultoria IDC Brasil para 2018, que apontam um aumento significativo na venda de dispositivos móveis para o mercado corporativo. Estima-se que a demanda será de 3,5 milhões de dispositivos móveis só em 2018, o que representará 6% do volume total de vendas desses aparelhos no Brasil.

Considerando que no Brasil nem todas as localidades possuem internet de qualidade, as soluções que trabalham off-line, atualizando as informações assim que houver acesso a rede ganharão cada vez mais destaque. Além da praticidade, otimização de tempo e redução de custos, as empresas garantem um rico histórico de informações, podendo se preparar com antecedência para atender as demandas de seus clientes - o que é ainda mais relevante para a indústria de alimentos que pode monitorar outras oportunidades de aumento das vendas de um determinado produto de acordo com o período do ano.

É importante avaliar qual solução melhor atende as exigências de cada negócio para melhor gestão e execução perfeita em todas as etapas da cadeia de vendas. Aposte nesta tecnologia e pontencializar os resultados do seu negócio.





Sandra Vaz é Chief of Sales & Marketing da MC1 - multinacional brasileira especializada em inteligência de vendas utilizando soluções de mobilidade corporativa. Presente em mais de 21 países com um portfólio completo para força de vendas e trade marketing suporta cerca de 50 mil usuários e é apontada pelo Gartner como líder na América Latina “Market Guide for Retail Executionand Monitoring Solutions for the Consumer Goods Industry“. Mais informações no site: www.mc1.com.br


Estudo da Câmara Francesa mostra que 36% dos empresários têm planos de contratar novos funcionários em 2018


Pesquisa revela também estimativa de aumento das vendas, crescimento do setor de atuação e retomada da economia 


A Câmara de Comércio França-Brasil (CCIFB-SP) acaba de finalizar estudo exclusivo, em parceria com a Ipsos, sobre a expectativa dos empresários franceses e brasileiros com relação ao cenário econômico para 2018. Cerca de 36% dos entrevistados têm planos para aumentar o quadro de funcionários este ano.

De acordo com a pesquisa, 47% dos empresários acreditam na retomada da economia, 42% no aumento das vendas da organização e 40% no crescimento do setor de atuação no mercado nacional.  “Trata-se de um ano importante paras empresas que estão confiantes de que 2018 será um ano melhor que 2017”, afirma Thierry Fournier, presidente da CCIFB-SP.

Outro dado relevante é que o mercado brasileiro continua entre o TOP 10 das multinacionais entrevistadas, e tende a ganhar em relevância no ranking dos países latino-americanos. “No geral, para essas companhias, o balanço de 2017 já foi melhor que o de 2016, e a expectativa é que a importância aumente em 2018”, sinaliza Fourinier. “Cerca de 29% dos entrevistados disseram que a relevância do Brasil vai aumentar”, conclui.

A Ipsos é uma empresa independente global na área de pesquisa de mercado presente em 88 países. A companhia tem mais de 5 mil clientes e ocupa a terceira posição na indústria de pesquisa. Maior empresa de pesquisa eleitoral do mundo, a Ipsos atua ainda nas áreas de publicidade, fidelização de clientes, marketing, mídia, opinião pública e coleta de dados. Os pesquisadores da Ipsos avaliam o potencial do mercado e interpretam as tendências.



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